REFLEXÃO: A IMPORTÂNCIA DA GRATIDÃO PARA A NOSSA FELICIDADE

Na coluna REFLEXÃO deste sábado temos um texto que trata do tema GRATIDÃO. A importância desse sentimento na nossa vida para a felicidade e a realização pessoal. Leia esse belíssimo texto de autoria de Flora Vitória e reflita sobre o assunto!

GRATIDÃO: A importância dessa força para a felicidade

No post anterior, falamos sobre a importância das forças de caráter. Mas, o que não comentamos é que algumas forças contribuem mais para o nosso bem-estar e satisfação com a vida, que outras. É o caso da gratidão, uma força que está embaixo da virtude transcendência e que é muito importante na construção da felicidade.

De 0 a 10, o quanto você se considera grato pela vida? Como você se sente ao receber um presente ou a ajuda de um colega? Pesquisas apontam a gratidão como uma das forças mais comuns entre os indivíduos, por isso grande parte das pessoas tem a impressão de estar familiarizada com ela.

No entanto, a gratidão possui um significado diferente dentro da psicologia positiva. Não se trata apenas de dizer “obrigado” a alguém, pois a gratidão não é somente uma ação, mas também uma emoção que serve a um propósito.

Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

Quer saber mais sobre essa força de caráter e como desenvolvê-la em sua personalidade, para ter uma vida mais feliz e realizada? Então, acompanhe este post.

a gratidão é muito mais que um gesto de agradecimento
Gratidão é muito mais que um gesto de agradecimento, gratidão é uma emoção que serve a um propósito.

A importância da gratidão

Segundo definição da Harvard Medical School, gratidão é uma apreciação pelo que um indivíduo recebe, seja tangível ou intangível.

Como resultado, a gratidão contribui para que possamos nos conectar a algo maior do que nós mesmos – seja a outras pessoas, à natureza ou a um poder superior. Embora seja uma força comum, muitas pessoas não sabem que ela desempenha um papel surpreendentemente importante na vida: essa força está fortemente associada à felicidade.

Expressões sinceras e frequentes de gratidão produzem efeitos altamente positivos para os indivíduos, tanto para quem a manifesta quanto para quem a recebe, graças a sua capacidade de gerar uma corrente de emoções positivas.

E não é só isso! Pessoas que sentem gratidão experimentam menos stress, depressão e sentimentos negativos como inveja e ressentimento. De acordo com especialistas, pessoas gratas possuem uma perspectiva de mundo diferente por acreditarem que tudo é um presente da vida.

Fonte: SBCOACHING

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0