RN SE DESTACA EM PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO DE XADREZ REALIZADO EM NATAL

RN quebra recorde de medalhas no Campeonato Brasileiro de Xadrez

Foto: Divulgação (Irmãos Theo e Enzo)

O Campeonato Brasileiro de Xadrez realizado em Natal premiou ontem (5) todos os campeões do Festival Nacional da Criança e Adolescente, realizado durante a semana no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o evento inédito na região Nordeste, teve como grande destaque a participação do Rio Grande do Norte, que pela primeira vez em 98 anos de história conseguiu um número recorde de medalhas.

A dupla de irmãos potiguares, Theo Magalhães e Enzo Magalhães, do colégio Marista, deram uma grande contribuição, conquistando juntos cinco medalhas para o estado. Theo ganhou ouro e sagrou-se tricampeão brasileiro no ritmo Blitz e conquistou mais duas de prata no Rápido e Clássico (Sub-12), enquanto Enzo levou duas medalhas de bronze no Rápido e Clássico (Sub-16). Quem também brilhou foi Davi Alves, aluno da UFRN, que conquistou três medalhas de prata nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico (Sub-20).

No feminino, Bárbara Beatriz de Macedo também teve grande desempenho ganhando três medalhas de bronze nos três ritmos, pela categoria Sub-20. No Sub-8, destaque para Maria Beatriz de Araújo, do Colégio das Neves, conquistando dois bronzes, além de Larissa de Sena, bronze no Blitz (Sub-10). No total, o RN conquistou 14 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e oito de bronze). Na última edição do Brasileiro, o estado tinha conquistado apenas uma de ouro.

A alta performance dos enxadristas potiguares deve-se ao fato do evento ter sido realizado em Natal, diminuindo as despesas com traslado e hotel. “Os altos custos de viagem e hospedagem impediam que os atletas do Norte e Nordeste disputassem nos campeonatos sediados no Sul do país, e agora com esse evento inédito no Nordeste, conseguimos atrair um número bem maior de participantes de outros estados da região, superando inclusive as nossas expectativas”, explicou o presidente da CBX, Maximo Igor Macedo.

Outros atletas do Nordeste também se destacaram na competição. Pelo naipe feminino, Valentina Magalhães, da Bahia, foi a campeã no Sub-10, enquanto Marina Miranda, do Ceará, ganhou no Sub-20, e Luyse Acioli, de Alagoas, venceu no Sub-16.

A equipe do estado de Santa Catarina foi a grande campeã do evento nacional. Foram 38 medalhas conquistadas (16 de ouro, 14 de prata e oito de bronze). Destaque para Natan Filgueiras, campeão na categoria Sub-20 e Maria Clara Senger, campeã no Sub-18. Por São Paulo, Matias Casalaspro foi o grande campeão pelo Sub-10, além de Gabriela Yumi, que venceu o Absoluto Blitz no Sub-14. Matheus Mendes, de Minas Gerais, venceu no Sub-18.

“Quero agradecer a presença das delegações das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul que sentiram-se muito à vontade, gostaram da cidade e no final fizeram uma bonita festa”, disse o presidente da CBX.

Os melhores ganharam medalhas e troféus, além da classificação para Campeonato Mundial na Georgia-EUA, o Pan-Americano em Montevideo-URU e o Mundial da Juventude na Romênia. A próxima competição da CBX no Nordeste será no mês de dezembro com a realização do Campeonato Brasileiro Absoluto na cidade do Recife-PE

Deixe uma resposta