PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 18 DE JUNHO DE 2020

Por G1

 

Quase 80 milhões de deslocados pelo mundo. A Comissão Especial da Alerj que vai elaborar parecer sobre o pedido de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC) tem primeira reunião. Mais 3 ministros do STF votam hoje sobre a validade do inquérito das fake news. O placar está 8 a 0 pela continuidade das investigações que miram disseminação de mentiras e ameaças a ministros do tribunal e seus familiares. Brasil supera as 46 mil mortes e mais de 960 mil casos de coronavírus. Levantamento do G1 mostra ocupação de UTIs, testes feitos e pacientes recuperados por estado. O podcast O Assunto analisa os estragos da pandemia no mercado de trabalho. E entenda como tretas elevam valor de mercado e geram lucro para famosos como Ludmilla, Anitta e Tiago Iorc. No Rio, o futebol vai voltar.

79,5 milhões de pessoas longe de casa

Quase 80 milhões de pessoas deslocadas pelo mundo
Levantamento do Acnur considera as pessoas que deixaram suas casas para fugir de perseguição, violência, conflito e violações de direitos humanos

Deslocados internamente, dentro do mesmo país: 45,7Refugiados: 29,6Solicitaram refúgio, mas não obtiveram resposta: 4,2

Refugiados
(em milhões): 29,6
Fonte: Acnur, dados relativos ao fim de 2019

O mundo tinha, ao fim do ano passado, 79,5 milhões de pessoas em situação de deslocamento, informa o relatório Tendências Globais divulgado nesta quinta-feira pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur). O número representa quase o dobro dos 41 milhões de indivíduos enquadrados nessa situação em 2010 e responde por cerca de 1% da população mundial.

Além de refugiados e solicitantes de refúgio, o balanço leva em conta também aqueles cidadãos forçados a se deslocarem dentro do próprio país. Considerando somente refugiados e solicitantes, o mundo tem 33,8 milhões de pessoas nessas situações.

Witzel

Governador do RJ, Wilson Witzel — Foto: Adriano Machado / ReutersGovernador do RJ, Wilson Witzel

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment do governador Wilson Witzel (PSC), tem o primeiro encontro nesta quinta-feira. A reunião para instalação, marcada para as 13h, será presencial.

Serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador, que terá prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar defesa.

pedido de impeachment aceito pelo plenário foi o dos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que acusam Witzel de crime de responsabilidade.

Inquérito das fake news

STF forma maioria para confirmar a legalidade do inquérito sobre as fake news

STF forma maioria para confirmar a legalidade do inquérito sobre as fake news

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou ontem maioria de votos favoráveis ao prosseguimento do chamado “inquérito das fake news”, aberto no ano passado por iniciativa do próprio tribunal, a fim de apurar a disseminação de informações falsas e ameaças a ministros.

Oito dos 11 ministros já votaram a favor da validade do inquérito. Faltam os votos de Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Dias Toffoli. O julgamento será retomado na sessão de hoje.

Mais de 46 mil mortos

Brasil registra mais de 1,2 mil novas mortes por coronavírus

Brasil registra mais de 1,2 mil novas mortes por coronavírus

O Brasil teve 1.209 novas mortes registradas em razão do novo coronavírus em 24 horas, mostra levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, já são 46.665 óbitos pela Covid-19 até ontem à noite no país. Veja os dados, consolidados às 20h:

  • 46.665 mortes; eram 45.456 até as 20h de terça (16), uma diferença de 1.209 óbitos
  • 960.309 casos confirmados; eram 928.834 até a noite de terça, ou seja, houve 31.475 novos casos
  • São Paulo também teve mais uma vez um recorde diário: 389 mortes em 24 horas

Ocupação de UTIs

Leito de UTI para Covid-19 no Piauí — Foto: CCOMLeito de UTI para Covid-19 no Piauí

Veja taxa de ocupação nas UTIs, testes feitos e pacientes recuperados da Covid-19 em cada estado do Brasil. Levantamento feito pelo G1 mostra percentual de leitos utilizados, o total de exames e o número de pessoas curadas pela doença nas unidades da federação.

