SAIBA COM PREPARAR UMA PIZZA TÍPICA ITALIANO COM UMA PEGADA NORDESTINA

Por g1 RN

 

Pizza com massa de tapioca — Foto: DivulgaçãoPizza com massa de tapioca — Foto: Divulgação

Nesse domingo (6), o Inter TV Rural apresentou uma receita de um prato típico italiano, a pizza, com uma pegada nordestina.

O toque regional começa pela massa preparada com goma de tapioca. No recheio, uma carne de sol desfiada e o queijo coalho ralado.

Além de saborosa, a pizza é simples de fazer, já que não vai ao forno. O preparo é feito usando apenas uma panela e é assada apenas na chama do fogão.

Ingredientes

Massa

  • 4 ovos
  • 150g ou aproximadamente 8 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio

  • 200 g de carne de sol dessalgada, desfiada e refogada
  • 250 g de molho de tomate
  • 100 g de queijo coalho ralado grosseiramente
  • 300 g de queijo muçarela
  • 1 tomate grande maduro cortado em rodelas finas
  • Manjericão, orégano, cebola roxa e azeite a gosto

Modo de preparo

Começamos preparando a massa. Em um recipiente colocamos os ovos e vamos bater com a ajuda de um garfo, misturando levemente até homogeneizar por cerca de 1 minuto. Depois, entramos coma goma e continuamos misturando. Quando os dois ingredientes estiverem bem incorporados, vamos temperar a massa com sal e pimenta do reino a gosto.

O próximo passo é pré-assar a massa. Em uma frigideira antiaderente vamos colocar um fio de azeite e levar ao fogo. Vamos colocar metade da massa e esperar que a parte de baixo fique levemente dourada. É importante tampar a frigideira para que a temperatura se mantenha uniforme e a massa asse por igual.

Depois de cerca de 4 minutos, a massa estará assada e começa a formar pequenas bolhas. Se a parte de baixo estiver levemente dourada, vamos desligar a chama do fogão e virar a massa.

Depois de virar a massa, ainda na frigideira, mas com o fogo desligado, vamos começar a montagem da pizza. Primeiro colocamos o molho de tomate cobrindo toda superfície. Após espalhar bem o molho de tomate, vamos forrar toda área da pizza com as fatias de queijo muçarela (quem preferir também pode usar o queijo ralado).

Após a camada de queijo muçarela, vamos espalhar a carne de sol. A quantidade de carne também vai depender do gosto. O ideal é colocar uma camada bem generosa. Por cima da carne, vamos espalhar o queijo coalho ralado e no topo da pizza, vamos colocar as fatias de tomate. Quem preferir pode colocar também algumas fatias de cebola roxa.

Na sequência, ligamos novamente o fogo, tampamos a panela e deixamos o recheio cozinhar. Após quase 5 minutos, podemos tirar a tampa e observar se o queijo já está derretido e a massa dourada nas bordas. Em seguida é só desligar o fogo e finalizar com orégano e algumas folhas de manjericão e a pizza está pronta para servir.

A quantidade de massa preparada nessa receita foi suficiente para fazer duas pizzas na frigideira, mas isso depende do tamanho da panela que será usada para assar a massa. Quem preferir também pode substituir a carne de sol por frango ou calabresa.

Deixe uma resposta