PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 16 DE SETEMBRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Bom dia. TSE e o Supremo vão investigar se alguém financiou os atos antidemocráticos de 7 de setembro. A CPI da Covid vai convocar Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro – hoje irá ouvir diretor de plano de saúde que teria indicado o uso de remédios ineficazes contra o coronavírus. A SpaceX iniciou seu voo orbital com cinco civis. G1 15 anos: voz das mulheres. e como nascem as dancinhas do Tik Tok?

Investigações do 7 de setembro

O TSE e o Supremo vão investigar se alguém financiou os atos antidemocráticos de 7 de setembro. O objetivo é saber se houve pagamento de caminhões e ônibus para transportar manifestantes.

As manifestações foram incluídas no inquérito já aberto no STF que investiga a organização de atos violentos contra instituições da República. Foram alvos desse inquérito, entre outros, o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).

Ainda ontem, a GloboNews revelou que o corregedor-geral do TSE, o ministro Luís Felipe Salomão, decidiu investigar se houve financiamento dos atos antidemocráticos, e caso tenha havido, quem financiou. Salomão quer saber também se os atos configuraram propaganda eleitoral antecipada.

CPI da Covid

Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro — Foto: ReproduçãoAna Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução

A CPI da Covid aprovou a convocação de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro. O requerimento foi aprovado durante o depoimento do lobista Marconny Albernaz de Faria, amigo de Cristina e de Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente. A comissão diz ter indícios de que Ana Cristina atuou, a pedido do lobista, para fazer indicações para cargos no governo federal.

A ex-mulher de Bolsonaro é alvo de investigação no caso do esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio. A Justiça quebrou os sigilos bancário e fiscal de sete empresas relacionadas a Ana Cristina, além de contas pessoais dela.

Ontem, o empresário Marconny Ribeiro de Faria, apontado como um suposto lobista com atuação no Ministério da Saúde, admitiu ‘negócio’ com advogada do presidente Bolsonaro. Mas ele não deu nome de um senador que ajudaria a ‘destravar’ contrato suspeito.

Números da pandemia

A tendência de queda na média móvel de mortes por Covid no Brasil foi interrompida após 22 dias seguidos e volta a ficar perto de 600. O aumento é considerado reflexo do feriado prolongado no início do mês. Mais de 76,7 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou a dose única e estão totalmente imunizadas contra a Covid no Brasil. O número corresponde a 36% da população.

Falando em vacinaçãoo Ministério da Saúde anunciou ontem que vai manter a recomendação de intervalo de 12 semanas para aplicação da segunda dose da AstraZeneca. A previsão era a adoção de 8 semanas. Mais cedo, o ministro Marcelo Queiroga ainda disse que o Brasil tem ‘excesso de vacinas‘, ainda que pelo menos 6 estados tenham relatado a falta de estoque para aplicar a segunda dose da Astrazeneca.

O Assunto analisa hoje o mix de vacinas: por que e como fazer. OUÇA o podcast.

Quarentena eleitoral

Após articulação envolvendo líderes do Centrão e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os deputados decidiram reinserir no Código Eleitoral uma quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais que queiram se candidatar já a partir de 2026. Foram 273 votos a favor e 211 contra. Alguns partidos da oposição, como PT e PCdoB, também orientaram a favor da medida. O governo orientou contra.

Queda de avião

piloto e copiloto mortos no acidente aéreo em Piracicaba (SP) serão velados e enterrados hoje. A aeronave caiu na terça-feira (14) em uma área de mata no bairro Santa Rosa e matou 7 pessoas. Entre as vítimas, está o empresário sócio da Raízen Celso Silveira Mello Filho, de 73 anos, sua mulher e três filhos.

Segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, as equipes conseguiram localizar a caixa preta do avião.

Jovem morta em Goiânia

Ariane Bárbara Laureano de Oliveira, de 18 anos, em Goiânia, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Eliana Laureano

A morte de Ariane Bárbara Laureando de Oliveira, de 18 anos, chocou os moradores de Goiânia. A jovem ficou sete dias desaparecida até ter o corpo encontrado em uma mata de um bairro nobre da capital. Segundo a Polícia Civil, três amigos dela são suspeitos do crime e a motivação seria porque um dos investigados queria saber se era psicopata. Veja o que se sabe sobre o caso.

SpaceX

Foguete da SpaceX, de Elon Musk, decola para 1º voo orbital com civis no espaço
Foguete da SpaceX, de Elon Musk, decola para 1º voo orbital com civis no espaço

SpaceX, do bilionário Elon Musk, iniciou seu voo orbital, com o objetivo de fazer o turismo espacial ultrapassar uma nova fronteira. Vai ser o voo com humanos que chegará mais longe, depois do programa Apollo. Serão 3 dias dando voltas ao redor da Terra, por isso se trata de um voo orbital.

O foguete Falcon, com 4 civis a bordo, decolou por volta das 21h (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde costumam partir as missões da Nasa.

Decolagem da missão da SpaceX com civis — Foto: Joe Skipper/Reuters

G1 15 anos: voz das mulheres

G1 15 anos: voz das mulheres — Foto: Editoria de Arte / G1

Documentos relatam as angústias e as dores das mulheres do Brasil Colônia, como abuso sexual, violência doméstica, abandono, desigualdade de gênero – heranças vividas até os dias de hoje. Os arquivos, com as histórias de pessoas como Maria, Gertrudes, Felipa, Anna Maria, Francisca, Feliciana e Anna Caetana, formam um catálogo importante para os estudos da micro história do país, aquela não contada pelos vencedores.

531 bolsas de sangue

Essa foi a quantidade usada em um parto para salvar vida de mãe com doença rara no Pará. O total é maior do que a média de transfusões feitas durante o mês inteiro na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. As doações voluntárias foram determinantes para sobrevivência da auxiliar administrativa Thaís Cristina Sousa e seu filho Saulo. O G1 conta essa história de luta e sobrevivência.

Previsão do tempo

Chuvas fortes devem atingir estados do Norte e o RJ nesta quinta (16). A chuva deverá ganhar força no Amazonas, no Acre e em Rondônia. Já no estado do Rio de Janeiro, o tempo amanhece nublado e com risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento inclusive na capital. Veja a previsão do tempo aqui.

Como nascem as dancinhas do Tik Tok?

“Tipo gin”, “Não, não vou”, “Bipolar”, “Não nasceu pra namorar” são algumas das músicas que ganharam dancinhas simples, mas virais no TikTok. As coreografias projetaram seus artistas para o topo das paradas dos serviços de streaming. O G1 mostra o que está por trás dessas criações de sucesso

Você viu?

Deixe uma resposta