PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2020 POR G1

Por G1

 

Quase 150 milhões de eleitores foram esperados neste domingo nas urnas em mais de 5.500 municípios brasileiros. Nestas eleições municipais, foram 19.346 candidatos a prefeito e 518.328 candidatos a vereadorFoi uma eleição diferente: por causa da pandemia, foi excluída a biometria e o uso de máscara foi obrigatório. Estreia o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, com quase 30 milhões de cadastrados.

Abstenção

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o índice de abstenção no primeiro turno foi de 23,1%. Nas duas eleições municipais anteriores, a abstenção no primeiro turno foi de 17,58% em 2016 e de 16,41% em 2012. Na eleição mais recente, a presidencial de 2018, a abstenção no primeiro turno ficou em 20,33%. Em 14 capitais, mais de 25% dos eleitores não compareceram às urnas.

Capitais

Sete capitais brasileiras já elegeram seus prefeitos pelos próximos quatro anos. Outras 18 capitais terão segundo turno, no dia 29. Só um prefeito de capital perdeu a disputa no primeiro turno; 6 foram reeleitos e 6 vão disputar o segundo turno.

Ao todo, 25 das 26 capitais brasileiras votaram para prefeito. A capital federal, Brasília, não tem prefeito; já as eleições em Macapá foram suspensas por causa do apagão no Amapá, e ainda não têm data definida para ocorrer.

Veja as capitais onde os prefeitos já foram escolhidos:

  1. Belo Horizonte: o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), foi reeleito.
  2. Campo Grande: o atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD), foi reeleito.
  3. Curitiba: o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), foi reeleito.
  4. Florianópolis: Gean Loureiro (DEM), atual prefeito, foi reeleito.
  5. Natal: Álvaro Dias (PSDB), atual prefeito, foi reeleito.
  6. Palmas: a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi reeleita. A capital do Tocantins era a única do país com menos de 200 mil eleitores – e, por isso, não poderia ter segundo turno.
  7. Salvador: Bruno Reis (DEM) foi eleito em primeiro turno com cerca de 64% dos votos.

Veja onde haverá segundo turno:

Bruno Covas e Guilherme Boulos disputarão o segundo turno para prefeito em São Paulo — Foto: Fábio Tito/G1; Renato Gizzi/Agência O Dia/Estadão ConteúdoBruno Covas e Guilherme Boulos disputarão o segundo turno para prefeito em São Paulo — Foto: Fábio Tito/G1; Renato Gizzi/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

  1. Aracaju: o atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PDT), vai disputar o 2º turno com Danielle Garcia (Cidadania).
  2. Belém: Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota) vão disputar o 2º turno.
  3. Boa Vista: Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade) vão disputar o 2º turno.
  4. Cuiabá: o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), vai disputar o 2º turno com Abílio Júnior (Podemos).
  5. Fortaleza: Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros) vão disputar o 2º turno.
  6. Goiânia: Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) vão disputar o 2° turno.
  7. João Pessoa: Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB) vão disputar o 2° turno.
  8. Maceió: haverá segundo turno, que ainda está indefinido.
  9. Manaus: Amazonino Mendes (Podemos) vai disputar o 2º turno com David Almeida (Avante).
  10. Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB) e Manuela d’Ávila (PCdoB) vão disputar o 2° turno. O atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior, ficou em terceiro lugar na votação e não terá um segundo mandato.
  11. Porto Velho: o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB), vai disputar o 2º turno com Cristiane Lopes (PP).
  12. Recife: João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) vão disputar o 2° turno.
  13. Rio Branco: Socorro Neri (PSB), atual prefeita, vai disputar o 2º turno com Tião Bocalom (PP).
  14. Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito, vai disputar o 2º turno com Eduardo Paes (DEM).
  15. São Luís: Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) vão disputar o 2º turno.
  16. São Paulo: o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), vai disputar o 2º turno com Guilherme Boulos (PSOL).
  17. Teresina: Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) vão disputar o 2º turno.
  18. Vitória: Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) vão disputar o 2º turno.
  19. Eduardo Paes e Marcelo Crivella estão no segundo turno para prefeito no Rio — Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo e Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão ConteúdoEduardo Paes e Marcelo Crivella estão no segundo turno para prefeito no Rio — Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo e Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

E mais…

São Paulo, BH, Recife e Rio

Em São PauloBruno Covas, do PSDB, disse que SP quer “experiência para enfrentar radicalismo”, e seu adversário no 2º turno, Guilherme Boulos, do PSOL, afirmou que é “oportunidade de virar a página”‘.

