PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2020 POR G1

Por G1

 

Brasil volta a reduzir testes de Covid, essenciais para controlar pandemia. Com mais 644 mortes em 24 horas, o país ultrapassa 168 mil óbitos pela doença. O Ministério da Saúde diz que avalia ‘futuras aquisições’ de mais 5 vacinas. Nas eleições 2020, o Datafolha divulga pesquisas de intenção de voto para o 2º turno em São Paulo, Recife e no Rio. O custo do apagão no Amapá – estimado em R$ 69 milhões – poderá ser rateado entre todos os consumidores. No Dia da Consciência Negra‘O Assunto’ fala sobre reconhecer-se negro no Brasil. Mas um homem negro foi espancado e morto no Rio Grande do Sul. A série especial do G1 “O que nos une” traz reportagens que lembram personagens negros e negras importantes na história do país, através do olhar de pessoas inspiradas por eles ou que têm trajetórias similares. E veja as lives que celebram a data.

Essenciais para controlar pandemia

Teste Covid-19 — Foto: Mariana Padovan/SecomTeste Covid-19 — Foto: Mariana Padovan/Secom

O total de testes moleculares (RT-PCR) para diagnóstico da Covid-19 realizados no Brasil voltou a cair em outubro. Foi o segundo mês seguido de queda, de acordo com dados compilados pelo Ministério da Saúde. Veja o gráfico.

Vale lembrar que a queda no tipo de testes mais indicado para identificar pacientes com infecções recentes é vista com preocupação pelos especialistas. Os pesquisadores defendem que o Brasil deveria estar no caminho inverso: ampliando os testes para rastrear e frear o avanço da pandemia.

Panorama Covid

Brasil chega a 168 mil mortos pela Covid após registrar 644 óbitos em 24 horas
Brasil chega a 168 mil mortos pela Covid após registrar 644 óbitos em 24 horas

Com 644 mortes por Covid em 24 horas, o Brasil ultrapassou a marca de 168 mil óbitos pela doença. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi de 544 óbitos. Treze estados apresentaram alta na média de mortes; veja a situação do seu estado.

Corrida pela imunização

Foto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta 'vacina Covid-19' escrita em inglês. — Foto: Joel Saget/AFPFoto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta ‘vacina Covid-19′ escrita em inglês. — Foto: Joel Saget/AFP

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, diz que o governo federal vai concluir nesta semana uma rodada de reuniões com representantes de cinco desenvolvedores de vacinas contra a Covid-19. “Serão realizadas até o final desta semana reunião com cinco laboratórios que estão com vacinas em estágio avançado de testes e com previsão de início de registro brevemente”, explicou.

Na lista dos fabricantes estão: Pfizer/BionTech (EUA/Alemanha), Janssen (EUA), Instituto de Pesquisa Gamaleya (Rússia), Moderna (EUA), Covaxin (Índia).

O secretário listou como condições de análise das vacinas: segurança, eficácia, produção em escala, oferta em tempo oportuno, preço acessível, condições logísticas favoráveis e possuir o registro.

Homem negro espancado e morto

Homem morre após ser espancado na porta de supermercado em Porto Alegre

Homem morre após ser espancado na porta de supermercado em Porto Alegre

Na véspera do Dia da Consciência Negra, um homem negro foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19). João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour.

Os dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança da loja. Não está claro se o PM envolvido estaria trabalhando como segurança no Carrefour. Veja a agressão no vídeo acima.

Consciência Negra

Na semana da Consciência Negra, o G1 publica a série especial “O que nos une”. As reportagens lembram personagens negros e negras importantes na história do Brasil, através do olhar de pessoas inspiradas por eles ou que têm trajetórias similares.

Como é o caso de Luíze Tavares, de 24 anos, que participava de grupos que protestavam por direito ao transporte e contra o assédio ainda na adolescência antes de criar com 3 amigos a Perifacon, convenção de cultura pop das periferias. Ela não fazia ideia de como sua história está conectada à de Francisco de Paula Brito, editor que colocou no mapa a indústria tipográfica brasileira. Veja na reportagem.

O que nos une: conheça Francisco de Paula Brito
O que nos une: conheça Francisco de Paula Brito

Educação 📒✏

A educação no Brasil é um direito constitucional, garantido a todos. Mas, para as crianças negras do país, há desafios particulares que ainda precisam ser enfrentadosEmbora a presença de negros (pretos e pardos) em escolas do país tenha crescido 10 pontos percentuais nos últimos dez anos, as diferenças raciais nos índices de educação ainda são frequentes. Veja no gráfico

Racismo estrutural

Racismo estrutural no mercado de trabalho brasileiro
Racismo estrutural no mercado de trabalho brasileiro

Dados do mercado de trabalho mostram que os pretos formam a parcela com as piores condições de emprego e renda do país. Com a pandemia, foram eles que mais sofreram os efeitos da crise. De acordo com o movimento negro, isso é resultado de um processo histórico, fruto do chamado “racismo estrutural”, maior entrave para a população negra que trabalha ou quer trabalhar.

 

Superação

Maria da Conceição Paulo, 76 anos, escreveu primeiro livro, em BH. — Foto: Maria da Conceição Paulo/ Arquivo pessoalMaria da Conceição Paulo, 76 anos, escreveu primeiro livro, em BH. — Foto: Maria da Conceição Paulo/ Arquivo pessoal

A aposentada Maria da Conceição Paulo – ou Pretinha, como gosta de ser chamada e como é conhecida no bairro onde mora, Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte – aprendeu a ler e a escrever aos 51 anos. Agora, aos 76 anos, ela lança, em dezembro, seu livro de poemas “Jardim de Rosa-Palavra”.

