PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 19 DE JANEIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Combate à Covid-19: 10 estados e o DF devem vacinar a partir desta terça-feira. Ontem, 16 unidades federativas começaram a imunização após o atraso na entrega de doses da CoronaVac. O governo antecipou a distribuição após pressão de governadores. O Instituto Butantan espera insumos parados na China para envasar novas doses no país. O Brasil chega a 210,3 mil mortes pela doença, com média móvel de 959 por dia. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mente ao dizer que não recomendou “tratamento precoce”. STF rebate Bolsonaro e diz que nunca proibiu governo de atuar contra pandemia. O oxigênio doado pela Venezuela chega ao Amazonas nesta terça. Portas abertas ou fechadas? Trump libera entrada de brasileiros nos EUA, mas Biden deve manter restrição. E ainda: o Prouni 2021 divulga candidatos selecionados na primeira chamada hoje.

Vacinação no Brasil 💉

Dulcineia da Silva Lopes recebe dose da CoronaVac aos pés do Cristo Redentor, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. — Foto: REUTERS/Ricardo MoraesDulcineia da Silva Lopes recebe dose da CoronaVac aos pés do Cristo Redentor, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Dezesseis estados já têm os primeiros moradores vacinados contra a Covid-19. Até as 3h desta terça (18), 22 estados haviam recebido doses da CoronaVac; veja como está a distribuição em tempo real.

Os estados escolheram profissionais de saúde e moradores de abrigo, parte do grupo prioritário da vacina, para receber a primeira dose. Em Mato Grosso do Sul, a primeira vacinada foi uma indígena. A segunda dose deve ser administrada em cerca de 21 dias. Saiba quem foram os primeiros vacinados em cada unidade federativa.

Por pressão dos governadores, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de imunização — que, a princípio, seria somente na quarta-feira. O ministro Eduardo Pazuello disse que a vacinação seria iniciada a partir das 17h de segunda em todo o país. No entanto, a entrega das doses atrasou após a pasta alterar voos para os estados. Das 6 milhões de doses da CoronaVac, 4.636.936 serão enviadas aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 distribuídas em SP, segundo o governo estadual.

Neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Momentos depois, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e que será produzido pelo Instituto Butantan.

Vacinas da Índia sem data para chegada

Nesta segunda, Pazuello foi perguntado sobre as duas milhões de doses da vacina de Oxford que o Brasil pretende importar da Índia — o imunizante obteve aprovação da Anvisa também neste domingo. O governo mobilizou um avião no fim de semana para buscá-las, mas a Índia atrasou a entrega. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a viagem poderia ocorrer “em dois ou três dias”. Porém, o ministro não definiu um prazo e disse que a diferença de fuso horário complica as negociações.

Mudança no discurso

Pazuello muda o discurso e diz que ministério nunca recomendou 'tratamento precoce' para Covid
Pazuello muda o discurso e diz que ministério nunca recomendou ‘tratamento precoce’ para Covid

“Não confundam atendimento precoce com que remédio tomar”, declarou Pazuello em coletiva de imprensa.

Em 21 de maio, com Pazuello à frente da pasta ainda como ministro interino, o Ministério da Saúde divulgou uma nova versão de um documento técnico no qual recomenda que médicos receitem cloroquina e a hidroxicloroquina mesmo em casos leves de Covid-19. Já nesta segunda-feira (18), o ministro afirmou que nunca autorizou o Ministério da Saúde a fazer protocolo que indicasse tratamento. Ainda nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso precoce de remédio para tratar a doença. Ao aprovar o uso emergencial de duas vacinas no último domingo (17), a Anvisa afirmou que não há tratamento precoce para a doença.

Dados da pandemia

Brasil ultrapassa as 210 mil mortes por Covid
Brasil ultrapassa as 210 mil mortes por Covid

O Brasil ultrapassou a marca de 210 mil mortes pela Covid-19, com média móvel de 959 óbitos por dia. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.512.238 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Onze estados apresentam alta nas mortes: MG, RJ, SP, GO, AM, RO, RR, TO, AL, PE e SE.

