PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 23 DE AGOSTO DE 2021 ´POR G1

Por G1

 

Bom dia. A crise entre os poderes teve mais um capítulo. Depois de Bolsonaro protocolar um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, dez partidos assinaram uma carta em apoio ao ministro do STF. Os conflitos continuam nos arredores do aeroporto de Cabul e um soldado afegão morreu em um tiroteio. O presidente dos EUA, Joe Biden, diz que os problemas na evacuação de pessoas no Afeganistão eram inevitáveis. São Paulo foi surpreendida por uma “chuva de fuligem” provocada por um incêndio em parque estadual. Nesta segunda a cidade deve voltar a ter altas temperaturas.

Crise entre os poderes

Partidos condenam pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes

Partidos condenam pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes

Dez partidos emitiram notas neste domingo (22) em que reafirmam o compromisso com a manutenção da democracia e prestam solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes – alvo de um pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Somadas, as dez siglas reúnem 43 dos 81 senadores com mandato vigente – incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que já disse não antever fundamentos técnicos, jurídicos e políticos para dar andamento ao pedido de impeachment de Moraes.

Conflitos no Afeganistão

Avião militar alemão transporta refugiados do Afeganistão — Foto: ReproduçãoAvião militar alemão transporta refugiados do Afeganistão — Foto: Reprodução

Um soldado afegão morreu e outros três ficaram feridos depois de um tiroteio com homens armados não identificadas no portão norte do aeroporto de Cabul.

Desde que os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas do Afeganistão, o aeroporto tem sido palco de tumultos. Estrangeiros e afegãos que colaboraram com os americanos nos últimos 20 anos tentam deixar o país por medo das forças do Talibã. O presidente Biden disse no domingo que a confusão na evacuação das pessoas era inevitável.

Chuva de fuligem

Fuligem acumulada em quintal de casa na Zona Norte de São Paulo neste domingo (22) após incêndios na Grande SP — Foto: Arquivo pessoalFuligem acumulada em quintal de casa na Zona Norte de São Paulo neste domingo (22) após incêndios na Grande SP — Foto: Arquivo pessoal

Moradores de diversos bairros de São Paulo relataram neste domingo (22) uma “chuva de fuligem” que está invadindo as casas. Vários relatos foram compartilhados pelas redes sociais.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a fuligem é originária de um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery.

Números da pandemia

O Brasil registrou 331 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (22) 574.574 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 765, a menor desde o dia 7 de janeiro deste ano.

É o primeiro dia de queda após 11 dias seguidos de estabilidade e o segundo seguido em que a média ficou abaixo dos 800 óbitos.

Média móvel de mortes por Covid no Brasil recua para 765 óbitos por dia
Média móvel de mortes por Covid no Brasil recua para 765 óbitos por dia

🎧 O Assunto: inclusão nas escolas

O ministro da Educação disse que há crianças com grau de deficiência em que “é impossível a convivência”. Na edição desta segunda, fomos atrás de experiências de inclusão. Ouça o podcast:

Concursos

Pelo menos 103 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (23) e reúnem mais de 14,4 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Novo disco do Sepultura

Sepultura — Foto: Marcos Hermes / DivulgaçãoSepultura — Foto: Marcos Hermes / Divulgação

O Sepultura, a maior banda de metal do Brasil, está com disco novo. O álbum é baseado nas lives com convidados feitas durante a quarentena por conta da pandemia. São 15 faixas recentes e antigas com músicos com origens diversas, de Megadeth e Anthrax a Paralamas do Sucesso e Titãs.

Em entrevista ao G1, o guitarrista Andreas Kisser diz que o grupo vive o “momento melhor na carreira em todos os aspectos” sem irmãos Cavalera e afasta qualquer possibilidade de saudosismo.

⚽ Gols do Brasileirão

O Atlético-MG pode ampliar a vantagem na liderança tabela nesta segunda-feira contra o Fluminense depois de todos os times do pelotão de frente tropeçarem. Palmeiras perdeu em casa para o Cuiabá e Flamengo e Fortaleza também não saíram do empate em seus respectivos jogos. No outro extremo da tabela, o São Paulo venceu e se afastou do Z-4. Veja a classificação do Brasileirão e os gols do Fantástico:

Gols do Fantástico: Cuiabá vence o Palmeiras fora de casa

Gols do Fantástico: Cuiabá vence o Palmeiras fora de casa

Você viu?

Deixe uma resposta