“Depois que aprendi a ler e a escrever nunca mais quis parar. Os casos, assuntos, conversas que escuto ou experiências da minha vida, foram parar no meu caderno. São 76 poemas, escritos por mim”, conta, orgulhosa.

O Assunto

Reconhecer-se negro no Brasil: neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Matheus Gato, professor de sociologia na Unicamp, integrante do núcleo afro do Centro Brasileiro de Pesquisa e Planejamento (Cebrap) e autor do livro ‘O Massacre dos Libertos: Sobre raça e República no Brasil’.

Apagão no Amapá

Moradores de Macapá, capital do Amapá, fazem protestos na noite desta quarta-feira, 18, durante apagão que afetou o estado — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão ConteúdoMoradores de Macapá, capital do Amapá, fazem protestos na noite desta quarta-feira, 18, durante apagão que afetou o estado — Foto: Maksuel Martins/Fotoarena/Estadão Conteúdo

governo federal recorreu da decisão da Justiça Federal do Amapá que afastou os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O recurso foi apresentado ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), com sede em Brasília.

Já o Senado aprovou um projeto de lei para incluir um “crédito” nas contas de luz dos consumidores de energia elétrica do Amapá. Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

Custo do apagão será rateado?

O governo federal vai editar uma medida provisória (MP) a fim de permitir que a isenção de tarifa de energia para os consumidores de energia afetados pelo apagão que atingiu o Amapá seja financiada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo destinado a políticas públicas do setor elétrico. Com isso, o custo — estimado por especialistas em R$ 69 milhões — será compartilhado por todos os consumidores brasileiros, que pagarão com acréscimos na conta de energia elétrica. Leia no Blog da Ana Flor.

Visita do presidente

Presidente Jair Bolsonaro e presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em reunião no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (19) — Foto: Palácio do Planalto/DivulgaçãoPresidente Jair Bolsonaro e presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em reunião no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (19) — Foto: Palácio do Planalto/Divulgação

O Senado divulgou nota na qual informou que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convidou o presidente Jair Bolsonaro para uma viagem ao Amapá. A expectativa é que a viagem aconteça neste sábado (21).

Entenda o caso: o Amapá enfrenta uma crise no fornecimento de energia há mais de duas semanas. Municípios da região chegaram a ficar totalmente sem energia desde que um incêndio atingiu a principal subestação do estado, no dia 3 deste mês.

 

📌 Eleição 2020

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, a primeira do instituto no segundo turno, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

Transição na Casa Branca

Suor misturado a tinta para cabelo escorre sobre o rosto de Rudy Giuliani, advogado de Donald Trump, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (19) — Foto: Jonathan Ernst/ReutersSuor misturado a tinta para cabelo escorre sobre o rosto de Rudy Giuliani, advogado de Donald Trump, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (19) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

A entrevista do ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal do presidente Donald Trump, Rudy Giuliani viralizou nas redes sociais — mas não pela insistência em acusar, sem provas, as eleições americanas de fraudadas. O que chamou a atenção foi o líquido escuro que escorreu sobre o rosto do republicano: uma mistura de suor com tintura de cabeloVeja no vídeo.

Enquanto isso, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a atitude de Trump em não reconhecer que perdeu as eleições e não dar início a uma transição. “Infelizmente, meu governo não conseguiu ter acesso a tudo o que precisamos”, disse o democrata a governadores de 10 estados.

Cannabis

Folhas da planta cannabis sativa, conhecida como maconha, que dá origem ao canabidiol — Foto: UnsplashFolhas da planta cannabis sativa, conhecida como maconha, que dá origem ao canabidiol — Foto: Unsplash

Após Uruguai e Canadá, o México pode se tornar o terceiro país do mundo a liberar a maconha para usos tanto medicinais quanto recreativos. É que o Senado mexicano aprovou a legalização do uso da substância. A lei ainda será submetida à Câmara e precisa ser sancionada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador.

Adeus, ETs? 👽

Imagem do planeta Vênus é uma combinação de dados da espaçonave Magellan da Nasa e da Pioneer Venus Orbiter — Foto: NASA / JPL-CaltechImagem do planeta Vênus é uma combinação de dados da espaçonave Magellan da Nasa e da Pioneer Venus Orbiter — Foto: NASA / JPL-Caltech

O grupo internacional de cientistas que anunciou, em setembro, a descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus – um importante indicador de presença de vida – publicou uma revisão dos dados menos animadora: eles confirmaram a presença dos gás no planeta, mas em uma quantidade cerca de sete vezes menor do que a estimativa anterior — o que diminui a expectativa de achar vida microbiana. Leia mais.

Lives de hoje 🤩

Emicida, Anelis Assumpção e Teresa Cristina fazem lives nesta sexta (20) — Foto: Divulgação; Reprodução/Instagram/Anelis Assumpção; Reprodução/Instagram/Teresa CristinaEmicida, Anelis Assumpção e Teresa Cristina fazem lives nesta sexta (20) — Foto: Divulgação; Reprodução/Instagram/Anelis Assumpção; Reprodução/Instagram/Teresa Cristina

Emicida, Teresa Cristina, Anelis Assumpção fazem lives no Dia da Consciência Negra. Hoje também começa a Feira Preta 2020, com uma programação online que vai até o dia 10 de dezembro. São mais de 100 atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, talks e painéis. Veja a lista completa com horários das transmissões.

Curtas e Rápidas:

  • Hackers invadem reunião virtual do Conselho de Direitos Humanos de SC com ataques racistas e homofóbicos
  • 18 empresas abrem vagas de emprego; veja lista

Previsão do tempo ☔

Veja como fica o tempo nesta 6ª feira
Veja como fica o tempo nesta 6ª feira

Futebol

Campeonato Brasileiro
20h: Bragantino x Bahia

Fonte: G1

Deixe uma resposta