Falta de oxigênio

Carretas com oxigênio atravessam fronteira do Brasil com a Venezuela — Foto: José Martí/Arquivo pessoalCarretas com oxigênio atravessam fronteira do Brasil com a Venezuela — Foto: José Martí/Arquivo pessoal

O governo federal sabia do ‘iminente colapso do sistema de saúde’ do Amazonas dez dias antes de a crise estourar e faltar oxigênio para pacientes no estado, mostra um ofício que a Advocacia-Geral da União enviou ao Supremo Tribunal Federal. Atendendo a uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, o documento da AGU relatou as ações para enfrentar a crise no estado.

Nesta segunda, caminhões carregados com oxigênio da Venezuela cruzaram a fronteira do Brasil com destino a Manaus. As cargas têm mais de 100 mil m³ de oxigênio, distribuídos em cinco caminhões, doados pelo governo venezuelano e chegam nesta terça ao Amazonas.

O Assunto 🎧

O tema do episódio desta terça é como a catástrofe em Manaus recolocou em pauta a discussão sobre quem vai responder pela sequência de erros e omissões na gestão da pandemia no Brasil. Renata Lo Prete conversa com Vanja Santos, integrante da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde do Amazonas, e com Oscar Vilhena, diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

Presidência da Câmara

A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), candidata à presidência da Câmara — Foto: Luis Macedo/Câmara dos DeputadosA deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), candidata à presidência da Câmara — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Com a candidatura da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), a eleição para suceder Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados chegou a oito candidatos. A votação será no dia 1º de fevereiro.

A bancada do PSOL conta com 10 deputados, e a decisão pela candidatura própria acabou dividindo os parlamentares. Parte deles defendia o apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), assim como os demais partidos de oposição. O parlamentar do MDB é o nome defendido pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e, até agora, tem o apoio de 12 partidos. Já o seu principal adversário é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e fechou um bloco com nove siglas.

Licença de 10 dias

Prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), faz juramento de posse na Câmara Municipal da cidade. — Foto: Afonso Braga/Rede Câmara SPPrefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), faz juramento de posse na Câmara Municipal da cidade. — Foto: Afonso Braga/Rede Câmara SP

O prefeito Bruno Covas (PSDB) se licenciou do cargo por 10 dias nesta segunda-feira (18) para uma nova etapa de tratamento contra um câncer diagnosticado na cárdia, transição entre estômago e esôfago.

De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio Libanês, Covas foi submetido a uma sessão complementar de radioterapia e se ausentará da Prefeitura de SP “para repouso e cuidados pessoais”. Após esse período, a previsão é de que o prefeito continue com a imunoterapia e exames de controle (veja íntegra).

Enem na pandemia

Alunos chegando para prestar o Enem 2020 em 17 de janeiro; prova teve abstenção recorde — Foto: ReutersAlunos chegando para prestar o Enem 2020 em 17 de janeiro; prova teve abstenção recorde — Foto: Reuters

A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou à Justiça Federal um pedido para adiar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, marcado para domingo (24). A ação também pede que a prova seja remarcada para quem não compareceu ao exame no primeiro dia, quando o índice de abstenção atingiu o recorde de toda a história do Enem: 51,5%.

O pedido tem abrangência nacional e foi encaminhado à 12ª Vara Cível Federal de SP, que já havia liberado as provas baseado em declarações dos organizadores, de que as salas teriam lotação de no máximo 50% da capacidade total. No entanto, neste domingo (17) , alunos foram impedidos de fazer o Enem porque as salas já haviam atingido a capacidade máxima necessária para manter o isolamento, e tiveram que voltar para casa.

