PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 16 DE ABRIL DE 2021 POR G1

Por G1

 

O plenário do STF confirma a anulação das condenações do ex-presidente Lula. Sai hoje o resultado do Sisu. O segundo episódio de “A Corrida das Vacinas” no Globoplay. Pelo menos 70 mil pessoas deixaram Nova York. ‘O Assunto’ analisa a situação do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. E uma foto premiado em meio à pandemia.

Caso Lula

A anulação das condenações na Lava Jato deixa o ex-presidente Lula apto a disputar a eleição de 2022. A decisão tomada em março por Fachin foi confirmada ontem por 7 ministros, somando 8 votos. Do outro lado, ficaram 3. Saiba como foi o julgamento e entenda as consequências da decisão.

Os advogados de Lula disseram que o STF “restabelece a credibilidade da Justiça” brasileira.

Momento aguardado

Sai hoje o resultado do Sisu, o sistema de seleção das universidades federais. A divulgação está prevista para as 8h. Ontem, candidatos relataram nas redes sociais uma suposta falha que liberou os dados antes da hora. O G1 procurou o Ministério da Educação para saber se o problema ocorreu, mas não houve resposta.

Auxílio emergencial

A Caixa antecipou em alguns dias o início dos saques do auxílio emergencial. Aqui está o novo calendário. As datas para depósito na poupança não mudaram. Começam hoje os pagamentos para quem recebe o Bolsa Família.

Avanço da Covid

O país registrou 3.774 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totaliza 365.954 óbitos25,4 milhões receberam 1ª dose da vacina no Brasil, mas 6 capitais suspenderam parte do programa de imunização.

Um carinho ❤️

Rosa Lunardi, de 85 anos, recebe abraço da enfermeira Adriana Silva. Foto foi tirada agosto de 2020 — Foto: Mads Nissen/Politiken/Panos Pictures/World Press Photo via APRosa Lunardi, de 85 anos, recebe abraço da enfermeira Adriana Silva. Foto foi tirada agosto de 2020 — Foto: Mads Nissen/Politiken/Panos Pictures/World Press Photo via AP

A foto de um abraço entre uma cuidadora e uma idosa, tirada numa casa de repouso em SP durante a pandemia, foi eleita a imagem do ano pela World Press Photo. O autor é o dinamarquês Mads Nissen. “A principal mensagem é a empatia. É amor e compaixão”, disse ele. Conheça essa história.

Luz no fim do túnel?

Há uma tendência de diminuição no número de internações por Covid? Nos últimos 15 dias sim. Principais hospitais de São Paulo mostram que há queda nas internações. Veja a pesquisa.

“A Corrida das Vacinas”

No 2º episódio, a série do Globoplay mostra as idas e vindas na divulgação dos dados de eficácia da CoronaVac, no fim de 2020 e início deste ano. O capítulo lembra também o momento em que o Brasil bateu 200 mil mortes pela Covid. Hoje já são quase 365 mil. Clique aqui para assistir.

Nova York

Pelo menos 70 mil pessoas deixaram Nova York desde o começo da pandemia. Cidade perdeu teatros, esvaziou escritórios e interrompeu o turismo, destruindo negócios que empregavam um quinto da força de trabalho. Veja a reportagem do Jornal da Globo no vídeo abaixo.

Pelo menos 70 mil pessoas deixaram Nova York desde o começo da pandemiaPelo menos 70 mil pessoas deixaram Nova York desde o começo da pandemia

O Assunto

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está no centro de uma crise deflagrada com a maior apreensão de madeira da história do país, feita pela Polícia Federal na divisa entre Amazonas e Pará no final do ano passado. Ouça a análise em “O Assunto”.

Papo de Política

Saiba como a primeira CPI contra o governo Bolsonaro pode se tornar a pior pedra no sapato do presidente. Tem ainda os detalhes da queda do superintendente da PF no Amazonas, a pressão internacional contra Bolsonaro às vésperas da Cúpula do Clima e a crise do Orçamento. Ouça:

Monarquia em luto

Amanhã é o funeral do príncipe Philip, o marido da rainha Elizabeth II, e a cerimônia terá só 30 convidados. A lista inclui a rainha, é claro, o filho Charles e os netos William e Harry. Veja todos os nomes. O príncipe Harry, que mora nos EUA, pegou um avião até o Reino Unido, cumpriu isolamento e fez teste de Covid para poder participar. Meghan Markle ficou em casa porque está grávida e não foi autorizada a viajar.

Fim de uma era

O técnico Renato Portaluppi deixou o Grêmio após a eliminação precoce na Libertadores. O pedido de demissão encerra um ciclo de 4 anos e meio. Tiago Nunes, ex-Corinthians, e Schelotto, ex-Boca Juniors, estão no radar do clube.

Porteiro agredido por motoboy

Denunciado por homicídio, o motoboy Marcus Vinícius Gomes Correia passou à condição de réu na Justiça após ter agredido com uma barra de ferro o porteiro Jorge José Ferreira na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Dias depois do ataque, o porteiro morreu no hospital. Mas Gomes vai responder ao processo em liberdade.

Fonte: G1

Deixe uma resposta