PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA 03 DE MARÇO DE 2021 POR G1

Por G1

 

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia. O país volta a passar os Estados Unidos em número diário de vítimas da Covid-19. Fiocruz diz que 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de UTI acima de 80%‘O Assunto’ fala sobre o conflito entre governo federal e os estados no combate à crise sanitária. Câmara facilita compra de vacinas por estados, municípios e empresas. Texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. Senadores devem votar a proposta da PEC Emergencial. O presidente americano, Joe Biden, diz que EUA terão imunizantes para todos os adultos até o fim de maio. Com recessões e pandemia, PIB do Brasil tem pior década em 120 anos. A dimensão exata do tombo da economia em 2020 será conhecida nesta quarta. Quatro conselheiros vão deixar a Petrobras. Lumena foi a quinta eliminada do “Big Brother Brasil 21”.

Escalada da pandemia

48 horas de caos na Saúde: o aumento dos casos nos estados e a falta de leitos de UTI
48 horas de caos na Saúde: o aumento dos casos nos estados e a falta de leitos de UTI

Brasil alcançou o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas: foram 1.726 vítimas, chegando ao total de 257.562 óbitos desde o início da pandemia. O país, que vive seu pior momento na crise sanitária, teve média móvel recorde pelo 4º dia seguido, com 1.274 mortes diárias. Em número de casos, o país contabilizou 10.647.845 infectados pelo coronavírus.

O número de mortes em 24 horas é superior ao registrado preliminarmente nos Estados Unidos na segunda-feira (1º) e compilado nos principais painéis de monitoramento. Segundo a Johns Hopkins, os EUA tiveram 1.567 mortes.

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta o agravamento da pandemia no Brasil. De acordo com a Fiocruz, 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. No boletim anterior, eram 12. Veja a ocupação dos leitos de UTI pelo país.

Medidas de restrição

VÍDEO: 'Estamos na pior semana de todas as semanas da Covid-19', afirma João Doria
VÍDEO: ‘Estamos na pior semana de todas as semanas da Covid-19’, afirma João Doria

O governador de São Paulo, João Doria, disse que o estado está na pior semana desde o começo da pandemia. Questionado se ele adotaria o lockdown para evitar maior propagação da doença, o governador diz que não descarta nenhuma medida. O estado registrou nesta terça o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia, com 468 novos óbitos.

Em Campinas (SP), a prefeitura da cidade decretou a adoção da fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, a partir desta quarta-feira (3) até o dia 16 de março. Nesse período, poderão funcionar com atendimento presencial apenas serviços considerados essenciais. A medida foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), que tratou a situação como de “quase de colapso”.

Vacinação no Brasil

Vacinação em Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTVVacinação em Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que descentraliza a compra de vacinas contra a Covid-19 e facilita a aquisição dos imunizantes pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada. O texto é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Entenda: segundo a proposta, enquanto durar a emergência em saúde pública causada pelo coronavírus, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação.

O Assunto

Neste episódio, o conflito entre governo federal e os estados no combate à pandemia. Em meio ao agravamento da emergência de saúde, por que o presidente Jair Bolsonaro antagoniza governadores e quais as saídas para a crise política e sanitária? Para responder, Natuza Nery recebe dois convidados: o médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz José Gomes Temporão, que foi ministro da Saúde entre 2007 e 2011, e Thomas Traumann, jornalista e analista político. Ouça abaixo:

Vacinação no mundo

'Estamos no caminho para ter um suprimento de vacinas até o final de maio', afirma Biden
‘Estamos no caminho para ter um suprimento de vacinas até o final de maio’, afirma Biden

O presidente americano, Joe Biden, disse que os Estados Unidos se preparam para vacinar toda a população adulta do país até o final de maio.

“Estamos no caminho certo para ter vacinas suficientes até o final de maio”, diz Biden.

A promessa do democrata antecipou a previsão anunciada, também por ele ainda em fevereiro, de que a meta da vacinação de adultos seria atingida até o final de julho.

