REFLEXÃO: A MENTE RACIONAL E A CONSCIÊNCIA INTUITIVA

Não é a toa que Eckhart Tolle é um dos mais respeitados pensadores de todos os tempos. Citado por pelo menos 9 de cada 10 estudiosos da mente humana. No texto escolhido para a nossa REFLEXÃO de hoje o extraordinário pensador faz um paralelo entre a mente racional e a consciência humana, mostrando que somos todos Consciência e que a mente racional pode ser muito poderosa, mas está resumida e restrita aos pensamentos e não alcança de longe o que na realidade é a nossa consciência. Convido você a ler o texto completo a seguir, refletir e fazer o seu juízo de valor!

Para além da mente racional

 em 

 

“É muito fácil uma pessoa ficar encarcerada nas suas próprias prisões conceituais.

Na ânsia de conhecer, de entender e controlar, a mente humana confunde as suas opiniões e pontos de vista com a verdade. Afirma: isto é assim.

Teremos de ser mais abrangentes do que o pensamento para percebermos que qualquer interpretação que se tenha sobre a “nossa vida” ou a vida e o comportamento dos outros, qualquer juízo que se faça sobre uma situação não é mais do que um ponto de vista, uma de muitas perspectivas possíveis.

Não passa de um amontoado de pensamentos. A realidade é um todo uno, onde todas as coisas estão entrelaçadas, onde nada existe em si e por si mesmo. Porém, o pensamento fragmenta a realidade, retalha-a em mil e um pedaços conceituais.

A mente racional pode ser um instrumento útil e extraordinário, mas também muito limitativo quando se apodera completamente da vida e o impede de ver que a mente não passa de um aspecto bastante diminuto da consciência que nós somos. ” (Eckhart Tolle – A Voz da Serenidade)

Luz e Paz!!

Fonte: Sabedoria Universal

Deixe uma resposta