PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

O Rio de Janeiro determinou um mutirão para revisar todos os alvarás de soltura cumpridos desde setembro de 2020. Mais de 40 podem ser documentos falsificados. As escolas municipais da cidade de São Paulo retomam o ensino presencial. carnaval clandestino pelo país. Um brasileiro está preso na Irlanda após um homicídio. A volta de “O Bem-Amado”. Os concursos em andamento. E o Brasileirão, que está na reta final.

Revisão de alvarás

VÍDEO: Traficante de armas sai da cadeia com alvará falso e acena para câmeras; entenda esquema
VÍDEO: Traficante de armas sai da cadeia com alvará falso e acena para câmeras; entenda esquema

Depois que dois presos deixaram a cadeia com alvarás de soltura falsos, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro determinou um mutirão para revisar todos os alvarás de soltura cumpridos desde setembro de 2020. O Fantástico apurou que pelo menos 43 casos começaram a ser investigados na última semana (assista no vídeo acima).

Volta às aulas

Funcionária arrumando sala para o retorno das aulas — Foto: DivulgaçãoFuncionária arrumando sala para o retorno das aulas — Foto: Divulgação

As escolas municipais da cidade de São Paulo retomam o ensino presencial nesta segunda-feira. A reabertura é marcada por críticas e denúncias de pais e professores contra a falta de estrutura de algumas unidades, que não têm condições de receber os alunos seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Integrantes de conselhos escolares ouvidos pelo G1 reclamam que as unidades não têm condições de ventilação adequadas ou equipes de limpeza suficientes para cumprir as medidas definidas pela Prefeitura de São Paulo para a reabertura.

Como o G1 mostrou na sexta (12), ao menos 530 escolas não vão abrir.

Carnaval clandestino

Apesar da proibição de desfile de blocos e festas de carnaval, fim de semana tem aglomerações
Apesar da proibição de desfile de blocos e festas de carnaval, fim de semana tem aglomerações

Mesmo com a proibição de eventos de carnaval por todo o país por causa da pandemia da Covid-19, aglomerações não deixaram de acontecer na sexta-feira (12) e no final de semanaMultidões sem máscaras em praias, ruas, bares lotados e festas foram registradas em diversas cidades do Brasil. As forças de segurança e fiscalização encerraram muitos eventos. O G1 acompanha o trabalho de fiscalização do carnaval clandestino.

O Assunto

A reinvenção dos sem-carnaval: uma das maiores festas populares do mundo é também, para milhares de brasileiros, trabalho duro, que se estende pelo ano inteiro. Limitados pela Covid-19, eles foram à luta. Entenda esse drama no episódio de hoje.

Números na pandemia

Brasil registra a maior média de mortes por Covid desde o início da pandemia

Brasil registra a maior média de mortes por Covid desde o início da pandemia

O país registrou 647 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 239.294 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.105 – a maior já registrada desde o início da pandemia. O recorde anterior era do dia 25 de julho de 2020 (1.097). Já são 25 dias com essa média acima da marca de 1 mil; 9.833.695 de brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 22.440 desses confirmados no último dia.

Doze estados estão com alta nas mortes: MG, GO, MS, AC, PA, RO, RR, BA, CE, MA, PB e RN.

Balanço da vacinação

 

 — Foto: Guilherme Gomes/G1

número de vacinados no Brasil passa de 5 milhões e equivale a 2,4% da populaçãoClique aqui e veja o MAPA de vacinação no seu estado.

Brasileiro preso na Irlanda

Brasileiro é acusado de assassinar promessa do futebol irlandês; Crime leva a onda de ataques a estrangeiros

Brasileiro é acusado de assassinar promessa do futebol irlandês; Crime leva a onda de ataques a estrangeiros

Um brasileiro que trabalha como entregador em Dublin, na Irlanda, está preso acusado de matar um adolescente – promessa do futebol irlandês – durante uma briga. A confusão teria começado depois que um grupo de jovens supostamente tentou roubar a bicicleta de outro entregador. O caso revoltou os irlandeses, mas fez também com que outros imigrantes denunciassem um aumento no número de agressões a estrangeiros no país

Assédio sexual no Exército

Exclusivo: cabo do Exército grava investida e acusa sargento de assédio; veja vídeo
Exclusivo: cabo do Exército grava investida e acusa sargento de assédio; veja vídeo

O Primeiro Batalhão de Polícia no Exército do Rio de Janeiro investiga um possível crime de assédio sexual envolvendo um cabo e um sargento, dentro de um prédio onde moram generais, na Urca, bairro da Zona Sul da capital fluminense.

Reforma com dinheiro público

Assessores denunciam deputado por usar servidores para reformar casa de luxo no RS
Assessores denunciam deputado por usar servidores para reformar casa de luxo no RS

Uma casa avaliada em R$ 2 milhões está em obras. Banheiro, cozinha, sala, é uma reforma geral. Estaria tudo certo se o dinheiro para pagar os três pedreiros não tivesse saído dos cofres públicos. Quem denuncia e fez as imagens, é Cristina Nêrbas, ex-assessora do deputado estadual do Rio Grande do Sul Ruy Irigaray, do PSLDeputado é acusado de usar assessores para reformar casa da sogra.

‘O Bem-Amado’

'O Bem-Amado': Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu — Foto: Diulgação / TV Globo‘O Bem-Amado’: Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu — Foto: Diulgação / TV Globo

“O Bem-Amado” estreia nesta segunda-feira no Globoplay. Exibida originalmente na Globo em 1973, a novela é uma adaptação de Dias Gomes de sua peça “Odorico, O Bem-Amado e Os Mistérios do Amor e da Morte” (1962). Para ajudar a entrar no clima, o G1 publica curiosidades sobre a novela, com dados do Memória Globo.

‘Mlheres-Hit’

Mulheres-hit — Foto: Wagner Magalhães / G1Mulheres-hit — Foto: Wagner Magalhães / G1

Elas dão facada, pedrada, voadora no peito e enfiam o canivete no pneu. Uma nova leva de músicas com nomes de mulheres chegou à música brasileira com sucesso e violência. “Rita”, “Letícia”, “Virgínia”, “Renatinha”, “Larissa” são destemidas e não superaram as dores de suas precursoras. O podcast G1 Ouviu analisa a onda de “mulheres-hit” impiedosas e relembra exemplos de grupos anteriores. Ouça abaixo:

Concursos

Pelo menos 110 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira, com oferta de mais de 6,8 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridadeOs salários chegam a R$ 16 mil.

Brasileirão

  • 18 horas: Ceará x Fluminense
  • 20 horas: Sport x Bragantino
Gols do Fantástico: Brasileirão entra na reta final com Internacional e Flamengo na disputa pelo título

Gols do Fantástico: Brasileirão entra na reta final com Internacional e Flamengo na disputa pelo título

Fonte: G1

Deixe uma resposta