PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2020 POR G1

Por G1

 

Na eleição americana, que promete ter recorde de votos, começam a sair os primeiros resultados. No Brasil, o Senado aprova o projeto que prevê autonomia do Banco Central. Texto ainda precisa passar pela Câmara. Líderes dizem que há acordo para derrubar o veto à desoneração da folha de empresas, que está na pauta da sessão do Congresso prevista para hoje. O terrorismo na Europa em plena pandemia é o tema da conversa do podcast ‘O Assunto’Temporais devem atingir grande parte do país. E a Copa do Brasil tem três jogos decisivos.

Eleições americanas

Pessoas assistem os resultados das eleições ao vivo na 'Black Lives Matter Plaza' em frente à Casa Branca, em Washington, nesta terça-feira (3) — Foto: Olivier Douliery/AFPPessoas assistem os resultados das eleições ao vivo na ‘Black Lives Matter Plaza’ em frente à Casa Branca, em Washington, nesta terça-feira (3)

Os Estados Unidos apuram os votos de uma eleição histórica em um país dividido. Os americanos escolhem se o candidato republicano, Donald Trump, ou o democrata, Joe Biden, vai comandar o país pelos próximos quatro anos. Mais de 100 milhões de eleitores votaram antecipadamente, o que é um recordeAcompanhe o mapa da apuração com os números da disputa.

Dia dos candidatos

Biden x Trump — Foto: Montagem/G1/ReutersBiden x Trump 

No dia das eleições americanas, o presidente dos Estados Unidos e candidato a um segundo mandato, Donald Trump, afirmou que “ainda” não tem um discurso pronto em caso de derrota ou vitória. Ele visitou o Comitê Nacional do Partido Republicano, em Arlington, na Virgínia.

“Eu ainda não estou pensando em um discurso de concessão ou aceitação”, disse o republicano. “Com sorte, faremos apenas um dos dois. Ganhar é fácil. Perder nunca é fácil. Para mim não é”, disse Trump.

Já seu rival, Joe Biden, pediu pelos votos de última hora dos eleitores da Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia. Acompanhado de suas netas, ele fez um breve discurso no meio da rua, com a ajuda de um megafone.

“Queremos verdade, nós queremos a ciência em vez de ficção, prometo a vocês, vou cumprir com minhas responsabilidades”, disse Biden.

📌Eleições 2020

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:

Banco Central

Sede do Banco Central em Brasília — Foto: REUTERS/Adriano MachadoSede do Banco Central em Brasília

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei que prevê autonomia do Banco CentralA proposta segue para a Câmara dos Deputados e estabelece mandatos de quatro anos para os diretores da instituição. O texto tem o objetivo de blindar a instituição de pressões político-partidárias.

Desoneração da folha

Líderes partidários no Congresso Nacional afirmaram que há acordo para a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia, que empregam mais de 6 milhões.

Segundo parlamentares que participaram da reunião de líderes na terça, o acordo para a derrubada contou com a participação do líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO). Nas últimas semanas, o governo vinha pressionando para o adiamento dessa análiseO veto está na pauta da sessão do Congresso prevista para hoje.

Panorama Covid

Brasil registra a maior queda na média móvel de mortes desde o início da pandemia
Brasil registra a maior queda na média móvel de mortes desde o início da pandemia

O país registrou 276 mortes pela Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 160.548 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 367. A variação foi de -30%, indicando tendência de queda nas mortes por Covid. É a menor média desde o dia 28 de abril; já a queda em relação a 14 dias é a maior já verificada desde o início da pandemia.

Vale lembrar que essa queda ocorre após o Dia de Finados. Assim como nos finais de semana, em feriados prolongados é comum haver queda nos registros devido às menores equipes de plantão.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.567.126 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Busca pela imunização

Os testes de uma vacina contra a Covid-19 produzida por uma empresa da Bélgica devem ser retomados no Distrito Federal nesta semana. A previsão é de que o estudo recomece até quinta-feira (5). Pesquisa estava suspensa desde 12 de outubro, após apresentação de efeitos adversos graves em participante.

O prosseguimento do cronograma ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar que o laboratório Janssen, do grupo Johnson & Johnson, retome os testes no Brasil.

O Assunto

Terrorismo na Europa em plena pandemia: o que já se sabe sobre o ataque em Viena e o que ele revela a respeito do extremismo jihadista no continente. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Demétrio Magnoli, sociólogo e comentarista da GloboNews, e Amanda Previdelli, jornalista brasileira que vive na capital da Áustria.

Caso Mariana Ferrer

Caso Mariana Ferrer: ataques durante julgamento sobre estupro provocam indignação
Caso Mariana Ferrer: ataques durante julgamento sobre estupro provocam indignação

O tratamento recebido por uma jovem durante o julgamento do homem que ela acusou de estupro em Santa Catarina provocou indignação, reação do Conselho Nacional de Justiça e críticas de ministros de tribunais superiores. A blogueira Mariana Ferrer acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018 em uma festa, em Florianópolis. O promotor que pediu a absolvição do empresário disse que não houve provas de dolo, ou seja, intenção de cometer estupro. CNJ abriu investigação sobre a conduta do juiz Rudson Marcos durante audiência no processo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes se manifestou sobre o caso em uma rede social: “As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram.

Maradona

Diego Maradona em novembro de 2018 — Foto: Reprodução/ReutersDiego Maradona

O ídolo argentino foi transferido de hospital para drenar uma pequena hemorragia na região do cérebro. No domingo, Diego Maradona sentiu dificuldades para andar e falar – e foi internado, na segunda. Segundo o médico de Maradona, ele está lúcido e concordou com a intervenção.

Streaming

Globoplay e Disney+ se unem para oferecer combo inédito no Brasil — Foto: DivulgaçãoGloboplay e Disney+ se unem para oferecer combo inédito no Brasil 

Globoplay e Disney+ vão oferecer um combo inédito no Brasil: os dois serviços de streaming poderão ser assinados em uma única oferta, a partir de R$ 37,90. A partir de hoje, quem acessar o site globoplay.com/disneyplus pode fazer o pré-cadastro e contratar o novo combo, vendido a partir de 17 de novembro.

Professora bilíngue em libras

Doani Emanuela Bertan Global Teacher Prize — Foto: DivulgaçãoDoani Emanuela Bertan Global Teacher Prize

brasileira Doani Emanuela Bertan, professora de ensino bilíngue em libras e português, está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize 2020, feito pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. Ela foi selecionada entre 12 mil inscritos, de mais de 140 países. O anúncio do vencedor será em 3 de dezembro. O prêmio é de US$ 1 milhão.

Previsão do Tempo

Confira os destaques da previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo

Os temporais devem atingir grande parte do país e com destaque para três regiões – Norte, Nordeste e um pedaço do Sudeste.

Curtas e Rápidas:

Futebol

  • 19 horas: Ceará x Santos
  • 21h30: Flamengo x Athletico-PR
  • 21h30: América-MG x Corinthians

Fonte: G1

Deixe uma resposta