SAIBA COMO PREPARAR UMA DELICIOSA TAPIOCA COLORIDA

Por Inter TV Costa Branca

 

Tapiocas coloridas com corantes naturais — Foto: DivulgaçãoTapiocas coloridas com corantes naturais — Foto: Divulgação

Feita a partir da mandioca ou macaxeira, a tapioca é um dos alimentos mais tradicionais no Nordeste brasileiro. Está presente na mesa de muitos, do café da manhã até a hora do jantar.

A receita é simples e a massa que se junta no fogo, pode ser recheada com inúmero preparos.

Para incrementar a receita o gastrólogo Alexandre Dantas mostrou no Inter TV Rural deste domingo (29), que é possível misturar a massa da tapioca com alimentos que possuem corantes naturais, como beterraba, a cenoura e a couve. O resultado é uma tapioca colorida, que além de bonita, ainda fica nutritiva e saborosa.

Ingredientes

  • 600 g ou 7 xícaras de chá bem cheias de fécula de mandioca ou goma de tapioca
  • 360 ml ou aproximadamente 2 e ½ xícaras de água
  • Sal a gosto

Para colorir a tapiocas

  • 150g de cenoura ou uma cenoura pequena
  • 150g de beterraba ou uma beterraba pequena
  • 1 folha de couve grande ou 2 folhas pequenas

Recheios (sugestão)

  • Queijo coalho assado
  • Ovo frito
  • Frango desfiado cremoso

Modo de preparar

A goma que iremos utilizar é a não hidratada.

O primeiro passo é fazer o extrato dos vegetais para misturar à goma. Usando um liquidificador, vamos colocar um de cada vez. A cenoura deve ser cortada e vamos utilizar cerca de 1/3 da água descrita na receita (cerca de 120 ml) e vamos bater até que a cenoura seja triturada. Na sequência, vamos passar esse líquido em uma peneira, para retirar os pedaços e extrair apenas o líquido. É importante não pressionar muito a mistura na peneira, para não passar nenhum pedaço, mesmo que pequeno.

O processo deve ser repetido com os demais vegetais (beterraba e couve). Quando os três extratos estiverem prontos, vamos separar a goma em três partes iguais, e colocar cada parte em três recipientes diferentes.

Vamos colocar sal nessa goma, depois de misturar, vamos molhar a goma com esse extrato, aos poucos. À medida que formos misturando, vamos sentindo se é necessários adicionar mais líquido.

A massa começa a formar grumos, e é necessário ir desfazendo esses grumos com os dedos, e continuar mexendo, adicionando mais líquido até que ela fique em um ponto em que esteja úmida, porém ainda solta. Para testar o ponto, colocamos um pouco da massa na mão e apertamos. Se ela ficar unida, mas quando soltarmos ela se desfizer com facilidade, é sinal que está no ponto certo.

Vamos repetir esse processo com as outras partes da massa e com os outros extratos. Depois que tivemos as três massas coloridas e já no ponto, vamos peneirá-las, separadamente, para que a massa fique bem fininha e lisa. Se ficar alguns grumos na peneira, vamos descartar.

Depois que as três massas estiverem prontas, vamos começar o preparo da tapioca. Uma dica importante é cobrir os recipientes onde estão as massas, para que elas mantenham a umidade não ressequem.

Vamos colocar metade da massa na frigideira, espalhar por todo fundo. É importante não deixar a espessura nem muito fina e nem muito alta e também não devemos pressionar demais a massa. Depois disso é que ligamos o fogo em um nível baixo. Deixamos no fogo até que a gente perceba que a parte de baixo está assada. Quando isso acontecer, vamos virar, deixamos cerca de 30 segundos e já estará pronta. Vamos repetir esse processo com todas as outras massas.

Depois que as massas estiverem prontas, vamos rechear da forma desejada. Nessa receita recheamos a tapioca de cenoura com ovo, a de couve com queijo e a de beterraba com o frango cremoso. Também podemos finalizar a tapioca com manteiga e servir.

Deixe uma resposta