Salada caipira conta com produtos regionais do RN; veja receita
Prato leva ovos caipiras, castanha, queijo coalho, entre outros produtos.
Por Inter TV Costa Branca
Salada caipira conta com ovos caipiras, castanhas e queijo coalho — Foto: Inter TV Costa Branca
Geralmente leves e fáceis de preparar, as saladas podem acompanhar um bom almoço ou ainda serem servidas sozinhas como uma refeição.
No Intertv Rural deste domingo (20) o gastrólogo Alexandre Dantas ensinou a preparar uma salada composta por vegetais e outros ingredientes, que recebeu o nome de ‘salada caipira’.
Nesse prato, a ênfase, além dos vegetais, está nos ingredientes regionais. Ela é chamada de salada caipira porque leva alguns itens que tem essa denominação, como o ovo de galinha caipira e também a castanha de caju assada que, em algumas regiões é chamada de castanha caipira.
Ingredientes
- Folhas de alface variadas na quantidade equivalente a um pé de alface de tamanho grande
- 100 g de tomate ou aproximadamente 15 tomates-cereja ou 2 tomates convencionais
- 100 g ou 1 cenoura pequena ralada
- 50 g ou o equivalente a ½ xícara de chá de castanha de caju
- 100 g ou o equivalente a 1 xícara de chá de queijo coalho cortado em cubos
- 3 ovos de galinha caipira
Molho
- Suco de 2 laranjas
- Suco de 1 limão
- Cheiro verde (coentro e cebolinha), sal e pimenta do reino a gosto
- ½ cebola roxa pequena cortada em fatias bem finas
- 40 ml ou 4 colheres de sopa de azeite
- 10 ml ou 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo
Como os vegetais são consumidos crus, a orientação é redobrar a atenção na hora de lavar, para consumir um alimento seguro.
O queijo coalho também deve ser mantido na geladeira e colocado na salada apenas na hora de montar e servir.
Os ovos de galinha caipira devem ser cozinhados e reservados.
Começamos o preparo pelo molho. Em um recipiente, são adicionados o suco de laranja, o de limão, azeite, mel, pimenta do reino, sal, cheiro verde e a cebola roxa. Deve-se misturar bem e deixar o molho na geladeira para que os sabores se misturem.
Em seguida, é importante escolher um prato grande e raso para montar a salada. O prato começa a ser montado com uma camada de folhas de alface rasgadas grosseiramente com as mãos. Para essa receita são utilizadas 3 variedades diferentes (2 tipos crespos e um liso).
Depois de dispor as folhas cobrindo toda base do prato, vai a cenoura ralada, espalhada sobre as folhas de alface. Na sequência, são colocados os tomates-cereja. Nessa receita, foram utilizados tomates cortados ao meio e outros inteiros.
Na sequência, são colocados ovos cozidos partidos ao meio. A organização dos ingredientes na montagem vai de acordo com o gosto.
O próximo passo é espalhar os cubos de queijo coalho. Em seguida, vão as castanha de caju. Algumas castanhas foram picadas e outras ficam inteiras.
Após esse último passo, a salada estará pronta. Quem preferir pode regar o molho por cima de toda salada ou ainda servir o molho ao lado e cada pessoa coloca a quantidade que preferir.