PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 6 DE SETEMBRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Delegação da Argentina deixa o Brasil após clássico ser suspenso. Atletas que desrespeitaram quarentena não são investigados, segundo a PF. O que se sabe sobre os lotes suspensos da CoronaVac. A previsão de uma ‘enxurrada de registros de estelionato’ após esquema bilionário com bitcoins. Ilha de Paquetá, no Rio, recebe teste para o Censo 2022. Os concursos com vagas abertas neste começo de semana. E você vai conhecer mais sobre a trajetória do John Amplificado, dono do hit “Chega e senta”.

Clássico suspenso

Jogadores da Argentina deixa o campo após entrada da Anvisa — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDOJogadores da Argentina deixa o campo após entrada da Anvisa — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Os quatro jogadores argentinos que descumpriram a quarentena contra a disseminação do coronavírus não serão investigados após infringirem a lei sanitária brasileira. Eles foram notificados a deixar o Brasil na noite deste domingo (5), segundo a Polícia Federal, não foram deportados.

Os argentinos foram ouvidos por policiais federais no pavilhão de autoridades, na área interna do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Não houve depoimento formal, apenas foram ouvidos sem serem averiguados. A delegação argentina deixou o país no fim da noite de domingo.

Delegação da Argentina volta para Buenos Aires
Delegação da Argentina volta para Buenos Aires

 

Chegou-se a aventar que eles poderiam ser investigados por falsidade ideológica, já que Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso, os quatro jogadores da seleção da Argentina, fizeram declarações sanitárias falsas no formulário ao entrar no Brasil, segundo a Anvisa.

Anvisa suspende Brasil x Argentina por descumprimento de regra
Anvisa suspende Brasil x Argentina por descumprimento de regra

A Agência divulgou nova nota neste domingo (5), após a suspensão do jogo entre as seleções de futebol da Argentina e do Brasil, e afirmou que cumpriu as leis sanitárias brasileiras e tentou barrar a ida dos quatro jogadores ao estádio.

Ainda não se sabe se as seleções continuaram o jogo em alguma data ou se a Fifa vai tomar alguma decisão em relação aos pontos. O Brasil volta a campo na quinta para enfrentar o Peru, no Recife, e a Argentina recebe a Bolívia, em Buenos Aires.

Números da pandemia

Brasil tem média móvel de 609 mortes diárias por Covid
Brasil tem média móvel de 609 mortes diárias por Covid

O Brasil registrou 257 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas neste domingo (5), com o total de óbitos chegando a 583.570 desde o início da pandemia.

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 606 – a mais baixa desde 7 de dezembro (quando foram registrados 603 óbitos). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de –21% e aponta tendência de queda.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 20.881.555 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 9.138 desses confirmados no último dia.

A média móvel nos últimos 7 dias foi de 20.414 diagnósticos por dia – a mais baixa desde 10 de novembro, resultando em uma variação de -30% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica queda.

Vacinação e lotes suspensos

Novo lote CoronaVac cegou ao Recife, neste domingo (5) — Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação Novo lote CoronaVac cegou ao Recife, neste domingo (5) — Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou no sábado (4) que suspendeu a distribuição e a aplicação de pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac envasados em uma fábrica na China ainda não certificada pela agência reguladora brasileira para o serviço.

Secretarias de Saúde de pelo menos 13 estados e do Distrito Federal disseram que receberam vacinas desses lotes e já distribuíram aos municípios. Quatro desses estados confirmaram, inclusive, que parte delas foi aplicada.

Em São Paulo, começa nesta segunda a vacinação com a dose de reforço para idosos acima de 90 anos, grupo estimado em 52 mil pessoas. A vacinação desse grupo ocorrerá até dia 12 de setembro.

O governo do estado garantiu que a vacinação dos idosos ocorrerá com doses de lotes da CoronaVac aprovados pela Anvisa.

🎧 O Assunto

Segundo último dado oficial disponível, são cerca de 3 milhões de brasileiros que chegam à vida adulta sem certidão de nascimento – registro obrigatório para qualquer outro documento. São pessoas alijadas de acesso a estudo, saúde, programas sociais e, até, vacinação contra Covid. A Renata Lo Prete debate os verdadeiros invisíveis do país no episódio de O Assunto. Ouça abaixo:

Esquema bilionário

Glaidson Santos e Mirelis Zerpa investigados pela PF por sonegação fiscal e fraude ao sistema financeiro — Foto: ReproduçãoGlaidson Santos e Mirelis Zerpa investigados pela PF por sonegação fiscal e fraude ao sistema financeiro — Foto: Reprodução

O esquema liderado por Glaidson Acácio dos Santos na empresa GAS Consultoria, que movimentou R$ 38 bilhões, vai gerar uma “enxurrada de registros de estelionato em todo o Brasil”.

Os investigadores concluíram que, de fato, se trata de um esquema de pirâmide financeira. Apenas a mulher de Glaidson recebeu R$ 1,5 bilhão em quatro meses. Ela está foragida.

Nova investigação acusa Glaidson Acácio dos Santos de pirâmide e lavagem de dinheiro
Nova investigação acusa Glaidson Acácio dos Santos de pirâmide e lavagem de dinheiro

Censo 2022

Recenseador do IBGE — Foto: Simone Mello/Agência IBGE NotíciasRecenseador do IBGE — Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias

A partir desta segunda-feira, a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, será palco do primeiro teste preparatório para o Censo 2022. Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irão entrevistar os moradores do local até o dia 24 de setembro.

