PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Deputado federal Daniel Silveira passa por audiência de custódia nesta quinta-feira. Câmara pode decidir se mantém ou revoga a prisão do parlamentar. Nesta quarta, seis partidos pediram cassação do deputado ao Conselho de Ética. E o momento político atual é o tema de ‘O Assunto’. Desembargador manda soltar o cantor Belo, que foi para presídio na Zona Norte do Rio. Pandemia no Brasil: falta de vacina faz 5 capitais suspenderem aplicação da 1º dose. O país soma 242 mil mortos por Covid e se aproxima de 10 milhões de casos registrados. E após denúncias de fraude, o G1 conversou com especialistas para entender o que esperar no dia da vacina – desde uso de luvas pelo profissional até o funcionamento das seringas. Veja passo a passo.

Prisão de Daniel Silveira

Após ser preso, deputado Daniel Silveira (PSL) chega ao IML para fazer exame de corpo de delito — Foto: Reprodução/TV GloboApós ser preso, deputado Daniel Silveira (PSL) chega ao IML para fazer exame de corpo de delito — Foto: Reprodução/TV Globo

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) passa nesta quinta-feira (18) por uma audiência de custódia, que será realizada na sede da Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes marcou para às 14h30 a sessão que avaliará a prisão em flagrante do deputado. Na audiência de custódia, o juiz pode revogar a prisão em flagrante ou convertê-la em prisão preventiva ou temporária.

Entenda o caso: aliado do presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar foi preso, na noite de terça-feira (16), depois de divulgar um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.

Deputados passam o dia em reuniões para decidir o destino de Daniel Silveira
Deputados passam o dia em reuniões para decidir o destino de Daniel Silveira

O plenário da Câmara dos Deputados pode decidir hoje se mantém ou revoga a prisão do deputado. Após reunião da Mesa Diretora, o G1 ouviu de deputados participantes do encontro diferentes versões sobre a votação pelo plenário da Câmara. Um dos parlamentares, que preferiu não se identificar, afirmou que a Casa deverá aguardar a audiência de custódia de Silveira.

Nesta quarta, seis partidos apresentaram ao Conselho de Ética uma representação na qual pediram a cassação do mandato de Daniel Silveira por quebra de decoro parlamentar. O documento é assinado por PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede. Suspenso desde o início da pandemia, o conselho vai ser reativado para analisar a situação do deputado.

Mais cedo, por unanimidade, o STF decidiu manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão em flagrante e por crime inafiançável do deputado. Segundo Moraes, trata-se de hipótese de crime inafiançável, “uma vez verificado que os requisitos possíveis para a prisão preventiva estão presentes”. “É impossível fiança”, afirmou.

“Temos precedentes na casa. A doutrina em diversas situações, coloca exatamente que não haveria razoabilidade, lógica em que, presentes requisitos para a prisão preventiva, fosse possível liberdade provisória com fiança”, declarou.

O Assunto

Neste episódio, a prisão do deputado federal Daniel Silveira e o que ela revela sobre o atual momento político e o estado da relação entre os Poderes. Para entender e analisar, a convidada é a jornalista Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal ‘Valor Econômico’ e comentarista da CBN.

Cantor preso

Belo é preso no Rio após festa durante a pandemia — Foto: Joao Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão ConteúdoBelo é preso no Rio após festa durante a pandemia — Foto: Joao Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

O cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, foi levado para o sistema prisional do Rio no início da noite desta quarta-feira (17). Ele foi preso pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), da Polícia Civil do Rio de Janeiro e foi levado para a Polinter, na Zona Norte. No início desta madrugada, o desembargador Milton Fernandes de Souza aceitou o pedido de habeas corpus e mandou expedir alvará de soltura.

“Até agora eu não entendi o que eu fiz para estar passando por essa situação. Quero saber qual o crime que eu cometi. Subi no palco e cantei”, afirmou, ao sair da Cidade da Polícia, onde prestou depoimento.

Entenda o caso: o artista, dois produtores e um traficante são investigados pela realização de um show no sábado (13), no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Segundo a polícia, eles violaram um decreto municipal que proibiu aglomerações no carnaval e contribuíram com a disseminação do coronavírus, colocando em risco a vida de centenas de pessoas.

Imunização em risco

VÍDEO: Veja as cidades que estão com estoques baixos e com vacinação suspensa
VÍDEO: Veja as cidades que estão com estoques baixos e com vacinação suspensa

A falta de doses de vacina contra o Covid-19 tem levado capitais brasileiras a suspender a imunização da população – ou a anunciar a paralisação para os próximos dias. SalvadorCuiabá, Campo Grande, Rio e Porto Alegre interromperam a vacinação (veja lista). A segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Nesta quarta, ao participar de uma reunião virtual com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho. Segundo a pasta, as próximas entregas vão acontecer ainda em fevereiro:

  • 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia;
  • 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil.

