PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 10 DE MAIO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Um novo lote de vacinas da Pfizer começa a ser distribuído aos estados. A CPI da Covid entra na 2ª semana de depoimentos. A Europa avança no relaxamento das restrições. A mãe e o marido de Paulo Gustavo falam ao Fantástico.

Vacina da Pfizer

Começa hoje a distribuição de mais 1,1 milhão de doses da vacina da Pfizer. O lote deve ser usado nas capitais para dar a 1ª dose a pessoas com doenças preexistentes (comorbidades), mulheres grávidas e que tiveram bebê recentemente. Esse novo envio faz parte de um contrato que prevê 100 milhões de doses.

Agenda da CPI

A vacina da Pfizer será o assunto da semana na CPI da Covid. Os senadores querem saber por que o governo Bolsonaro não quis as 70 milhões de doses oferecidas em agosto de 2020. Se essa compra tivesse acontecido, provavelmente o Brasil teria hoje mais gente vacinada. E menos mortos.

A agenda começa amanhã com o diretor da Anvisa, Antonio Barra Torres. Na quarta (12), quem fala é Fábio Wajngarten. O ex-secretário de Comunicação do governo culpa o ex-ministro Pazuello pelo fracasso das negociações. E na quinta (13) teremos o depoimento dos representantes da Pfizer. O G1 transmite tudo.

O depoimento de Pazuello é no dia 19, e o colunista Octavio Guedes conta que os senadores combinaram de chamá-lo de “senhor”, e não de “general”. Há uma razão. Entenda aqui por quê.

Adeus a Paulo Gustavo

Dona Déa, a mãe de Paulo Gustavo, conversou com o Fantástico. “A morte é uma coisa certa na vida. A gente só espera que uma mãe vá na frente. Então, é muito duro”, afirma. Assista:

Mãe de Paulo Gustavo fala sobre a perda do filho: ‘Uma mãe jamais deveria passar por isso’
Mãe de Paulo Gustavo fala sobre a perda do filho: ‘Uma mãe jamais deveria passar por isso’

Thales Bretas, o marido de Paulo Gustavo, também deu entrevista, a primeira desde que ficou viúvo. “Essa ausência é avassaladora. É um silêncio que não fazia parte da minha vida há sete anos”, diz.

Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, fala pela primeira vez desde a morte do ator: 'Vai ser pra sempre o amor da minha vida'
Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, fala pela primeira vez desde a morte do ator: ‘Vai ser pra sempre o amor da minha vida’

Falta de medicamentos

A falta de medicamentos para intubar pacientes com Covid-19 está atrasando cirurgias de animais de estimação em SP. Os estoques de anestésicos e sedativos foram redirecionados, o que causou desabastecimento no mercado veterinário. Leia a reportagem.

Reabertura

Com o avanço da vacinação e a queda nas mortes por Covid-19, a Europa começa a relaxar as medidas restritivas. O Reino Unido deve anunciar hoje a liberação de pequenas reuniões em ambientes fechados (veja detalhes). A Espanha suspendeu o toque de recolher noturno, e as ruas de Barcelona lotaram imediatamente. Veja no vídeo:

Em Barcelona, jovens celebram "liberdade" após fim do estado de emergência
Em Barcelona, jovens celebram “liberdade” após fim do estado de emergência

Jerusalém: o que acontece?

Centenas de palestinos ficaram feridos nos últimos dias em confrontos com a polícia de Israel em Jerusalém. A violência começou na sexta (7), quando palestinos foram impedidos de entrar no complexo da mesquita Al-Aqsa no dia mais sagrado para o Islã. Outro fator de tensão é a ocupação de áreas palestinas por colonos judeus. Entenda o que está acontecendo.

Sobrevivemos

Como se esperava, os destroços do foguete chinês lançado em abril para levar equipamentos ao espaço reentraram na atmosfera. Mas a queda foi no Oceano Índico, perto das Maldivas, e ninguém se feriu. Aliás, a maior parte dos componentes se desintegrou no atrito com o ar. Deu tudo certo. Saiba como foi.

O Assunto

No episódio de hoje, Renata Lo Prete conversa com a professora Deisy Ventura, coordenadora de um estudo da USP que analisou ações do governo Bolsonaro na pandemia. Segundo ela, há evidências de que a estratégia do governo foi deixar o coronavírus correr solto para gerar uma barreira natural de imunidade. O resultado está aí: 422 mil mortos até agora. “Essa intencionalidade vai além do discurso, ela se deu na prática”, diz Deisy. Esse é um dos assuntos que estão na mira da CPI da Covid. Ouça:

Economia

  • Auxílio emergencial: Caixa libera saques para nascidos em julho
  • Lista: 100 concursos públicos que estão com inscrições abertas
  • Imposto de Renda: como declarar ajuda indenizatória para quem fez parte do BEm

Rainha Malu

Malu, de ‘Disco Arranhado’, fez uma tatuagem com caminhão no braço — Foto: Reprodução/Instagram/Malu

“Disco Arranhado”, uma das músicas mais tocadas do Brasil, só explodiu após a gravação de Malu, uma jovem cantora de arrocha de Vitória da Conquista, na Bahia. Natielle de Oliveira Santos tem 19 anos e uma ambição: ser a nova musa dos caminhoneiros. “Acho chique”, diz. Ela foi descoberta quando era vendedora e cantava na loja. Conheça a história dessa estrela em ascensão.

Futebol

A final do Carioca terá Fla x Flu. No Gauchão, vem aí mais um Gre-Nal. No Paulista, as quartas de final estão definidas com São Paulo, Corinthians e Palmeiras classificados. O Santos ficou de fora, mas evitou o rebaixamento. O América-MG eliminou o Cruzeiro e vai encarar o Atlético-MG na decisão do Mineiro. Assista abaixo aos gols do Fantástico:

Gols do Fantástico: estaduais definem confrontos das finais
Gols do Fantástico: estaduais definem confrontos das finais

Deixe uma resposta