De acordo com o IBGE, Paquetá foi escolhida para participar do teste porque já tem mais de 85% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Mesmo assim, os recenseadores usarão máscara e protetor facial durante as visitas domiciliares.

Auxílio emergencial

Auxílio Emergencial — Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilAuxílio Emergencial — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa libera nesta segunda-feira (6) os saques e transferências da quinta parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em abril, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 22 de agosto.

O pagamento da quinta parcela do auxílio terminou em 31 de agosto tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família.

O pagamento da sexta parcela começa em 17 de setembro para os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família, e em 21 de setembro para os demais.

Oportunidades

Concursos públicos abertos — Foto: DivulgaçãoConcursos públicos abertos — Foto: Divulgação

Pelo menos 137 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (6) e reúnem um total de 12.630 vagas.

Entre os concursos abertos, ao menos 8 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (6) para 1.010 vagas de todos os níveis de escolaridade.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Revalida

A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 foi realizada neste domingo em oito capitais.

Confira o cronograma completo da primeira fase:

  • Aplicação da prova: 5 de setembro
  • Divulgação dos gabaritos preliminares das provas escritas: 7 de setembro
  • Divulgação dos gabaritos definitivos: 26 de outubro
  • Resultados das provas objetivas e discursivas: 26 de outubro
  • Pedidos de recursos: 26 de outubro a 1º de novembro
  • Resultado final: 19 de novembro

A prova faz parte do processo de revalidação de diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras. Dependendo do resultado, o candidato passa a poder exercer a profissão no Brasil.

Paralimpíadas

Na melhor campanha da história, Brasil conquista 72 medalhas em Tóquio
Na melhor campanha da história, Brasil conquista 72 medalhas em Tóquio

O Brasil fechou os Jogos Paralímpicos igualando sua melhor campanha da história com 72 pódios. Foram 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. O país ainda quebrou o recorde de medalhas douradas, que era de 21 em Londres 2012.

Obrigado por tudo, Paralimpíadas de Tóquio
Obrigado por tudo, Paralimpíadas de Tóquio

De quebra, o Brasil se manteve no top 10, o que já tinha acontecido nas últimas três edições. Foi 9º em Pequim, em 2008, 7º em Londres 2012, 8º em 2016 e agora subiu uma posição no ranking.

Uma outra marca importante alcançada pelo Brasil nos Jogos foi a 100ª medalha de ouro paralímpica. A edição também marcou a despedida do nadador Daniel Dias, considerado por muitos o maior atleta paralímpico de todos os tempos. E ele foi o porta-bandeira do país na cerimônia de encerramento.

Daniel Dias na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Issei KatoDaniel Dias na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Issei Kato

Já a China confirmou o favoritismo e, com mais que o dobro de medalhas de ouro do segundo colocado, foi a 1ª no quadro geral, o que acontece desde Atenas em 2004.

⚽ Futebol

Apesar da confusão no clássico Brasil x Argentina, a rodada das Eliminatórias aconteceu. E teve jogo do Brasileirão e também do Brasileiro Feminino, com clássico paulista na final. Veja abaixo os gols do Fantástico:

Corinthians e Palmeiras decidem o Campeonato Brasileiro feminino
Corinthians e Palmeiras decidem o Campeonato Brasileiro feminino
Uruguai goleia a Bolívia com dois gols de Arrascaeta
Uruguai goleia a Bolívia com dois gols de Arrascaeta

John Amplificado

John Amplificado — Foto: DivulgaçãoJohn Amplificado — Foto: Divulgação

As paradas brasileiras têm cada vez mais sucessos repentinos, que surgem do nada e revelam artistas que nem tinham estrutura no mercado. Este não é o caso de “Chega e senta”, música que disparou e sentou no primeiro lugar do ranking de streaming do Brasil há duas semanas.

O cantor pernambucano John Amplificado não era um nome nacional. Mas o sucesso está longe de ser uma surpresa. O hit é resultado de cinco meses de planejamento de marketing, músicas feitas sob medida por compositores experientes e trabalho cuidadoso em redes sociais.

Nesta segunda-feira, a gente te mostra melhor essa trajetória.

Previsão do tempo

Litoral paulista tem chuva fraca durante o dia; temporais atingem cidades de três estados
Litoral paulista tem chuva fraca durante o dia; temporais atingem cidades de três estados

Nesta segunda-feira (6), a semana deve começar com chuva no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com informações da Climatempo.

Os ventos úmidos que vêm do mar devem deixar o tempo nublado. A chuva deve ser fraca e pode ocorrer em qualquer momento do dia, mas o sol ainda pode aparecer entre nuvens.

Em São Paulo, a mínima deve ser de 16ºC e a máxima deve chegar a 25ºC. No Rio de Janeiro, os termômetros marcam de 19ºC a 26ºC nesta segunda. Veja a previsão completa

Você viu?

Josy, ex-participante do Big Brother Brasil 9 — Foto: TV Globo/Fabrício MotaJosy, ex-participante do Big Brother Brasil 9 — Foto: TV Globo/Fabrício Mota

Deixe uma resposta