PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 29 DE JUNHO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Aneel se reúne para decidir de quanto será o reajuste das bandeiras tarifárias na conta de luz. O pedido da CPI de investigação contra Bolsonaro chega à PGR. A polícia de Goiás investiga uma possível rede criminosa que teria ajudado Lázaro na fuga de 20 dias até o criminoso ser capturado e morto. Onze mortos são confirmados no desabamento do edifício na Flórida e equipes de resgate ainda procuram 150 desaparecidos. O MEC divulga editais do Sisu, Prouni e Fies. E o sucesso de ‘Baby me atende’.

Conta de luz mais cara 💡

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reúne hoje, às 9h, para definir o valor do reajuste das bandeiras tarifárias na conta de luz. O aumento já entrará em vigor a partir de julho, quando será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2, a mais cara.

Ontem à noite, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque fez um pronunciamento na TV em que admitiu a crise hídrica no país, provocada pela maior seca dos últimos 91 anos. Por causa da escassez nas hidrelétricas, ele pediu uso “consciente e responsável” de água e energia. Assista no vídeo abaixo.

Ministro de Minas e Energia faz pronunciamento sobre fornecimento de eletricidade diante de crise hídrica
Ministro de Minas e Energia faz pronunciamento sobre fornecimento de eletricidade diante de crise hídrica

Escândalo Covaxin

Ontem os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime na qual pediram a investigação do presidente Jair Bolsonaro por suposto crime de prevaricação. O documento se baseia nos depoimentos dos irmãos Luis Miranda e Luis Ricardo Miranda à CPI da Covid, na semana passada. O pedido já foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) pela relatora, a ministra Rosa Weber.

Segundo os autores da representação, o presidente teria cometido crime ao dizer que sabia que um deputado da base do governo estava envolvido no caso e que levaria a denúncia ao delegado-geral da Polícia Federal, o que não foi feito.

A a CPI da Covid planeja convocar o embaixador do Brasil na Índia, André Aranha Corrêa do Lago, para prestar depoimento sobre as tratativas entre o governo brasileiro, a Precisa Medicamentos e a empresa indiana Bharat Biotech, desenvolvedora do imunizante Covaxin.

Jair Bolsonaro mudou o discurso e disse ontem a apoiadores que “não tem como saber o que acontece nos ministérios”, comentando o caso da compra da vacina Covaxin, que se tornou o principal tema da CPI da Covid nos últimos dias.

E um dos depoentes aguardados para esta semana na comissão desembarcou no Brasil e teve o passaporte retido pela Polícia Federal. O empresário Carlos Wizard, que estava nos Estados Unidos desde março, será ouvido amanhã por suspeita de integrar um “gabinete paralelo” que aconselhava Bolsonaro a tomar medidas ineficazes de combate à pandemia.

O Assunto 🎧

Na Câmara, são mais de cem pedidos de abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro — e um novo deve ser apresentado nesta semana. Quantidade, porém, não significa necessariamente viabilidade. É o que explica neste episódio Rafael Mafei, professor da Faculdade de Direito da USP, que conversa com Renata Lo Prete sobre esse mecanismo da nossa ordem político-jurídica e a situação particular de BolsonaroOuça:

E hoje, a CPI ouvirá o deputado estadual Fausto Junior (MDB-AM), relator da CPI da Saúde, criada na Assembleia Legislativa do Amazonas e que funcionou em 2020. O caos na saúde do estado é um dos objetos de investigação. No relatório, Fausto Junior pediu a exoneração de autoridades e agentes públicos do governo local após as investigações concluírem que houve superfaturamento na compra de ventiladores pulmonares.

Morte de Lázaro

morte do assassino confesso Lázaro Barbosa não põe fim ao trabalho da polícia. A força-tarefa agora investiga a existência de uma rede criminosa que teria ajudado o criminoso a se esconder pelos 20 dias em que ficou foragido, após matar uma família em Ceilândia (DF) e aterrorizar propriedades rurais na região. Os crimes podem ter relação com conflito fundiário, o que poderia explicar invasões de chácaras e ameaças que Lázaro Barbosa fazia aos produtores da zona rural. Entenda no vídeo abaixo:

Polícia de Goiás investiga possível rede criminosa que teria ajudado Lázaro

Polícia de Goiás investiga possível rede criminosa que teria ajudado Lázaro

Semana gelada

Cidade de São Joaquim (SC) registrou neve nesta segunda-feira — Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim OnlineCidade de São Joaquim (SC) registrou neve nesta segunda-feira — Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim Online

Uma frente fria deve derrubar ainda mais as temperaturas pelo Brasil. Pode nevar no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina desde a madrugada e ao longo da terça-feira. E o frio intenso pode provocar geada na região, na quarta-feira. Em SP, mínima prevista para hoje é de 11°C e a máxima não passa dos 17ºC.

Desabamento em Miami

Chega a onze o número de mortos no desabamento do prédio Chaplain Towers, na Flórida. Mais da metade do edifício desmoronou na madrugada do último dia 24. As equipes de resgate americanas procuram por cerca de 150 desaparecidos, e contam com guindastes, cães farejadores e equipamentos com infravermelho em busca de qualquer sinal de vida entre os escombros.

Em 2018, uma autoridade municipal de Surfside garantiu aos moradores que o prédio estava “em muito bom estado”. Porém, uma ata de uma reunião mostra um relatório de engenharia alertando sobre um dano estrutural grave que exigiria reparos na construção.

Sisu, Prouni e Fies

Saíram os editais com datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu),o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos que fizeram o Enem 2020 em janeiro poderão usar as notas pela primeira vez. O Prouni e o Sisu só aceitarão as notas do Enem 2020. Já o Fies prevê o uso das notas do Enem de 2010 a 2020. Entenda as regras.

Confira abaixo as datas de inscrição:

  • Prouni: de 13 a 16 de julho
  • Fies: de 27 a 30 de julho
  • Sisu: de 3 a 6 de agosto

Jairinho

Ontem o Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Dr. Jairinho. Foram 7 votos a 0 a favor da cassação, e a reunião dos parlamentares foi a portas fechadas. Jairinho e a namorada, a professora Monique Medeiros, estão presos acusados de matar o menino Henry Borel, de 4 anos, filho de Monique.

O ato deve ser publicado hoje e a votação será levada a plenário amanhã. Neste caso, o afastamento de Jairinho ocorre se aprovado por dois terços dos vereadores — ou seja, 34 dos 50 votos.

Mega-Sena

O concurso 2.385 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 20 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h .

‘Baby me atende’

Em entrevista exclusiva ao G1, o cantor Matheus Fernandes fala do hit ‘Baby me atende’, que mistura pagode com pisadinha. A música é o primeiro hit nacional, mas Fernandes está perto de completar 10 anos de carreira. A 5 dias da gravação do clipe “Matheus Fernandes – Na Praia”, o cantor e compositor de Fortaleza não tinha ainda achado ou escrito a música que considerava “perfeita” para o feat com Dilsinho.

Você viu?

Deixe uma resposta