PEC Emergencial

Relator da PEC emergencial recua em pontos da proposta por não ter apoio da maioria
Relator da PEC emergencial recua em pontos da proposta por não ter apoio da maioria

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) leu, em plenário, o relatório favorável à proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que prevê medidas de ajuste fiscal e abre caminho para novos pagamentos do auxílio emergencial às famílias que perderam renda na pandemia de Covid-19. Após pressão de senadores, Bittar cedeu e retirou do texto pontos controversos – como o que colocaria fim aos pisos constitucionais para investimentos em saúde e educação. Com a leitura do relatório em plenário, os senadores devem discutir e votar a proposta nesta quarta (3)

Investigação

Imagens registraram assessores entregando celulares a Daniel Silveira quando ele já estava detido
Imagens registraram assessores entregando celulares a Daniel Silveira quando ele já estava detido

Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que câmeras flagraram dois assessores entregando aparelhos celulares ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) na prisão. Segundo o relatório da PF, obtido pela TV Globo, “ficou explícito que houve conluio entre o deputado e seus assessores”. Os celulares foram encontrados na sala onde Silveira estava preso, na Superintendência da PF no Rio de Janeiro. Um inquérito investiga o caso. Atualmente, ele está preso em um batalhão da Polícia Militar.

Lembre o caso: Silveira foi preso após ter divulgado um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), ato de repressão mais duro do regime militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As duas pautas são inconstitucionais.

Economia

A dimensão exata do tombo da economia em 2020 será conhecida nesta quarta (3) com a divulgação dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB). Mas já se sabe que o desempenho do Brasil na década foi o pior já registrado em 120 anos.

Considerando a expectativa de tombo da ordem de 4% no ano passado, o Brasil fechou o período entre 2011 e 2020 com um crescimento médio anual de apenas 0,3%, segundo cálculos do economista Claudio Considera, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Até então, a pior década econômica tinha sido a observada nos anos 1980, período chamado de “década perdida”, quando o PIB brasileiro avançou em média 1,6% ao ano no período.

Petrobras

Quatro conselheiros da Petrobras pedem para deixar o cargo
Quatro conselheiros da Petrobras pedem para deixar o cargo

Quatro conselheiros de administração da Petrobras informaram que não aceitarão a recondução ao cargo na próxima assembleia geral extraordinária da estatal. São eles: João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha.

A decisão ocorre após o presidente Jair Bolsonaro indicar o general Joaquim Silva e Luna no comando da petroleira para o lugar de Roberto Castello Branco por críticas à política de preços da companhia. O mandato de Castello Branco acaba em 20 de março.

IR 2021

Selo home IR — Foto: Arte G1

A Secretaria da Receita Federal divulgou os detalhes do Imposto de Renda 2021, incluindo os limites para as deduções. As declarações devem ser entregues entre os dias 1º de março e 30 de abril. Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. Os contribuintes podem optar por dois modelos na entrega do documento: o simplificado ou o completo. Saiba mais.

Valor dos imóveis

Prédio em construção no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/ReutersPrédio em construção no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/Reuters

Os preços de venda dos imóveis residenciais subiram 0,26% em fevereiro, segundo dados divulgados pelo Índice FipeZap. Apesar da alta apurada no mês passado, a variação foi menor do que a observada em dezembro (avanço de 0,45%) e janeiro (0,35%).

O aumento dos preços dos imóveis também deve ficar abaixo da inflação prevista. Os analistas consultados pela relatório Focus, do Banco Central, projetam uma alta de 0,67% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, para fevereiro – o dado ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Paredão no BBB21

Lumena é eliminada do BBB21 — Foto: Reprodução / GloboLumena é eliminada do BBB21 — Foto: Reprodução / Globo

Lumena foi a quinta eliminada do “Big Brother Brasil 21”, com 61,31% dos votos. Ela disputou o paredão com Projota (37,07%) e Arthur (1,62%). Antes, foram eliminados: KerlineArcrebianoNego Di e Karol Conká.

De onde vem o que eu como

Praticamente metade da água disponível em reservatórios no Brasil vai para a irrigação. É ela que permite o plantio durante todo o ano em áreas com escassez hídrica, caso do melão no semiárido brasileiro e da cana-de-açúcar no Centro-Oeste, onde a seca acontece sazonalmente. No Brasil – um dos dez países com maior área equipada para irrigação –, a prática é utilizada em 8,2 milhões de hectares. Equivalente a mais de 8 milhões de campos de futebol, essa área é preenchida por cultivo de arroz, café e cana, entre outros (os três são os mais comuns nesse sistema). Leia mais na reportagem.

Mega-Sena

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

O concurso 2.349 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 2,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 .

Deixe uma resposta