PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2020 POR G1

Por G1

 

STF inicia hoje o julgamento sobre reeleição para presidentes da Câmara e do Senado. Brasil tem maior média móvel de casos de Covid desde agosto: 40.421 por dia. Para conter o avanço da pandemia, o Paraná impõe ‘lei seca’ e proíbe eventos com mais de 10 pessoas. ‘O Assunto’ traz o relato de quem enfrenta a realidade nos hospitais do Rio. À espera da vacinação, mundo atinge 1,5 milhão de mortes pela doença. Sobre o mega-assalto em SC, a PF investiga lavagem de dinheiro roubado em Criciúma e atuação de facção em outros assaltos. Começa a Comic Con Experience. E um respiro neste fim de semana: no calendário da feira, o G1 adianta que dezembro tem ameixa, figo, melancia e berinjela.

Esplanada dos Ministérios com o Congresso Nacional ao fundo — Foto: REUTERS/Ricardo MoraesPresidência da Câmara e do SenadoEsplanada dos Ministérios com o Congresso Nacional ao fundo — Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para hoje o início do julgamento da ação que questiona a possibilidade de reeleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado. O julgamento será feito em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos diretamente no sistema eletrônico, sem que uma sessão seja destinada ao tema. Se não houver destaque, o julgamento terminará em 11 de dezembro.

Entenda o caso: a ação foi apresentada pelo PTB em agosto. O partido, presidido por Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro, quer que o STF impeça a reeleição dos presidentes das duas casas do Congresso. Enquanto isso, o Senado defende a possibilidade de reeleição.

Avança da pandemia

Covid já matou mais de 1,5 milhão no planeta; Brasil ultrapassa os 175 mil mortos
Covid já matou mais de 1,5 milhão no planeta; Brasil ultrapassa os 175 mil mortos

Brasil tem a maior média móvel de casos de Covid-19 desde agosto: 40.421 por dia. O país registrou 776 mortes e 50,8 mil infectados nas últimas 24 horas. São mais de 175 mil vítimas do coronavírus desde o início da pandemiaVeja a situação do seu estado.

Após aumento no número de casos de coronavírus, o governo do Paraná publicou um novo decreto na noite desta quinta-feira (3). O documento é válido por 15 dias, podendo ser prorrogado. Entre as medidas, está a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo das 23h às 5h, assim como em qualquer estabelecimento comercial. O decreto também proíbe a realização de confraternizações e eventos presenciais com mais de dez pessoasleia mais.

O Assunto

Imunização no Brasil

Testes de vacina contra a Covid — Foto: Jornal NacionalTestes de vacina contra a Covid — Foto: Jornal Nacional

Por 67 votos a zero, o Senado aprovou o projeto que fixa diretrizes gerais para a distribuição de futuras vacinas contra a Covid-19. Pelo texto, o programa de imunização deverá:

  • abranger de forma gratuita a “integralidade da população-alvo”;
  • priorizar grupos vulneráveis à doença, segundo parâmetros científicos.

Com a aprovação, o projeto segue para a Câmara dos Deputados. Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa ações que discutem se a vacina contra a Covid deve ou não ser obrigatória.

Covid no mundo

Paciente internada com Covid-19 é confortada por enfermeira em Chicago, nos EUA — Foto: Reuters/Shannon Stapleton Paciente internada com Covid-19 é confortada por enfermeira em Chicago, nos EUA — Foto: Reuters/Shannon Stapleton

À espera da vacinação, o mundo atingiu 1,5 milhão de mortes por Covid-19. O levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, também aponta quase 65 milhões de casos confirmados de Covid-19 até esta quinta-feira (3).

Na quarta-feira (2), os EUA passaram de 100 mil hospitalizados por Covid-19 pela 1ª vez. E, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, os mortos chegaram a 2.804 no mesmo dia, uma marca também sem precedentes.

Enem digital

Enem 2020 terá versão digital, que será aplicada em computadores — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão ConteúdoEnem 2020 terá versão digital, que será aplicada em computadores — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

O Ministério da Educação (MEC) ainda não fechou o contrato para fazer a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os custos também não estão definidos. A pouco menos de 60 dias da prova, o contrato ainda está em fase de finalização, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela realização do Enem. Vale lembrar que as provas estão marcadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após a realização da versão impressa, que será em 17 e 24 de janeiroVeja o que se sabe sobre o exame.

Pesquisa em Macapá

Pesquisa Ibope divulgada pela Rede Amazônica nesta quinta-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a prefeitura de Macapá nas Eleições 2020:

A eleição no município foi adiada por causa do apagão, e 1º turno acontece neste domingo.

Programa de habitação

A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória que criou o programa habitacional Casa Verde e Amarela. Em um primeiro momento da sessão, os deputados aprovaram o texto-base, por 367 votos a 7. Depois, passaram a analisar os destaques, isto é, propostas que visavam modificar a redação. Com a conclusão desta etapa, o projeto segue para o SenadoSaiba mais os detalhes do programa.

Mega-assalto em SC

Um grupo fortemente armado provocou uma onda de assaltos a bancos em Criciúma, em Santa Catarina, no início desta terça-feira, 1º de dezembro — Foto: Guilherme Hahn/Ishoot/Estadão ConteúdoUm grupo fortemente armado provocou uma onda de assaltos a bancos em Criciúma, em Santa Catarina, no início desta terça-feira, 1º de dezembro — Foto: Guilherme Hahn/Ishoot/Estadão Conteúdo

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar os desdobramentos do assalto a uma agência bancária em Criciúma (SC). Os investigadores apuram possível crime de lavagem do dinheiro roubado e, também, a conexão da facção criminosa com outros assaltos.

