PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 22 DE SETEMBRO DE 2021 POR G1

Por g1

 

Bom dia! ☕

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga foi diagnosticado com Covid-19 e permanecerá em quarentena, por 14 dias, em Nova York. Ele acompanhava Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU e participou de diversos eventos. A CPI da Covid deve ouvir hoje o diretor executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne e deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, pela quinta vez seguida. O aquecimento global na visão de especialistas. E o chip da beleza não faz milagre e pode não ser uma boa ideia.

Prevent Senior na CPI

comissão deve ouvir hoje o diretor executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior. O depoimento ganhou maior importância para as linhas de investigação da CPI depois que um dossiê revelado pela Globonews mostrou que a operadora de saúde – que é focada em pacientes idosos – ocultou pelo menos 7 mortes durante um estudo para comprovar a eficácia do kit Covid, que divulgou apenas dois óbitos. Veja a reportagem completa aqui.

A CPI investiga tratamentos feitos sem autorização ou informação a pacientes e mortes suspeitas não informadas aos familiares pela Prevent Senior. Segundo uma denúncia elaborada por médicos e ex-médicos – e reveladas pela Globonews e o g1 em abril – a empresa não só pressionou os profissionais a receitarem medicamentos não indicados para a Covid como também os obrigou a trabalharem infectados.

As denúncias apontaram ainda que a disseminação da cloroquina e outras medicações foi resultado de um acordo entre o governo Bolsonaro e a Prevent. A pesquisa que subnotificou as mortes de pacientes foi enaltecida pelo presidente como exemplo de sucesso no uso da hidroxicloroquina. Saiba mais sobre o caso.

E mais: áudios e planilhas revelam que Prevent Sênior usou remédio para tratamento de câncer a pacientes com Covid-19. Entenda no vídeo abaixo:

MP investiga Prevent Senior por uso de remédio para câncer em pacientes com Covid sem autorização
MP investiga Prevent Senior por uso de remédio para câncer em pacientes com Covid sem autorização

ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, chamou senadora Simone Tebet de ‘descontrolada’. Gerou tumulto e se torna investigado pela CPI. Ele foi chamado de ‘moleque’ e ‘machista’ por senadores.

Queiroga com Covid

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga foi diagnosticado com Covid-19 e permanecerá em quarentena, por 14 dias, em Nova York. Ele acompanhava Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU e participou de diversos eventos. Esta é mais uma das controvérsias do Brasil no evento. Ainda ontem, o ministro da Saúde respondeu com um gesto obsceno aos brasileiros que protestavam contra a atuação do governo na pandemia. É o segundo caso de Covid do Brasil na ONU Veja abaixo.

Queiroga responde com gesto obscenos a protestos de brasileiros em NY
Queiroga responde com gesto obscenos a protestos de brasileiros em NY

E no discurso de ontem na abertura da Assembleia Geral da ONU, Bolsonaro defendeu o “tratamento precoce” contra Covid, ou seja, o uso de remédios sem eficácia. O presidente também presidente se posicionou contra o chamado passaporte sanitário para vacinados e afirmou que não há corrupção no governo.

Pandemia

Ainda ontem, o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski determinou que cabe aos estados e municípios a decisão sobre vacinar adolescentes sem comorbidades.

Média móvel: após 22 dias seguidos em queda, a média móvel de mortes pela pandemia completou uma semana em estabilidade. A variação foi de +14% em comparação à média de 14 dias atrás. Sete estados apareces com tendência de alta nas mortes: PR, ES, SP, GO, AP, PA e TO.

Juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne e deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, pela quinta vez seguida, de 5,25% para 6,25% ao ano — o maior patamar desde julho de 2019, ou seja, em pouco mais de dois anos. Essa é a previsão dos analistas do mercado financeiro, em pesquisa efetuada pelo BC na última semana com mais de cem instituições financeiras. A decisão será anunciada após as 18h.

🎧 O Assunto

Crise da Evergrande e impacto no Brasil. A ameaça de calote da segunda maior incorporadora chinesa, cujo passivo chega a US$ 300 bilhões, levou pânico aos mercados na largada da semana. OUÇA o podcast e entenda.

Aquecimento global

Recordes de temperatura no Brasil, furacão em Nova York, Itália com mais de 48ºC e incêndios na Grécia. 2021 já é um ano marcado por eventos extremos do clima. Podemos dizer que a causa é o aquecimento global? Veja o que os especialistas ouvidos pelo g1 têm a dizer.

Por falar em clima, a primavera começa hojeA primeira semana da estação será marcada por chegada de frente fria no Sul e Sudeste. Para a maior parte do país, a primavera vai trazer temperaturas mais altas e o retorno das chuvas.

💰💰💰

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quarta (21). O sorteio ocorre às 20h e, até as 19h, as apostas podem ser feitas pela internet. Saiba como fazer.

Willie Garson

Willie Garson em cena de 'Sex and the city 2' — Foto: DivulgaçãoWillie Garson em cena de ‘Sex and the city 2’ — Foto: Divulgação

O ator Willie Garson, conhecido por sua atuação nas séries “Sex and the city” e “White collar”, morreu aos 57 anos. A informação foi confirmada por um membro da família à revista “Variety”. A causa da morte não foi revelada.

Chip da beleza

Aumento de massa muscular, libido e disposição física. Esses são alguns dos efeitos colaterais que fizeram a fama do ‘chip da beleza’, implantes hormonais utilizados no tratamento de sintomas da menstruação, menopausa, doenças dependentes do estrogênio (hormônio feminino) ou contracepção. Mas a promessa de ‘beleza sem esforço’ é o que atrai pacientes aos consultórios obstétricos, e especialistas ouvidos pelo g1 explicam por que não recomendam o uso do implante para fins estéticos.

Rock in Rio Card

Esgotou em tempo recorde. Os 200 mil ingressos colocados à venda pela organização do Rock in Rio 2022 acabaram em 1h28min. O cartão equivale a um ingresso antecipado para o evento e dá ao comprador a chance de escolher em qual data pretende usá-lo.

O festival está marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022. Veja quais foram as atrações divulgadas até o momento.

CeeLo Green — Foto: Marcos Serra Lima/G1CeeLo Green — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Brasileirão

  • 20h30: São Paulo x América-MG

Você viu?

Deixe uma resposta