PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2020 POR G1

Por G1

 

Mais de 500 candidatos no estado de São Paulo são réus em processos na primeira instância. Nos EUAJoe Biden já pensa em 2021Educação: alunos andam desmotivados. Estudo mostra que pobres estão mais pobres no Brasil. A morte da cantora VanusaAna Maria Braga fala sobre o futuro de seu programa sem o Louro JoséDrauzio Varella explica tudo sobre o aneurisma cerebral que levou Tom Veiga à morte. E o ex-presidente da Bolívia, Evo Moralesvolta ao seu país hoje.

Eleições 2020

88 candidatos a prefeito, 20 candidatos a vice-prefeito e 401 candidatos a vereador em diversos municípios do estado de São Paulo são réus em 509 processos criminais na primeira instância do Tribunal de Justiça de SP. É o que aponta um levantamento feito pela Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) a pedido do G1. Lista de crimes inclui tortura, homicídio e violência doméstica.

Embora respondam a processos, esses candidatos ainda não foram condenados ou absolvidos, o que significa que não há qualquer impedimento na disputa.

Eleições nos EUA

Joe Biden discursa como presidente eleito dos Estados Unidos — Foto: Andrew Harnik / Pool / AP Photo Joe Biden discursa como presidente eleito dos Estados Unidos —

Eleito presidente dos Estados Unidos, Joe Biden já pensa na transição e criará força-tarefa contra a Covid. Veja outros desafios no novo líder norte-americano. Enquanto isso e sem reconhecer a derrota, Donald Trump voltou a reclamar em rede social. Líderes mundiais parabenizam Biden, mas o presidente Jair Bolsonaro mantém silêncio

Evo Morales está voltando

Morales viajou neste domingo (8) para a cidade de La Quiaca, na província argentina de Jujuy, na fronteira com a Bolívia. Ele e o presidente argentino Alberto Fernandéz se encontraram em um jantar. — Foto: Reprodução / La Quiaca Al Dia Noticias / FacebookMorales viajou neste domingo (8) para a cidade de La Quiaca, na província argentina de Jujuy, na fronteira com a Bolívia. Ele e o presidente argentino Alberto Fernandéz se encontraram em um jantar.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, vai deixar a Argentina e reingressar em seu país nesta segunda-feira. Ele planeja cruzar a fronteira por terra, em uma caravana de 800 carros, que percorrerá 1.000 km até Cochabamba. A viagem deve durar até três dias.

Morales volta ao seu país um dia após Luis Arce tomar posse como novo presidente da Bolívia.

Ontem, Morales esteve na cidade Quiaca, na província argentina de Jujuy, na fronteira com a Bolívia. Ele e o presidente argentino Alberto Fernandéz se encontraram em um jantar.

Morales se refugiou na Argentina desde que renunciou, no ano passado

Alunos desmotivados

 — Foto: UnsplashFoto: Unsplash

Percentual de alunos desmotivados em estudar na pandemia chega a 54% em setembro, diz pesquisa. Índice, que era de 46% em maio, aponta ‘desgaste’ no modelo remoto e levanta o debate sobre como será a escola em 2021, com ensino híbrido envolvendo aulas presenciais e virtuais.

Década perdida

Década perdida: pesquisa mostra aumento da desigualdade no país
Década perdida: pesquisa mostra aumento da desigualdade no país

Estudo mostra que pobres ficaram mais pobres no Brasil. Com economia a passos lentos, desigualdade se agrava. Economistas apontam caminhos. Veja a reportagem do Fantástico no vídeo acima.

Morte de Vanusa

Vanusa, em foto de agosto de 2015 — Foto: Gabriela Biló / Estadão Conteúdo / ArquivoVanusa, em foto de agosto de 2015

Vanusa morreu na manhã deste domingo em uma casa de repouso em Santos, no litoral de São Paulo. O corpo da cantora será sepultado hoje, na capital paulista. De acordo com a assessoria, seguindo os protocolos de saúde e distanciamento social, a cantora será velada apenas pela família e amigos próximos.

Ana Maria Braga e Louro José

Exclusivo: Ana Maria Braga fala sobre a amizade com Tom Veiga, a saudade do amigo e o futuro do Louro José
Exclusivo: Ana Maria Braga fala sobre a amizade com Tom Veiga, a saudade do amigo e o futuro do Louro José

Ana Maria Braga falou sobre a amizade com Tom Veiga, a saudade do amigo e o futuro sem Louro José. Ela recebeu a repórter Renata Ceribelli virtualmente para uma conversa aberta sobre o momento que está vivendo. Veja acima a reportagem do Fantástico.

“Vai ser um recomeço”, diz Ana Maria Braga.

E Drauzio Varella explica tudo sobre o aneurisma cerebral que levou Tom Veiga à morte. Os episódios de rompimento e sangramento do aneurisma ocorrem geralmente a partir dos 50 anos, afetam mais as mulheres e se tornam mais comuns à medida em que a pessoa envelhece. Veja no vídeo abaixo.

Drauzio Varella explica tudo sobre o aneurisma cerebral que levou Tom Veiga à morte
Drauzio Varella explica tudo sobre o aneurisma cerebral que levou Tom Veiga à morte

Rachadinhas

VÍDEO: Saiba quem é testemunha que confirmou pela primeira vez o esquema das rachadinhas
VÍDEO: Saiba quem é testemunha que confirmou pela primeira vez o esquema das rachadinhas

Saiba quem é testemunha que confirmou pela primeira vez o esquema das rachadinhas. Ministério Público do Rio apresentou à Justiça uma denúncia formal contra o senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, filho do presidente Jair Bolsonaro. Veja na reportagem do Fantástico detalhes inéditos de um depoimento que foi determinante para embasar a acusação.

Apagão no AP

Amapá terá rodízio de energia com duração de 6 horas, por regiões. Veja horários. Subestação incendiada voltou a operar com um transformador no sábado (7) em conjunto com hidrelétrica para suprir o fornecimento energético no estado.

Pandemia

Com dados incompletos há 5 dias, Brasil chega a 162,3 mil mortes. 4 estados e o DF não atualizaram neste domingo. Entre eles SP, o mais afetado pela pandemia.

Na boca de uma baleia

VÍDEO: 'Não sabíamos que estávamos dentro da boca da baleia', diz americana após susto
VÍDEO: ‘Não sabíamos que estávamos dentro da boca da baleia’, diz americana após susto

imagem rodou o mundo. As americanas Julie McSorley e Elizabeth Cotriell se empolgaram ao verem duas baleias que nadavam a cerca de 15 metros de distância delas. Mas uma das baleias partiu para cima do caiaque delas, e com a boca abertaVeja no vídeo acima.

‘Terra Nostra’

Maria Fernanda Cândido e Raul Cortez em 'Terra Nostra' — Foto: Jorge Baumann / GloboMaria Fernanda Cândido e Raul Cortez em ‘Terra Nostra’ — Foto: Jorge Baumann / Globo

“Terra nostra” chega ao Globoplay mostrando cultura italiana e romance entre imigrantes. Vinte anos depois, a novela de Benedito Ruy Barbosa recorda as atuações de Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Antônio Fagundes e Débora Duarte. E o G1 mostra curiosidades.

Futebol

Gols do Fantástico: Internacional é líder isolado do Brasileirão
Gols do Fantástico: Internacional é líder isolado do Brasileirão:

Deixe uma resposta