PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 27 DE ABRIL DE 2021 POR G1

Por G1

 

A Anvisa negou o pedido de autorização para a importação da vacina Sputnik, produzida na Rússia. A CPI da Covid começa hoje, com a instalação da comissão, eleição de presidente e vice e a indicação do relator. Mais de 392 pessoas já morreram no Brasil por causa do novo coronavírus. A Superlua Rosa pode ser vista no país. E prefeito de São Paulo, Bruno Covas, pode ter alta.

Sputnik V é barrada

Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou o pedido de autorização excepcional para a importação da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 produzida na Rússia. Análise aponta falta de dados e risco de doenças por falha em fabricação.

CPI da Covid

A 2ª Vara da Justiça Federal de Brasília concedeu liminar que suspende a eventual indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator da CPI da Covid. O pedido foi formulado pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais defensoras do presidente Jair Bolsonaro.

Mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que isso é “antirregimental”. “Decisão judicial não pode me obrigar a tomar uma decisão ilegal”, afirmou Pacheco.

Com isso, o Senado instala nesta manhã a CPI da Covid, com a eleição de presidente, vice e a indicação de um relator.

Mais de 392 mil mortes pela Covid

O Brasil registrou 1.279 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totaliza 392.204 óbitos. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias está em 2.451.

O Assunto

Episódio analisa a disseminação desenfreada da Covid na Índia: número diário de novos casos sem precedente, variante, colapso na Saúde e desconfiança generalizada de que a contagem de óbitos esteja seriamente subestimada. Ouça:

Fiscalização ambiental

O delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez uma ‘inversão’ e ‘tornou legítima a ação dos criminosos’ nas ações de fiscalização na Amazônia. Ele disse ainda que o ministro e aliados tentaram dificultar a ação de órgãos ambientais no estado.

‘Superlua rosa’

Superlua vista em São Joaquim nesta segunda (26) — Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim OnlineSuperlua vista em São Joaquim nesta segunda (26) — Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online

Os brasileiros poderão ver o fenômeno da ‘superlua rosa’ nesta madrugada, a primeira das duas previstas para este ano – a outra, que se aproximará um pouco mais da Terra, acontece daqui um mês.

Bruno Covas

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), participa virtualmente de evento de entrega de um novo hospital na capital, no dia 15 de abril de 2021. — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOPrefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), participa virtualmente de evento de entrega de um novo hospital na capital, no dia 15 de abril de 2021. — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Internado para tratar câncer, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, pode ter alta hoje. Médico diz que drenagem de líquido nos pulmões deu certo.

Previsão do tempo

Veja como fica o tempo neste começo de semana

Veja como fica o tempo neste começo de semana

Deixe uma resposta