Estragos no mercado de trabalho

O drama de cada um dos mais de 30 milhões de brasileiros sem renda de trabalho pode ficar escondido no meio das estatísticas. Neste episódio, Renata Lo Prete ouve Cimar Azeredo, diretor-adjunto de pesquisas do IBGE, e Daniel Duque, economista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Azeredo explica que a situação real é muito pior do que mostram os números oficiais e por que a queda da informalidade, neste caso, não é um bom resultado. Duque detalha as perspectivas para os próximos meses e como a situação do mercado antes da pandemia contribui para uma recuperação ainda mais demorada. Ouça o Assunto:

Ajuda de R$ 600

 — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga hoje a terceira parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 2. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

Dono da Riachuelo

Nevaldo Rocha morreus aos 91 anos, em Natal — Foto: Canindé SoaresNevaldo Rocha morreus aos 91 anos, em Natal

O empresário Nevaldo Rocha morreu na noite de ontem, em casa, em Natal. Ele tinha 91 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte. Nevaldo Rocha foi o fundador do grupo Guararapes, dono das lojas Riachuelo.

Adélio na penitenciária

Adelio Bispo de Oliveira — Foto: Reprodução / GloboNewsAdelio Bispo de Oliveira

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik determinou que Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado a faca em 6 de setembro de 2018 contra o então candidato à presidência Jair Bolsonaro, permaneça preso na penitenciária federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A decisão é liminar — o mérito ainda será julgado.

Bafafás ajudam ou atrapalham?

Ludmilla e Anitta — Foto: Leo Franco / AgNewsLudmilla e Anitta

Ludmilla, Anitta, Tiago Iorc… Como tretas elevam valor de mercado e geram lucro para famosos. Envolvidos em brigas da semana ganharam números nas redes sociais. Especialistas dizem que conflitos chamam a atenção de marcas, mas também podem prejudicar carreiras.

Lives de hoje

Gilberto Gil — Foto: Ricardo Nunes / Vivo RioGilberto Gil

Shows para ver em casa nesta quinta: festival com Gilberto Gil, Anitta, Emicida, Jota Quest, Daniela Mercury, Zé Neto, Teresa Cristina e Bruna Caram. Veja os horários.

Imposto de Renda

 — Foto: Arte G1

Os contribuintes que possuem bens em conjunto – como imóveis e conta bancária – devem ter atenção no preenchimento da declaração de Imposto de Renda para evitar cair na malha-fina. Veja como declarar bens detidos em conjunto.

Futebol – Campeonato Carioca

Futebol volta no Rio de Janeiro após três meses

Futebol volta no Rio de Janeiro após três meses

O primeiro jogo oficial de futebol após a chegada da pandemia no Brasil será realizado esta noite no Rio. Pelo Campeonato Carioca, Bangu e Flamengo se enfrentam a partir das 21h, no Maracanã, sem público. O protocolo também exige que o estádio passe por higienização e desinfecção. Veja a tabela da competição, que tem partidas amanhã, domingo (21) e segunda-feira (22). Fluminense e Botafogo, porém, são contra o retorno do futebol e podem não entrar em campo.

Curtas e Rápidas:

Professora de Educação Física Carol Borba ensina série de exercícios sem impacto para idosos e iniciantesProfessora de Educação Física Carol Borba ensina série de exercícios sem impacto para idosos e iniciantes
  • Buscas por familiares desaparecidos aumentam 75% na capital paulista durante a pandemia do coronavírus
  • Vídeo: veja sequência de exercícios sem impacto para idosos e iniciantes para fazer em casa
  • Com diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, idosa de 76 anos vence a Covid-19
  • Brasileiros criam aplicativo sobre coronavírus e vencem torneio da Nasa
  • Caderno de 1928 achado no meio do lixo vira relíquia para família em SP
Fonte: G1

Deixe uma resposta