PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Câmara vai votar nesta sexta se mantém ou derruba prisão do deputado Daniel Silveira. Após reunião com o presidente do STF, Luiz Fux, Arthur Lira diz que caso do parlamentar foi ‘fora da curva’. E o deputado circulou sem ser incomodado por pátio de prisão e fez novo ataque ao Supremo. Vacinação contra a Covid: Ministério da Saúde diz que vai rever distribuição de doses em fevereiro após Butantan informar atraso. Instituto culpa o governo. Prefeituras adotam medidas para evitar ‘vacina de vento’. Brasil ultrapassa 10 milhões de casos registrados da doença. O tema da conversa de ‘O Assunto’ é a situação dos brasileiros que tentam sair de Portugal. Bolsonaro critica Petrobras e afirma que vai zerar impostos federais do gás e diesel. E Dave Grohl diz que futuro do rock está na geração da filha de 14 anos. Ouça no podcast ‘G1 Ouviu’.

Prisão de Daniel Silveira

Daniel Silveira circula por batalhão prisional da PM e conversa com apoiadores — Foto: Reprodução/GloboNewsDaniel Silveira circula por batalhão prisional da PM e conversa com apoiadores — Foto: Reprodução/GloboNews

A Câmara dos Deputados marcou para esta sexta (19), às 17h, a sessão na qual decidirá se mantém ou derruba a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). A decisão foi tomada durante reunião de líderes partidários, e comunicada pela assessoria do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Mais cedo, nesta quinta (18), Silveira participou de audiência de custódia, e o juiz Airton Vieira, auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão.

Após reunião no STF com o presidente da Corte, Luiz Fux, e com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o presidente do Senado, Arthur Lira afirmou que “não há qualquer tipo de crise” entre os poderes Legislativo e Judiciário e que o caso Daniel Silveira foi “absolutamente fora da curva”. No entanto, segundo Lira, a prisão de Silveira não foi debatida no encontro.

Preso na Unidade Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), o deputado apareceu, na noite desta quinta, caminhando no pátio da cadeia sem ser incomodado. E ainda recebeu o apoio de alguns manifestantes. Silveira voltou a atacar a Corte: “Vou mostrar para o Brasil quem é o STF”. Mais cedo, a Polícia Federal apreendeu dois aparelhos celulares na sala da superintendência da corporação onde estava preso o parlamentar, antes de ser levado à unidade prisional.

Lembre o caso: prisão de Daniel Silveira foi decretada na terça (16) por Alexandre de Moraes e referendada por unanimidade pelo plenário do tribunal na quarta (17). A Procuradoria Geral da República (PGR) também denunciou Silveira. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele foi preso após ter divulgado um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.

Vacinação no Brasil

Dose de vacina contra o coronavírus, em Limeira — Foto: Eduardo Zanzirolamo/ Prefeitura de LimeiraDose de vacina contra o coronavírus, em Limeira — Foto: Eduardo Zanzirolamo/ Prefeitura de Limeira

Ministério da Saúde informou que “precisará rever a distribuição das doses de vacinas contra a Covid-19 relativas ao mês de fevereiro, divulgada aos secretários de saúde dos estados e Distrito Federal”. Será o primeiro revés no anúncio feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de que 230 milhões de doses serão entregues até 31 de julho. Dentro deste total, a previsão era entregar 11,3 milhões de doses em fevereiro. Destes, 9,3 milhões seriam da CoronaVac; e outras 2 milhões da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia.

De acordo com o ministério, a mudança será necessária porque recebeu ofício do Instituto Butantan com a informação de que “receberá somente 30% dos imunizantes previstos em contrato para fevereiro, totalizando apenas 2,7 milhões de doses”. Em nota, o Instituto Butantan disse que montou uma força-tarefa para acelerar a entrega das doses, mas que o governo federal tem culpa pelo atraso.

Mais vacinas para o RJ

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro afirmou que começa nesta sexta-feira a distribuição de uma nova remessa de 173.500 segundas doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os 92 municípios do estado.

Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá serão os primeiros a retirar os lotes do imunizante. Para os outros 88 municípios, a entrega será realizada, a partir das 7h da próxima segunda-feira (22) por quatro aeronaves. A ação contará com helicópteros do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado e apoio da Polícia Civil.

‘Vacina de vento’

Prefeituras adotam protocolos para reforçar a confiança na imunização
Prefeituras adotam protocolos para reforçar a confiança na imunização

Algumas prefeituras decidiram mudar os protocolos de vacinação para assegurar que as pessoas recebam as doses da forma correta. Em meio à vacinação ainda em ritmo lento, outra preocupação anda rondando o país. Nos últimos dias, câmeras de celular registraram profissionais de saúde que, em vez de cumprirem a tarefa de imunizar a população, teriam cometido falhas ou fingido a aplicação das doses. Os casos estão sendo investigados por conselhos de enfermagem, Ministério Público e pela polícia.

Caso de Niterói (RJ)
Em depoimento, a técnica de enfermagem, Rozemary Gomes Pita, de 42 anos, indiciada por peculato e crime contra a saúde pública por não ter aplicado a vacina CoronaVac em um idoso em Niterói, na Região Metropolitana, disse à Polícia Civil que estava “extremamente cansada e estressada”. Após a conclusão do inquérito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a profissional de saúde “foi desligada do quadro de funcionários do órgão”.

Panorama Covid

Brasil ultrapassa marca de 10 milhões de casos registrados de Covid
Brasil ultrapassa marca de 10 milhões de casos registrados de Covid

O Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. O país registrou 1.432 mortes pela doença em 24 horas, chegando ao total de 243.610 óbitos. É a quinta maior marca de mortes em um dia. Onze estados estão com alta nos óbitos; veja os dados detalhados.

O assunto

Neste episódio, a situação dos brasileiros que tentam sair de Portugal e voltar para o Brasil, mas estão impedido pelas medidas de combate à pandemia, em meio a disseminação de novas variantes e da alta de casos no país europeu

Economia

O presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 08 de fevereiro, durante cerimônia — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDOO presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, 08 de fevereiro, durante cerimônia — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Durante transmissão em redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que, a partir de 1º de março, cairá a zero a cobrança de impostos federais sobre o gás de cozinha. Segundo o presidente, essas alíquotas ficarão zeradas para sempre. No mesmo vídeo, Bolsonaro afirmou que vai zerar por dois meses, a partir de 1º de março, os impostos federais que incidem sobre o óleo diesel.

O presidente também fez críticas à Petrobras e, mesmo citando que a empresa tem autonomia, afirmou que “algo vai acontecer” na estatal nos próximos dias (Veja detalhes).

Volta do benefício

Relator no Senado quer unificar PEC Emergencial e PEC do Pacto Federativo
Relator no Senado quer unificar PEC Emergencial e PEC do Pacto Federativo

Relator das propostas de Emenda à Constituição conhecidas como PEC Emergencial e PEC do Pacto Federativo, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que as propostas devem ser unificadas para facilitar a tramitação e viabilizar o pagamento de uma nova rodada do auxílio emergencial. Antes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que pretende colocar a PEC Emergencial em pauta na próxima semana. Após reunião de líderes, a votação em primeiro turno ficou marcada para a próxima quinta (25).

Entenda o caso: as duas PECs foram enviadas pelo governo federal ao Congresso há mais de um ano, em novembro de 2019. A PEC Emergencial contém medidas para equilibrar as contas públicas federais, enquanto a PEC do Pacto Federativo tem como principal objetivo a melhoria da situação financeira dos estados.

Enem 2020

Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOCaderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

endereço dos locais de prova da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão divulgados nesta sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A informação estará na Página do Participante, e poderá ser acessada com login e senha de cada candidato que pediu a reaplicação. A reaplicação está prevista em edital e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, ela será em 23 e 24 de fevereiro.

