SAIBA COMO PREPARAR UMA DELICIOSA SALADA  CAIPIRA COM PRODUTOS REGIONAIS DO RN

Por Inter TV Costa Branca

 

Salada caipira conta com ovos caipiras, castanhas e queijo coalho — Foto: Inter TV Costa BrancaSalada caipira conta com ovos caipiras, castanhas e queijo coalho — Foto: Inter TV Costa Branca

Geralmente leves e fáceis de preparar, as saladas podem acompanhar um bom almoço ou ainda serem servidas sozinhas como uma refeição.

No Intertv Rural deste domingo (20) o gastrólogo Alexandre Dantas ensinou a preparar uma salada composta por vegetais e outros ingredientes, que recebeu o nome de ‘salada caipira’.

Nesse prato, a ênfase, além dos vegetais, está nos ingredientes regionais. Ela é chamada de salada caipira porque leva alguns itens que tem essa denominação, como o ovo de galinha caipira e também a castanha de caju assada que, em algumas regiões é chamada de castanha caipira.

Ingredientes

  • Folhas de alface variadas na quantidade equivalente a um pé de alface de tamanho grande
  • 100 g de tomate ou aproximadamente 15 tomates-cereja ou 2 tomates convencionais
  • 100 g ou 1 cenoura pequena ralada
  • 50 g ou o equivalente a ½ xícara de chá de castanha de caju
  • 100 g ou o equivalente a 1 xícara de chá de queijo coalho cortado em cubos
  • 3 ovos de galinha caipira

Molho

  • Suco de 2 laranjas
  • Suco de 1 limão
  • Cheiro verde (coentro e cebolinha), sal e pimenta do reino a gosto
  • ½ cebola roxa pequena cortada em fatias bem finas
  • 40 ml ou 4 colheres de sopa de azeite
  • 10 ml ou 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Como os vegetais são consumidos crus, a orientação é redobrar a atenção na hora de lavar, para consumir um alimento seguro.

O queijo coalho também deve ser mantido na geladeira e colocado na salada apenas na hora de montar e servir.

Os ovos de galinha caipira devem ser cozinhados e reservados.

Começamos o preparo pelo molho. Em um recipiente, são adicionados o suco de laranja, o de limão, azeite, mel, pimenta do reino, sal, cheiro verde e a cebola roxa. Deve-se misturar bem e deixar o molho na geladeira para que os sabores se misturem.

Em seguida, é importante escolher um prato grande e raso para montar a salada. O prato começa a ser montado com uma camada de folhas de alface rasgadas grosseiramente com as mãos. Para essa receita são utilizadas 3 variedades diferentes (2 tipos crespos e um liso).

Depois de dispor as folhas cobrindo toda base do prato, vai a cenoura ralada, espalhada sobre as folhas de alface. Na sequência, são colocados os tomates-cereja. Nessa receita, foram utilizados tomates cortados ao meio e outros inteiros.

Na sequência, são colocados ovos cozidos partidos ao meio. A organização dos ingredientes na montagem vai de acordo com o gosto.

O próximo passo é espalhar os cubos de queijo coalho. Em seguida, vão as castanha de caju. Algumas castanhas foram picadas e outras ficam inteiras.

Após esse último passo, a salada estará pronta. Quem preferir pode regar o molho por cima de toda salada ou ainda servir o molho ao lado e cada pessoa coloca a quantidade que preferir.

Deixe uma resposta