Vacinação contra a Covid

Vacinação contra a Covid-19 entre idosos em Macapá, no Amapá — Foto: Marcelo Loureiro/GEA/DivulgaçãoVacinação contra a Covid-19 entre idosos em Macapá, no Amapá — Foto: Marcelo Loureiro/GEA/Divulgação

Após denúncias de fraude na aplicação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, o G1 conversou com especialistas para entender o que esperar no dia da vacina – desde o uso de luvas pelo profissional até o funcionamento das seringas. Veja o passo a passo da vacinação.

Panorama Covid

Brasil tem 1.195 mortes por Covid-19 em 24 horas e vítimas já são 242.178
Brasil tem 1.195 mortes por Covid-19 em 24 horas e vítimas já são 242.178

O Brasil contabilizou 242 mil mortos por Covid-19 e se aproxima de 10 milhões de casos registrados. O país registrou 1.195 mortes pela Covid-19 em 24 horas. Com isso, a média móvel de óbitos foi de 1.033. Já são 28 dias com essa média acima da marca de 1 mil. Nove estados estão com alta nas mortes; veja os dados detalhados.

A partir desta quinta, todo o estado do Ceará terá um toque de recolher entre 22h e 5h, com exceção de profissionais de serviços essenciais. A medida vale até o próximo dia 28, com o objetivo de barrar o crescimento de Covid-19. Veja as outras medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT).

Energia

Os consumidores brasileiros terão que pagar R$ 3,1 bilhões a mais nas contas de luz neste ano para cobrir o déficit na arrecadação da bandeira tarifária em 2020, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A bandeira tarifária é um sistema criado em 2015 e que aplica uma cobrança adicional nas contas de luz sempre que aumenta o custo da produção da energia no país.

São Paulo

Prefeito Bruno Covas — Foto: Reprodução/YoutubePrefeito Bruno Covas — Foto: Reprodução/Youtube

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi submetido a novos exames de imagem que detectaram a presença de um novo nódulo no fígado. Com isso, o prefeito iniciou a quimioterapia nesta quarta, segundo boletim do hospital Sírio Libanês, onde ele faz o tratamento. Covas foi internado no hospital na terça, dentro da rotina de tratamento para exames de controle do câncer que ele enfrenta na região da cárdia, transição entre estômago e esôfago. Segundo os médicos do hospital, ele ficará internado até sábado (20).

Nas redes sociais, Bruno Covas comentou o novo diagnóstico:

“Mais um desafio a ser superado. Vou enfrentá-lo como sempre: confiante, de cabeça erguida e grato pelo apoio e carinho de todos vocês”, afirmou.

Infecção alimentar

Cantora Anitta se apresenta em Nova York, na Times Square, momentos antes da virada do ano — Foto: Gary Hershorn / POOL / AFPCantora Anitta se apresenta em Nova York, na Times Square, momentos antes da virada do ano — Foto: Gary Hershorn / POOL / AFP

A cantora Anitta está internada desde terça-feira em uma clínica na Zona Sul do Rio com uma infecção alimentar. Ela não tem previsão de alta.

“Desde ontem (16/02), Anitta está internada em um hospital do Rio de Janeiro, após se sentir mal em casa. A cantora passou por diversos exames que apontaram o diagnóstico de infecção alimentar. Anitta está sob cuidados médicos e recebendo medicação e hidratação. A cantora, ainda sem previsão de alta, passará mais esta noite internada”, disse uma nota distribuída pela assessoria de imprensa da artista.

Jogos Olímpicos

Ministra japonês dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, Seiko Hashimoto, foi nomeada presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020 — Foto: Charly Triballeau / AFP PhotoMinistra japonês dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, Seiko Hashimoto, foi nomeada presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020 — Foto: Charly Triballeau / AFP Photo

A ministra japonesa dos Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto, foi nomeada nesta quinta-feira (18) presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020. Hashimoto ocupa a vaga de Yoshiro Mori, que renunciou após o escândalo causado por comentários sexistas.

Educação

Maranhão é o Estado com menor índice de bibliotecas escolares — Foto: Reprodução/TV MiranteMaranhão é o Estado com menor índice de bibliotecas escolares — Foto: Reprodução/TV Mirante

novo edital do governo para comprar livros didáticos a alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental (6-10 anos) retirou trechos como “especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não-violência contra a mulher” e promover “negativamente a imagem da mulher” e alterou para “promover positivamente a imagem dos brasileiros, homens e mulheres” e “estar isenta de qualquer forma de promoção da violência”.