Acordo nuclear

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em entrevista coletiva em 27 de janeiro de 2021 em Washington — Foto: Carlos Barria/Pool/ArquivoSecretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em entrevista coletiva em 27 de janeiro de 2021 em Washington — Foto: Carlos Barria/Pool/Arquivo

Os Estados Unidos estão preparados para conversar com o Irã sobre o cumprimento do acordo que tem o objetivo de impedir o desenvolvimento de armas nucleares no país do Oriente Médio, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a aliados europeus.

Os governos do Reino Unido, França e Alemanha comemoraram, em uma declaração conjunta, a iniciativa do presidente Joe Biden em mostrar suas intenções de voltar com as conversas e negociações diplomáticas entre os EUA e o Irã.

“O secretário Blinken reiterou que (…) se o Irã voltar a cumprir estritamente os compromissos sob o JCPOA, os EUA farão o mesmo”, disse a nota conjunta.

Missão histórica

Veja o pouso do Robô Perseverance em Marte

Veja o pouso do Robô Perseverance em Marte

O robô explorador Perseverance, da Nasa, pousou na superfície de Marte no final da tarde desta quinta-feira, sete meses depois de a missão ter partido da Terra. A chegada, transmitida ao vivo pelas redes sociais da agência espacial, ocorreu na cratera de Jezero, local de pouso mais perigoso já tentado. O objetivo da missão, chamada de Mars 2020, é buscar vestígios de vida em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Saiba mais.

Infecção intestinal

Anitta faz gravações em pontos turísticos de Salvador — Foto: Paula Froés / GOV BAAnitta faz gravações em pontos turísticos de Salvador — Foto: Paula Froés / GOV BA

Anitta segue sem previsão de alta após ser internada, em uma clínica da Zona Sul do Rio, devido a uma infecção intestinal. Nesta quinta, a cantora fez postagens para tranquilizar seus fãs.

“Olá, galerix. Peguei um pouco no cel hoje. Ainda não tive alta, é minha quarta noite dormindo no hospital mas já me sinto melhor do que quando entrei. Obrigada pelas energias positivas. Um beijo.”

Em outro post, ela se corrigiu sobre o número de noites no hospital: “Falei errado… quarto dia amanhã… desculpa é que tô agoniada já… bom… rezar pra ser o último”, escreveu.

BBB 👀

Acadêmicos do BBB: por que ricos e famosos não vencem o reality?
Acadêmicos do BBB: por que ricos e famosos não vencem o reality?

BBB21 é a segunda edição com os participantes divididos entre os grupos camarote e pipoca. Mas o programa já teve outras edições com influenciadores e até com ex-BBBs. Será que ricos e famosos têm menos chances de ganhar o reality? Olhando o histórico, fica claro que existem chances, mas elas são poucas. Só uma vez um participante considerado famoso ganhou o BBB. Veja na reportagem.

Música 🎶

Os Foo Fighters estão vivos e operantes, com um disco novo na missão de prover “alívio e alegria” na quarentena com rock dançante, descreve Dave Grohl ao podcast G1 Ouviu (clique acima para escutar).

Dave também garante o futuro de longo prazo do estilo musical que encarna. Ele vê o rock são e salvo nas mãos da geração de Violet, sua filha de 14 anos. A garota faz vocais de apoio na faixa “Making a fire”, do álbum “Medicine at midnight”.

Violet, filha de Dave Grohl, canta 'Heart-shaped box', do Nirvana, com o pai na bateria e St. Vincent na guitarra em janeiro de 2020 — Foto: Reprodução / YouTubeViolet, filha de Dave Grohl, canta ‘Heart-shaped box’, do Nirvana, com o pai na bateria e St. Vincent na guitarra em janeiro de 2020 — Foto: Reprodução / YouTube

Ela já havia subido ao palco em shows do Foo Fighters. Mas Dave viu sua vida “completar um ciclo” quando tocou uma música do Nirvana com ela em um show, ao lado seus ex-colegas da antiga banda. “Foi como voltar ao tempo e olhar para o futuro”, ele descreve. Leia mais.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19)
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19)

Futebol

Campeonato Brasileiro
21h30: São Paulo x Palmeiras

Reta final do Brasileirão

Internacional e Flamengo brigam pelo título
Internacional e Flamengo brigam pelo título

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta