PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2021 POR G1

Por g1

 

Bom dia! ☕

Força-tarefa já investiga a Prevent Senior. Com economia em ritmo lento, o rendimento médio dos brasileiros caiu. Os torcedores vão voltar aos estádios de futebol em SP em outubro, mas haverá regras para isso. Uma máquina promete extrair água do ar! Será? A PF indiciou 22 suspeitos por pirâmide financeira. As páginas especiais “O voto dos deputados” e “O voto dos senadores” estão agora mais intuitivas e com um novo design no g1.

Força-tarefa investiga a Prevent Senior

Prevent Senior contrariou ética ao mudar registro de pacientes, diz Associação Médica
Prevent Senior contrariou ética ao mudar registro de pacientes, diz Associação Médica

O Ministério Público de São Paulo criou uma força-tarefa para apurar as denúncias contra a Prevent Senior. A operadora de saúde é investigada pela CPI da Covid por uma série de irregularidades – incluindo suspeitas de ocultar as mortes de pacientes por Covid-19, obrigar profissionais a prescrever medicamentos ineficazes, alterar prontuários de pacientes e usá-los como ‘cobaias humanas’ para testar a eficácia da hidroxicloroquina, associada à azitromicina.

Números maquiados

Evidências que se acumulam contra uma das maiores operadoras de saúdes do país são detalhadas neste episódio de O Assunto, com Guilherme Balza, repórter da GloboNews, e Daniel Dourado, médico, advogado e pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP. OUÇA o podcast:

De olho na próxima semana…

A CPI da Covid marcou para a próxima quarta-feira (29) o depoimento do empresário Luciano Hang, dono da Havan, um dos mais ferrenhos aliados e defensores do presidente Jair Bolsonaro. A mãe do empresário, Regina Hang, era paciente da Prevent Senior e morreu de Covid – o que não foi informado no atestado de óbito divulgado pelo Hospital Sancta Maggiore, que pertence à operadora.

Senadores da comissão querem aprofundar investigações sobre o envolvimento do dono da Havan em esquemas de disseminação de informações falsas, sobretudo com relação a tratamentos ineficazes contra a Covid.

Também foi aprovada a convocação de Bruna Morato, advogada dos médicos que denunciaram irregularidades na Prevent Senior. Morato ajudou na confecção de um dossiê entregue à comissão.

Salários reduzidos

Mesmo com o avanço da vacinação e com o retorno de trabalhadores informais , a recuperação da economia segue em ritmo lento. O rendimento médio dos brasileiros atingiu o valor mais baixo desde 2017. Os números integram levantamento elaborado pela consultoria IDados, com base nos indicadores da Pnad do segundo trimestre nos últimos 40 anos.

A renda média mais baixa significa menos dinheiro circulando na economia e um menor consumo das famílias, componente fundamental para a retomada. Saiba mais na reportagem.

E mais: veja cargos e áreas com maior dificuldade de preenchimento no mercado

Torcedores vão voltar aos estádios em SP

São Paulo voltará a ter público nos estádios para partidas de futebol em 4 de outubro. A partir dessa data, a ocupação permitida será de 30%. Depois, o retorno será gradual: 50% em 15 de outubro e 100% em 1º de novembro.

Mas há normas sanitárias serem cumpridas:

  • A entrada estará liberada para quem tiver o esquema vacinal completo, ou seja, ter tomado a segunda dose ou a dose única de imunizantes.
  • Clubes deverão exigir comprovante de vacinação: duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen.
  • Para quem tiver recebido apenas a primeira dose, será necessário apresentar teste com antígeno até 24 horas antes da partida e PCR em até 48 horas.
  • O uso de máscara será obrigatório em todos os setores do estádio.

‘Pacote antiambiental’

É como entidades defensoras do meio ambiente têm chamado o pedido de afrouxamento de regras ambientais feito pelo Ministério da Economia à pasta do Meio Ambiente. As demandas de afrouxamento do projeto – que incluem reduzir exigências para a fabricação de agrotóxicos e flexibilizar regras contra o desmatamento da Mata Atlântica – levam em conta pedidos do setor privado para “eliminar dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas.”

Extraindo água do ar!!!

Nova tecnologia quer solucionar escassez de água potável
Nova tecnologia quer solucionar escassez de água potável

Um aparelho condensador é apresentado por seus desenvolvedores como capaz de resolver a questão de escassez de água potável. O equipamento, que não depende de energia e funciona 24 horas por dia, é capaz de extrair água do ar, mesmo sob o sol escaldante. Veja reportagem completa no VÍDEO acima.

Papo de Política

Episódio conta o que está por trás dos dois gestos que marcaram a passagem da comitiva presidencial por Nova York, fala sobre a saga da indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal e analisa o depoimento do diretor da Prevent Senior na CPI da Covid. OUÇA:

Tragédia da ChapecoenseCelia Monasterio — Foto: TV Morena/Arquivo Celia Monasterio — Foto: TV Morena/Arquivo

A Polícia Federal (PF) prendeu Celia Castedo Monasterio, a controladora responsável pela análise e aprovação do plano de voo da aeronave envolvida no desastre da Chapecoense, em 2016. A decisão foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que determinou a extradição da investigada.

Pirâmide financeiraGlaidson Santos e Mirelis Zerpa investigados pela PF por sonegação fiscal e fraude ao sistema financeiro — Foto: ReproduçãoGlaidson Santos e Mirelis Zerpa investigados pela PF por sonegação fiscal e fraude ao sistema financeiro — Foto: Reprodução

Polícia Federal indiciou 22 suspeitos de integrarem organização criminosa e praticarem crimes contra o sistema financeiro na compra de criptomoedas. Além do indiciamento, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 38 bilhões de quatro contas da G.A.S. Consultoria e de outros investigados.

Entre os alvos da chamada operação Kryptos, listados no relatório final, estão Glaidson Acácio dos Santos e sua mulher, a venezuelana Myrellis Zerpa. As defesas do casal negam as acusações.

Eleições na Alemanha

Olaf Scholz é o atual ministro da Economia, vice-chanceler da Alemanha e pode assumir o cargo de Angela Merkel após seus 16 anos no poder. Favorito nas pesquisas, o ministro faz parte da coligação que sustenta o governo e significaria uma forma de continuidade na política de Merkel, apesar de ela ter declarado seu apoio a Armin Laschet, líder da União Democrata Cristã. Saiba aqui quem é Olaf Scholz.

Novidade no g1

As páginas especiais “O voto dos deputados” e “O voto dos senadores” estão agora mais intuitivas e com um novo design. Com a ferramenta do g1, é possível ver como se posicionaram os políticos nas principais votações da Câmara dos Deputados e do Senado. Dá para conferir o histórico de votos e até filtrar para descobrir, por exemplo, quando um político esteve ausente. Veja aqui.

Você viu?

Deixe uma resposta