A deputada federal Tabata Amaral (PDT/SP) diz que vai assinar nesta quinta um projeto de decreto legislativo (PDL) para derrubar essas novas regras do PNLD. Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi às redes sociais se manifestar. Ele fez uma sequência de 10 posts em que defende que o PNLD 2023 está dentro da lei.

Entenda o caso: o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2023 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta (12). Essas regras vão determinar se um livro didático de português e matemática será aprovado ou rejeitado pelo governo para adoção na rede pública brasileira dessa faixa escolar a partir de 2023.

Motim no Ceará

Carros da polícia parados durante motim — Foto: Fabiane de Paula/SVMCarros da polícia parados durante motim — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Um ano após o motim realizado por agentes da Polícia Militar do Cearánenhum dos envolvidos na paralisação foi condenado pela Justiça, segundo informações da Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público do Ceará (MPCE). Na área administrativa, todos os policiais identificados estão afastados das funções e respondem a processos disciplinares, segundo a Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

De acordo com a Promotoria, até o fechamento desta reportagem, foram denunciados mais de 130 servidores da PM em casos relacionados à paralisação de 2020. Além disso, cerca de 250 inquéritos estão sob análise do órgão, que continua recebendo procedimentos investigatórios.

Lembre  caso: o movimento ocorreu entre os dias 18 de fevereiro e 2 de março em diversas cidades cearenses. Embora tudo tenha iniciado no 18º Batalhão, no Bairro Antônio Bezerra, periferia de Fortaleza, a ação mais violenta se deu no 3º Batalhão da cidade de Sobral, na qual o senador Cid Gomes (PDT-CE) tentou invadir um quartel com uma retroescavadeira e foi alvejado com dois tiros por grevistas.

Dinheiro na cueca

Chico Rodrigues — Foto: Adriano Machado/ ReutersChico Rodrigues — Foto: Adriano Machado/ Reuters

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) a retomar o mandato parlamentar. Chico Rodrigues estava afastado desde outubro do ano passado, quando foi alvo de operação da Polícia Federal, autorizada pelo STF. Durante a ação, o parlamentar foi flagrado com R$ 30 mil na cueca.

Lembre o caso: o senador é investigado por suposta participação em um esquema de fraude e dispensa indevida de licitações; peculato; e organização criminosa, voltada ao desvio de recursos federais destinados ao combate da pandemia. Rodrigues nega todas as acusações e afirma não ter relação com nenhum ato ilícito.

Telefonema oficial

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (esq.); e presidente dos EUA, Joe Biden (dir.) em montagem — Foto: Montagem/Reuters/G1Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (esq.); e presidente dos EUA, Joe Biden (dir.) em montagem — Foto: Montagem/Reuters/G1

Em 1ª conversa por telefone, o presidente dos Estados UnidosJoe Biden, e o premiê de IsraelBenjamin Netanyahu, falaram sobre acordos de paz no Oriente Médio, o Irã, e a gestão da pandemia da Covid-19. A ligação acontece quase um mês depois que Biden assumiu a presidência americana, em 20 de janeiro. Ele já vinha telefonando para uma dezena de líderes mundiais nas últimas semanas, mas Israel foi o primeiro país – entre os aliados da região – a receber uma chamada oficial.

“Foi uma boa conversa”, disse Biden a repórteres no Salão Oval.

‘Gelo por todo lado’

Kaleb Love usa uma pá para quebrar o gelo de uma fonte congelada em Richardson, Texas — Foto: LM Otero/APKaleb Love usa uma pá para quebrar o gelo de uma fonte congelada em Richardson, Texas — Foto: LM Otero/AP

Milhões de texanos completaram o terceiro dia sem aquecimento na esteira de uma tempestade de inverno que matou ao menos 21 pessoas. A presença do gelo causa transtornos no maior estado norte-americano e na região durante dias. Na tarde desta quarta, cerca de 2,7 milhões de moradias do Texas ainda estavam sem energia, de acordo com o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), cooperativa responsável por 90% da eletricidade estadual que vem sendo cada vez mais criticada por causa dos blecautes.

Mega-Sena

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou o concurso 2.345 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (17) no Espaço Loterias Caixa. O prêmio acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 07 – 16 – 19 – 22 – 28 – 55.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo em todo o país

Veja a previsão do tempo em todo o país

Deixe uma resposta