Prouni 2021

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 divulga hoje os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada. Os selecionados terão até a próxima quarta-feira (27) para comprovar as informações prestadas na inscrição. O resultado da segunda chamada ocorre em 1º de fevereiro. Saiba mais.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Um dos critérios de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do Prouni deste primeiro semestre adotou as notas do Enem 2019.

Entrada liberada?

Passageiros chegam ao Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, nos EUA, em meio à epidemia mundial de coronavírus — Foto: Karen Ducey/Getty Images/AFPPassageiros chegam ao Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, nos EUA, em meio à epidemia mundial de coronavírus — Foto: Karen Ducey/Getty Images/AFP

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu as restrições de viagem que incluem o Brasil. A medida entraria em vigor dia 26 de janeiro, mesma data em que passa a valer exigência de testes negativos para todos os visitantes internacionais que desejarem entrar nos Estados Unidos. No entanto, a equipe de Joe Biden afirmou que o momento é de apertar as restrições, e não de flexibilizá-las.

Momentos depois de a Casa Branca publicar a ordem flexibilizando as restrições, a porta-voz do futuro governo Biden, Jen Psaki, disse que a nova gestão não levará adiante a reabertura. Leia mais.

Transição na Casa Branca

Helicóptero Marine One, com Donald Trump à bordo, aterrisa na Casa Branca em 12 de janeiro de 2021 — Foto: Manuel Balce Ceneta/APHelicóptero Marine One, com Donald Trump à bordo, aterrisa na Casa Branca em 12 de janeiro de 2021 — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP

A partir desta quarta-feira (20), a Casa Branca tem um novo inquilino. Joe Biden faz seu juramento como o 46º presidente dos Estados Unidos e, com isso, recebe o direito de ocupar a sede da presidência e a residência oficial. Já o atual morador, Donald Trump, se não tiver deixado a casa até essa data limite – e se recusar a sair de forma voluntária –, pode ser considerado um invasor e escoltado para fora por agentes de segurança. Membros aposentados do Serviço Secreto chegaram a dizer à revista americana “Vanity Fair” que, se não sair, Trump pode ser expulso, e até mesmo ser acusado e responder pelo crime de invasão – como qualquer cidadão comum. Entenda.

Previsão do tempo 🌧

Previsão é de chuva forte no litoral de SP nesta terça-feira
Previsão é de chuva forte no litoral de SP nesta terça-feira

Queridinho da quarentena 🍷

Taças de vinho — Foto: Maksym Kaharlytskyi/UnsplashTaças de vinho — Foto: Maksym Kaharlytskyi/Unsplash

Na contramão de outros setores, a venda de vinhos teve alta de 31% em 2020, impulsionada pela quarentena. A pandemia reduziu comemorações que priorizavam outras bebidas. Já a expectativa para 2021 é mais contida por conta da crise econômica.

O levantamento foi cedido com exclusividade ao G1 pela Ideal Consulting, empresa que mede o comércio entre as vinícolas e supermercados, lojas e restaurantes, somando importações. Os números captam, portanto, a formação de estoque e não a venda na ponta. Leia mais.

Brasileirão

Palmeiras goleia o Corinthians e Flamengo derrota o Goiás pelo Campeonato Brasileiro
Palmeiras goleia o Corinthians e Flamengo derrota o Goiás pelo Campeonato Brasileiro

Finalista em duas competições (Copa do Brasil e Libertadores), o Palmeiras segue vivo na briga pelo Brasileirão. Na noite desta segunda, a equipe alviverde recebeu o Corinthians e goleou o rival por 4 a 0, diminuindo a diferença para o líder São Paulo para 6 pontos – e com um jogo a menos

Quem também foi feliz nesta segunda foi o Flamengo, que derrotou o Goiás, fora de casa, por 3 a 0, chegou aos 52 pontos e entrou para o G-4. Na outra ponta, o Goiás segue na zona de rebaixamento, com apenas 26 pontos.

Fonte: G1

Deixe uma resposta