PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 15 DE OUTUBRO DE 2020 POR G1

Por G1

 

STF forma maioria a favor prisão de André do Rap e retoma julgamento nesta quinta. Deputados se articulam para reativar funcionamento apenas da comissão da PEC da 2ª instância. Emissoras rivais terão Trump e Biden ao vivo hoje à noite, mesmo dia em que fariam debate cancelado. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), vice-líder do governo no Senado, foi alvo da PF, que diz ter encontrado dinheiro na cueca que ele vestia. O Assunto debate um novo personagem introduzido pelo governo sobre os incêndios no Pantanal: o ‘boi bombeiro’. E tem apostador que vai acordar milionário em Santos (SP).

6 x 0

julgamento no Supremo sobre o caso do traficante André do Rap terá a continuidade hoje. Restam os votos de quatro ministros (Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Marco Aurélio), mas o STF já tem maioria por seis a zero a favor da manutenção da prisão.

Nesta quarta, votaram os ministros Luiz Fux (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli. Todos consideraram que a falta da revisão de uma prisão preventiva a cada 90 dias — prevista no pacote anticrime aprovado pelo Congresso, que alterou o Código de Processo Penal e motivou a decisão de Marco Aurélio Mello — não implica soltura automática do preso.

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, foi o primeiro a votar no caso do traficante André do Rap — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF; Arte/G1

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, foi o primeiro a votar no caso do traficante André do Rap — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF; Arte/G1

Prisão em 2ª instância

Deputados articulam a votação de um projeto específico, em caráter de urgência, que autorize a retomada de uma única comissão especial da Câmara. O colegiado em questão debate a proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a execução imediata da pena após condenação em segunda instância. Lembrando que os trabalhos de todas as comissões do Congresso estão suspensos desde março em razão da pandemia.

Entenda: A discussão sobre a retomada da PEC, que prevê o início do cumprimento da prisão logo após uma condenação em segunda instância, ganhou novo fôlego com a repercussão do caso do traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap.

Dinheiro na cueca

PF apreende dinheiro na cueca de vice-líder do governo Bolsonaro

PF apreende dinheiro na cueca de vice-líder do governo Bolsonaro

senador Chico Rodrigues (DEM), vice-líder do governo no Senado, foi alvo da Polícia Federal durante operação deflagrada ontem, para combater um esquema criminoso de desvio de recursos públicos destinados ao combate da pandemia de coronavírus em Roraima. Os valores desviados no esquema somam R$ 20 milhões.

Durante as buscas na casa de Rodrigues, os agentes encontraram dinheiro. Ele tentou esconder os valores dentro da cueca que vestia. A quantia, ainda não informada, foi apreendida.

Eleições 2020

Divulgada nesta quarta, a pesquisa Ibope aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

Levantamento foi feito entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições americanas

Joe Biden enfrentará o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas eleições deste ano — Foto: Getty Images via BBCJoe Biden enfrentará o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas eleições deste ano — Foto: Getty Images via BBC

Mais tarde, o presidente dos EUA, Donald Trump, irá participar de um evento com eleitores em um estúdio da NBC News, no mesmo horário em que seu adversário nas eleições, o democrata Joe Biden, estará ao vivo em um programa semelhante na ABC. Os dois serão exibidos a partir das 21h (horário de Brasília) no lugar de um debate inicialmente programado, no qual Trump e Biden se enfrentariam diretamente, em Miami, na Flórida.

Relembre o caso: O debate marcado para o dia 15 de outubro foi cancelado depois que Donald Trump se recusou a participar de uma versão virtual, que foi proposta por medida de segurança, após o presidente contrair a Covid-19

Privatização dos Correios

O governo pretende enviar ao Congresso, no começo de 2021, o projeto de privatização dos CorreiosA proposta prevê a criação de uma nova agência, a Anacom (Agência Nacional de Comunicações), para substituir a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). De acordo com Ministério das Comunicações, além dos serviços de telecomunicações (telefonia, internet, TV por assinatura), atualmente sob a responsabilidade da Anatel, a nova agência regularia também a prestação de serviços postais no país. Leia mais.

O Assunto

Hoje, o tema é o ‘boi bombeiro’. Cobrado pela devastação dos incêndios no Centro-Oeste, o governo resolveu introduzir um novo personagem na história. Renata Lo Prete conversa com Sandra Santos, pesquisadora da Embrapa, que explica o papel da alimentação do gado pantaneiro na prevenção dos incêndios. E mostra como a seca extrema deste ano impediu que isso acontecesse. Participa também Geraldo Alves Damasceno, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutor em Biologia Vegetal. Ele desmonta a ideia de que um rebanho maior teria resolvido o problema e aponta soluções de manejo para tentar salvar a maior planície alagada do mundo.

Vacina chinesa

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou que o governo federal não liberou dinheiro para a compra da vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Em entrevista ao G1, ele disse que a compra de doses adicionais, além das 61 milhões já garantidas pelo governo estadual, será “inviável” sem esses recursos. O Ministério da Saúde não se manifestou sobre o assunto.

Panorama Covid no Brasil e no mundo

Brasil registra 716 mortes por Covid em 24 horas

Brasil registra 716 mortes por Covid em 24 horas

Brasil tem média móvel de casos de Covid abaixo de 20 mil pela 1ª vez desde maio. São 5.141.498 diagnósticos da doença desde o início da pandemia. O país chegou a 151,7 mil mortes, com média móvel de 496 por dia. É o 3º dia seguido com a curva de óbitos apontando queda, após 28 dias em estabilidade. Vale ressaltar que baixos registros em semana de feriado podem criar sensação enganosa.

15 de outubro – Dia do Professor

Professor Rodrigo Mota Amarante, 44 anos, que dava aula para as turmas de engenharia da Uninove, mas foi demitido durante a pandemia. — Foto: Arquivo PessoalProfessor Rodrigo Mota Amarante, 44 anos, que dava aula para as turmas de engenharia da Uninove, mas foi demitido durante a pandemia.

País tem 2,6 milhões de educadores e é 1° em ranking global de agressão a professores. Veja os números da profissão no Brasil, os efeitos da pandemia sobre quem trabalha com ensino e relatos.

Mega-Sena

Tem apostador que vai acordar milionário em Santos (SP). Uma aposta acertou os seis números do sorteio do concurso 2.308 e receberá o prêmio de R$ 6.648.106,25. As dezenas sorteadas foram: 09 -13 – 26 – 38 – 58 – 60.

Curtas e Rápidas:

Futebol

Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Palmeiras. Ele foi demitido ontem à noite, logo após a derrota por 3 a 1 para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians venceu e saiu da zona de rebaixamento, e o Atlético-MG empatou e pode perder a liderança nesta quinta. Veja todos os resultados e a classificaçãoE hoje, a partir das 20 horas, o Flamengo recebe o Bragantino.

Fonte: G1

Deixe uma resposta