PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 06 DE JANEIRO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Os Estados Unidos definem as duas últimas vagas no Senado. O Congresso certifica a vitória de Joe Biden no Colégio Eleitoral, mas o presidente Donald Trump promete protestar. Após Inglaterra, Alemanha também amplia lockdown até o fim de janeiro. Fiocruz vai pagar R$ 59,4 milhões por vacinas de Oxford importadas da Índia. Brasil registra 1.186 mortes por Covid em 24 horas e chega a 197,7 mil. Manaus de volta ao colapso pela doença é o tema do podcast ‘O Assunto’. Presidente do Inep descarta novo adiamento do Enem 2020. Unicamp inicia 1ª fase do vestibular 2021.

Congresso dos EUA

Os Estados Unidos acompanham atentamente a apuração do resultado do segundo turno das eleições para senador na Geórgia. A votação definirá se o presidente eleito, Joe Biden, terá caminho livre para aprovar leis e projetos no Congresso ou se a Casa Branca encontrará no Senado uma barreira.

Com 97% das urnas apuradas, veículos americanos confirmaram a vitória do democrata Raphael Warnock contra a republicana Kelly Loeffler. A outra vaga no Senado é disputada entre o republicano David Perdue e o democrata Jon Ossoff, que lidera com margem apertada.

Nesta quarta-feira (6), o Congresso se reúne para a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral nas eleições presidenciais – 306 para Biden, 232 para Trump. O que seria um procedimento meramente formal pode atrasar por causa das alegações do republicano – sem provas – de que houve fraude no pleito. Trump confirmou que participará de um comício, em Washington, convocado por apoiadores.

Vacinação no Brasil

Vacina britânica + Astrazeneca — Foto: REUTERS/Dado RuvicVacina britânica + Astrazeneca — Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê pagar R$ 59,4 milhões pela importação de 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O imunizante deverá ser trazido da Índia, onde é produzido pelo Instituto Serum – um dos centros capacitados pela AstraZeneca para a produção da vacina.

Panorama Covid

Brasil registrou 1.186 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 197.777 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias foi de 723 — a maior desde 24 de dezembro, antes dos feriados de fim de ano. Total de casos chega a 7,8 milhões.

Brasil registra 1.186 mortes e 57.447 novos casos de Covid nas últimas 24 horasBrasil registra 1.186 mortes e 57.447 novos casos de Covid nas últimas 24 horas

Colapso em Manaus (mais uma vez)

Número de mortes em Manaus provoca colapso também nos cemitérios da cidade — Foto: ReproduçãoNúmero de mortes em Manaus provoca colapso também nos cemitérios da cidade — Foto: Reprodução

A capital amazonense voltou a ter hospitais lotados por conta da doença. Nos últimos dias, Manaus registrou recorde de novas internações que superaram números vistos em abril e maio, quando houve colapsos no sistema público de saúde e funerário. Cemitérios também voltaram a registrar filas de carros funerários. O prefeito David Almeida decretou estado de emergência por 180 dias por conta do avanço da Covid na cidade. O decreto autoriza, entre outras medidas, contratação temporária de pessoal, de serviços e aquisição de bens e materiais.

A situação crítica em Manaus é o tema do podcast ‘O Assunto’ desta quarta. Neste episódio, Renata LoPrete conversa com Alexandre Hisayasu, repórter da Rede Amazônica, e Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz, que foi diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde até março de 2020. Ouça abaixo:

Alerta na Europa

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, usa máscara após encontro com lideranças regionais sobre o coronavírus nesta terça-feira (5) — Foto: Michel Kappeler/Pool via ReutersChanceler da Alemanha, Angela Merkel, usa máscara após encontro com lideranças regionais sobre o coronavírus nesta terça-feira (5) — Foto: Michel Kappeler/Pool via Reuters

Após a Inglaterra decretar um novo confinamento, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou nesta terça a extensão do lockdown em todo o país até o fim de janeiro. A medida é uma tentativa de conter os números muito altos de casos e de mortes pelo coronavírus. Merkel decidiu manter escolas fechadas e limitar a circulação.

Mutação do coronavírus

Covid nos EUA

Fila de carros em local de testagem para o coronavírus em Los Angeles, nos EUA, na segunda-feira (4) — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP PhotoFila de carros em local de testagem para o coronavírus em Los Angeles, nos EUA, na segunda-feira (4) — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP Photo

Ambulâncias de Los Angeles, segunda maior cidade dos Estados Unidos, foram orientadas a não transportar pacientes que tenham poucas chances de sobrevivência, informou a imprensa americana. Segundo o jornal “Los Angeles Times”, isso ocorre porque falta suprimento de oxigênio disponível nos hospitais da região devido à superlotação de pacientes com Covid-19.

Enem na pandemia ✍️

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou, em entrevista ao G1, que descarta um novo adiamento do Enem 2020, frente ao aumento do número de casos de coronavírus, e que a instituição está preparada para a realização das provas em plena pandemia. O exame vai ser aplicado em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Veja aqui as medidas de prevenção.

Unicamp 2021

Unicamp preparou um esquema especial para aplicar as provas da 1ª fase do vestibular 2021, nesta quarta e quinta-feira (7), e atender às regras de biossegurança contra o novo coronavírus. Em entrevista ao G1, o diretor da comissão organizadora (Comvest), José Alves de Freitas Neto, destacou que haverá uso recorde de salas para as avaliações e foram feitas compras de 2 mil litros de álcool em gel e de 25 mil máscaras de proteção para os fiscais e profissionais de apoio na aplicação do exame.

A orientação é para que estudantes com suspeita de Covid-19 não saiam de casa. As provas começam às 13h, e os portões serão abertos com uma hora de antecedência.

Eleição no Senado

A bancada do PSD no Senado anunciou que apoiará Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa pela presidência da Casa. A legenda tem a segunda maior bancada do Senado, com 11 integrantes. A eleição, em votação secreta, será em fevereiro.

Economia 📈

O Banco Mundial estima um crescimento de 3% para o Brasil em 2021, segundo projeções divulgadas na terça (5) no relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais”. A quantia está abaixo do crescimento da economia global, que deve ser de alta de 4%.

Previsão do tempo

Confira os destaques da previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo

Futebol ⚽️

O atacante Rony comemora gol contra o River que abriu a vitória do Palmeiras na Argentina — Foto: Juan Ignacio Roncoroni/ReutersO atacante Rony comemora gol contra o River que abriu a vitória do Palmeiras na Argentina — Foto: Juan Ignacio Roncoroni/Reuters

O Palmeiras está perto da final da Copa Libertadores. A equipe paulista bateu o River Plate na Argentina por 3 a 0 e pode até perder por dois gols de diferença na partida de volta, na semana que vem, em São Paulo. Boca Juniors e Santos fazem nesta quarta o primeiro jogo da outra semifinal do torneio.

No Campeonato Brasileiro, seis jogos abrem a 28ª rodada. O líder São Paulo enfrenta o Bragantino fora de casa. Veja os horários das partidas desta quarta:

Campeonato Brasileiro
19h15: Botafogo x Athletico-PR
19h15: Grêmio x Bahia
20h30: Sport x Fortaleza
20h30: Coritiba x Goiás
21h30: Flamengo x Fluminense
21h30: Bragantino x São Paulo

Taça Libertadores
19h15: Boca Juniors x Santos

Fonte: G1

Deixe uma resposta