Em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito e já fala em medidas contra Covid.

No Recife, João Campos (PSB) afirmou que “o Recife não vai andar para trás“, e Marília Arraes (PT) disse que as estatísticas não vão mover a campanha na nova disputa.

Em Salvador, Bruno Reis, do DEM, afirmou que o resultado representa o sucesso da maior gestão do Brasil.

No Rio, Marcelo Crivella, do Republicanos, agradeuceu ao apoio de Bolsonaro. “O apoio que o presidente [Bolsonaro] me deu foi muito grande. O presidente teve uma coragem gigantesca”. Eduardo Paes, do DEM, afirmou que “a gente andou pela cidade toda, discutiu o Rio, debateu o Rio, e hoje é o momento em que a população vem soberana para as urnas e decide quem vai ser o futuro prefeito da cidade”.

Carlos Bolsonaro

Tarcísio Motta foi o vereador mais votado e Carlos Bolsonaro, filho do presidente, ficou em 2º lugar, mas perdeu 35 mil votos em relação a 2016.

Carlos Bolsonaro — Foto: Reprodução/GloboNewsCarlos Bolsonaro — Foto: Reprodução/GloboNews

FamososDelegado Palumbo, o influencer Felipe Bacari, Thammy Miranda e Eli Corrêa — Foto: Reprodução/DivulgaçãoDelegado Palumbo, o influencer Felipe Bacari, Thammy Miranda e Eli Corrêa 

Em São Paulo, foram eleitos o ex-radialista Eli Corrêa (DEM), o influencer Felipe Becari (PSD), o Delegado Palumbo (MDB) e o filho da cantora Gretchen, Thammy Miranda (PL). Na Grande SP, Mendigata e Dr. Rey ficaram como suplentes. Veja os famosos que estão entre os vereadores mais votados de São Paulo em 2020.

Campeões de votos

Eduardo Suplicy — Foto: Flavio Corvello/Estadão ConteúdoEduardo Suplicy — Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo

O vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT-SP), garantiu a sua reeleição como o candidato com mais votos do Brasil: foram 167.427, ainda com 99% das urnas apuradas. O número, no entanto, é inferior ao que ele conseguiu na última vez em que concorreu ao cargo. Em 2016, o petista levou mais de 300 mil votos do eleitorado paulista. Veja os dez vereadores mais votados do Brasil.

 

Falha em supercomputador

Acostumado com a rapidez na apuração dos votos, o país teve que esperar muito mais do que o normal pela definição do resultados das eleições. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, afirmou que um problema técnico provocou a lentidão. Segundo ele, houve uma falha em um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização.

Lentidão no e-Título

Desde a manhã de domingo, eleitores relataram dificuldades para justificar a ausência na eleição por meio do e-Título. A retirada da rede, em caráter preventivo, de um dos dois servidores da Justiça Eleitoral, provocou sobrecarga e, consequentemente, dificuldade de acesso de quem tentou usar o aplicativo. A retirada foi feita em razão de um ataque hacker ao sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no inicio do mês.

Deixou de votar?

A justificativa pode ser feita pelo eleitor por meio do aplicativo e-Título. Para quem não tem smartphone ou acesso à internet, é possível realizar o processo em qualquer seção eleitoral até 60 dias após a data de cada turnoSaiba mais.

O ASSUNTO

Qual foi o saldo do primeiro turno das eleições municipais 2020? No #episódio324, Renata Lo Prete conversa sobre o tema com três jornalistas que, assim como nossa âncora, cobriram intensamente os eventos deste domingo: Julia Duailibi, Nilson Klava e Valdo Cruz. Imperdível. Enquanto a segunda-feira não chega, ouça aqui as últimas edições.

PIX

Entenda o que é e como vai funcionar o PIX
Entenda o que é e como vai funcionar o PIX

O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, estreia com quase 30 milhões de pessoas cadastradas. A tecnologia desenvolvida pelo Banco Central está disponível para clientes de 762 bancos, corretoras e instituições financeiras que operam no país.

Curtas e Rápidas:

País tem ao menos 85 concursos públicos abertos com oferta de mais de 13 mil vagas

Futebol

  • 18 horas: Coritiba x Bahia
  • 20 horas: Botafogo x Bragantino

Previsão do tempo

Vai fazer calor hoje em todo o país. Mas atenção para chuvas fortes no Sul e em partes do Norte do Brasil.

Previsão de calor para todo o Brasil nesta segunda (16)
Previsão de calor para todo o Brasil nesta segunda (16)
Fonte: G1

Deixe uma resposta