PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. Augusto Aras passa por sabatina para mais um mandato na PGR. Líderes do G7 se reúnem para discutir crise no Afeganistão. O Assunto fala sobre a deterioração da expectativa na economia. O colapso ambiental no Brasil. O funcionamento do passaporte vacinal em SP. Os números da pandemia. Greve na CPTM em São Paulo. O início das Paralimpíadas. O Homem-Aranha está voltando. A expectativas dos fãs Cowboy Bebop para o lançamento do live-action.

Sabatina de Augusto Aras

Augusto Aras — Foto: JNAugusto Aras — Foto: JN

Augusto Aras será ouvido hoje para mais um mandato à frente da PGR. Caso seja aprovado, permanece no cargo por mais dois anos.

Na véspera da sabatina, o ministro STF Alexandre de Moraes arquivou um pedido dos senadores para que o procurador-geral da República se tornasse investigado por prevaricação.

Ação contra Aras

Mas cinco membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal ingressaram no Supremo com uma ação contra Aras. O grupo aponta irregularidades na tramitação dentro do órgão de uma representação de quatro procuradores aposentados que acusam Aras e o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, de se omitirem de investigar atos do presidente Jair Bolsonaro. A representação foi recebida pelo Conselho Superior do MP no último dia 9.

Crise entre poderes

Governadores pediram um encontro com Bolsonaro para conter a crise política entre os poderes. O encontro ocorreu três dias depois de o presidente ter pedido o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez pedidos de reunião direcionados a:

  • o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
  • o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
  • o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
  • o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux

CPI da Covid

CPI da Covid ouve o empresário Emanuel Catori, diretor-presidente da Belcher Farmacêutica. A empresa se apresentava como representante do laboratório chinês CanSino, fabricante da vacina Convidecia, durante as negociações com o governo brasileiro. A a exemplo de outros depoentes, Catori obteve no Supremo Tribunal Federal o direito de não responder a perguntas que possam incriminá-lo.

Greve na CPTM em SP

Trabalhadores de três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) amanheceram em greve em São Paulo por não aceitarem proposta de reajuste salarial da empresa. As linhas afetadas são 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que haverá suporte à CPTM, com reforço de suas linhas intermunicipais para atender passageiros dos trens nos corredores afetados. A SPTrans informou que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado a partir das 4h, entre as estações Jd. Romano e Tatuapé.

E a prefeitura informou que suspendeu o rodízio municipal.

Crise no Afeganistão

Líderes europeus tentam convencer os EUA a ficarem mais tempo no Afeganistão
Líderes europeus tentam convencer os EUA a ficarem mais tempo no Afeganistão

O Conselho de Direitos Humanos da ONU deve se reunir hoje, em Genebra, para discutir medidas de combate aos crimes e violações de direitos no Afeganistão após a tomada pelo Talibã.

Quase 16 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão pelo aeroporto de Cabul nas últimas 24 horas, anunciou o Pentágono ontem. Já faz mais de uma semana que a população vive cenas de terror após a tomada do país pelo grupo extremista.

O Reino Unido convocou uma reunião virtual com líderes do G7 e deve pedir ao presidente Joe Biden para estender o prazo para a retirada de tropas. O prazo para a saída dos norte-americanos é até 31 de agosto, mas o Talibã não quer admitir estender prazo para a saída de estrangeiros.

Inflação

Para o ministro da Economia Paulo Guedes, a inflação de 8% no Brasil ‘está dentro do jogo’. A inflação oficial do país em 12 meses chegou a 8,99%, bem acima da meta. Segundo o ministro, a alta ocorre ‘no mundo inteiro’.

O mercado financeiro prevê que a inflação vai terminar o ano em 7,11%. Esta foi a vigésima alta seguida nessa projeção.

A escalada de preços tem mudado não só o prato dos brasileiros, como também o transporte: em alguns estados, a gasolina já passa de R$ 7, e motoristas de aplicativo já pensam em desistir.

O Assunto

Faz tempo que o discurso animado do ministro Paulo Guedes não reflete a realidade da maioria dos brasileiros. OUÇA no podcast a análise de que a economia por aqui está deteriorando até as expectativas de quem vinha endossando as opções do governo Bolsonaro.

Imposto de Renda

Receita Federal libera nesta terça-feira (24), a partir das 10h, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base de 2020. Também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 3,81 milhões de contribuintes receberão a restituição no quarto lote, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 5,1 bilhões. Os recursos serão depositados em 31 de agosto.

Colapso ambiental

No Mato Grosso do Sul, a área queimada no Pantanal supera média histórica em período de seca. A região devastada pelo fogo já é duas vezes maior do que a cidade do Rio de Janeiro. O bioma, que é a maior planície alagável do planeta, está há três anos sem cheia nos rios.

E o fogo em Juquery

O fogo que causou a ‘chuva de fuligem’ no parque Juquery, em São Paulo, destruiu 60% da região. Equipes tentam evitar que o fogo se espalhe. A Prefeitura de Franco da Rocha informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão, por volta das 9h de domingo (22). A umidade relativa do ar chegou a menos de 25% em alguns bairros da cidade nesta segunda (23), e prefeitura decretou estado de atenção por conta do tempo seco.

Passaporte vacinal

A prefeitura de SP mudou de ideia e disse que o passaporte da vacina para entrar em estabelecimentos será opcional. O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. O secretário fez a ressalva de que restaurantes com eventos e teatros de shoppings, por exemplo, vão precisar do comprovante. Veja como deve funcionar.

Números da pandemia

O Brasil registrou 370 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e se aproxima de 575 mil mortes desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 766 e aponta tendência de estabilidade. Mais de 26% da população está com a vacinação completa.

Paralimpíadas

 Petrúcio Ferreira, ao lado de Evelyn, vai carregar a bandeira do Brasil na abertura — Foto: CPB Petrúcio Ferreira, ao lado de Evelyn, vai carregar a bandeira do Brasil na abertura — Foto: CPB

Cerimônia abre hoje os Jogos Paralímpicos de Tóquio, a partir das 8h, com transmissão do SporTV e em tempo real no GE. Segundo o comitê, a abertura terá como temas centrais a paz, coexistência, sustentabilidade, reconstrução e inclusão.

Além de muita dança, fogos de artifício e o acendimento da pira, a cerimônia terá também o desfile das delegações com os porta-bandeiras. O Comitê Paralímpico Brasileiro selecionou Petrúcio Ferreira (atletismo) e Evelyn Oliveira (bocha) para levar o pavilhão brasileiro.

Homem-Aranha

Assista ao trailer de 'Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa'
Assista ao trailer de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’

“Homem-Aranha: Sem volta para casa” ganhou seu primeiro trailerAssista ao vídeo acima. O terceiro filme do herói estrelado por Tom Holland tem estreia prevista para 16 de dezembro nos cinemas brasileiros. Dirigido mais uma vez por Jon Watts, responsável por “De volta ao lar” (2017) e “Longe de casa” (2019), a aventura vai reunir novamente o herói do título com o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch).

Cowboy Bebop

Os fãs de Cowboy Bebop estão animados para a estreia da série live-action em 19 de novembro. A animação japonesa, criada no fim da década de 90, vai inspirar novas cenas do enredo futurista, que se passa em 2071 e mistura faroeste, kung-fu e música jazz.

G1 conversou com os fãs da série no Sana, o maior evento de cultura geek e pop do Norte e Nordeste, e conferiu quais são as expectativas de quem acompanha a animação há mais de uma década.

Você viu?

Deixe uma resposta