E um casal suspeito de envolvimento em assalto foi preso em Campinas na noite desta quintaAgora são 11 os suspeitos presos pelo ataque à cidade de Santa Catarina.

Duas pessoas são presas em SP suspeitas de terem participado do assalto em Criciúma
Duas pessoas são presas em SP suspeitas de terem participado do assalto em Criciúma

Lembre o caso: na noite de segunda, um grupo criminoso, fortemente armado, invadiu a tesouraria regional de um banco, provocou incêndios, bloqueou ruas e acessos à cidade, usou reféns como escudos e atirou várias vezes. Até agora, nove suspeitos de envolvimento no caso foram presos.

Ameaçado de extinção

Ameaçado de extinção, mico-leão-dourado encontrado em condomínio da Zona Leste irá para Zoológico de SP — Foto: Reprodução/TV GloboAmeaçado de extinção, mico-leão-dourado encontrado em condomínio da Zona Leste irá para Zoológico de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Um mico-leão-dourado encontrado em um condomínio na Zona Leste da capital paulista irá receber um novo lar – o Zoológico de São Paulo. Ameaçado de extinção, o animal é nativo de uma pequena área de Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

Entenda o caso: o mico foi encontrado no dia 11 de agosto em uma guarita do condomínio, perto de uma cerca elétrica. Os moradores ligaram para a Guarda Civil Ambiental, que foi resgatar o animal. Ele chegou debilitado e com o pelo opaco no Centro de Triagem para Animais Silvestres da Prefeitura de São Paulo. Mais de três meses depois, o mico se recuperou e está em boas condições de saúde para ser levado ao zoológico.

‘Mank’

Amanda Seyfried, Lily Collins e Tom Pelphrey falam sobre trabalho em 'Mank'
Amanda Seyfried, Lily Collins e Tom Pelphrey falam sobre trabalho em ‘Mank’

‘Mank’, projeto pessoal de David Fincher, conta história de bastidores de ‘Cidadão Kane’. Em entrevista ao G1, Amanda Seyfried e Lily Collins falam sobre gravações com Gary Oldman e com o diretor, que grava roteiro escrito por seu pai.

Comic Con Experience

Neil Gaiman, Henry Golding, Alice Braga, Penélope Cruz, Milla Jovovich e Todd McFarlane são alguns dos destaques da CCXP Worlds — Foto: Ulf Andersen/Aurimages via AFP/Arquivo; WIktor Szymanowicz/NurPhoto via AFP/Arquivo; Valerie Macon/AFP/Arquivo; Stringer/Imaginechina via AFP/Arquivo; Arturo Holmes/Getty Images North America /Getty Images via AFP/ArquivoNeil Gaiman, Henry Golding, Alice Braga, Penélope Cruz, Milla Jovovich e Todd McFarlane são alguns dos destaques da CCXP Worlds — Foto: Ulf Andersen/Aurimages via AFP/Arquivo; WIktor Szymanowicz/NurPhoto via AFP/Arquivo; Valerie Macon/AFP/Arquivo; Stringer/Imaginechina via AFP/Arquivo; Arturo Holmes/Getty Images North America /Getty Images via AFP/Arquivo

A Comic Con Experience 2020 começa nesta sexta e segue até domingo (6) em formato digital e com ingressos gratuitos. A CCXP worlds vai reunir mais de mil convidados para falarem de cinema, games e quadrinhos.

Alguns dos destaques são: quadrinistas Neil Gaiman, Todd McFarlane, Garth Ennis e Dave Gibbons; os diretores Anthony e Joe Russo, de “Vingadores: Guerra infinita” e “Vingadores: Ultimato”; Henry Golding, de “Podres de ricos” e “Magnatas do crime”; as atrizes Jessica Chastain (“A hora mais escura”) e Penélope Cruz (vencedora do Oscar por “Vicky Cristina Barcelona”), além de Milla Jovovich (“Resident evil”); Vince Vaughn (“Os estagiários”) e Kathyrn Newton (“The Society”); entre outros.

Globo também vai marcar presença com conteúdos de Globoplay, TV Globo, GNT, Multishow, VIVA, Gloob, SporTV, Globo Filmes e Canal Brasil. Veja os destaques:

  • Amora Mautner, Rômulo Estrela e Camila Queiroz apresentam “Verdades Secretas 2”;
  • Tony Ramos, Christiane Torloni e Cauã Reymond falam sobre interpretar gêmeos;
  • Claudia Raia, Mariana Ximenes e Alexandre Nero falam sobre grandes vilões da televisão;
  • Lázaro Ramos, Taís Araujo e Seu Jorge apresentam “Medida Provisória”, primeiro filme dirigido por Ramos, e exibem cenas inéditas do longa;
  • Alice Braga, Gabriel Leone e o diretor René Sampaio apresentam o filme “Eduardo e Mônica”;
  • Serginho Groisman conversa sobre médicas com Marjorie Estiano, de “Sob Pressão”, e Tiera Skovbye, da canadense “Nurses”, lançamento do próximo ano no Globoplay.

Calendário da feira 🍏🍎🍊🍌🍉🍇🍓

Ameixa — Foto: DivulgaçãoAmeixa — Foto: Divulgação

Dezembro é época de frutas típicas das festas de Natal, como a ameixa, figo e pêssego. Por estarem em pleno período de colheita, elas podem ser encontradas por um preço mais baixo nos mercados do que no restante do ano. Também é época de melancia, manga e melão. Veja mais.

Na série Calendário da Feira, iniciada em julho, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta.

Fonte: G1

Deixe uma resposta