Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA

Por G1

24/01/2020 05h00  Atualizado há 28 minutos


Chega a 25 o número de mortos pelo coronavírus na China, e novos casos da infecção são confirmados no Japão e na Coreia do Sul. O governo brasileiro assina o decreto para permitir que militares da reserva atuem no INSS para tentar diminuir a fila de pedidos. Com o celular do homem mais rico do mundo pode ter sido hackeado, e a trama até o príncipe que é o principal suspeito estão no podcast O Assunto. E você já programou seu fim de semana? O G1 traz a lista de filmes que acabaram de chegar ao cinema, alguns deles na briga pelo Oscar. Mas se você é da folia se prepare para sair do chão com os ensaios técnicos das escolas de samba de SP.

INTERNACIONAIS

Coronavírus na China

Raio X do novo coronavírus — Foto: Amanda Paes e Cido Gonçalves/Arte G1

Raio X do novo coronavírus — Foto: Amanda Paes e Cido Gonçalves/Arte G1

Subiu para 25 o número de mortos por causa do novo coronavírus na China, e mais de 800 casos da contaminação foram confirmados. Cinco cidades entraram em quarentena e mais de 23 milhões de chineses estão isolados.

Os números de casos também não param de subir por lá, e já são 835 confirmados e 1.072 suspeitos. O Japão e a Coreia do Sul também confirmaram novos casos da doença que já chegou aos EUA. No Brasil, os 5 casos suspeitos foram descartados.

Quem são as vítimas?

Homens idosos e com problemas de saúde são mais da metade dos mortos por coronavírus na China. A idade média das vítimas é de 75 anos, segundo o Comitê Nacional de Saúde. Veja o perfil de 18 dos mortos pela infecção.

NACIONAIS

Chuva em BH

Forte chuva deixa ruas e avenidas alagadas em Belo Horizonte (MG)Forte chuva deixa ruas e avenidas alagadas em Belo Horizonte (MG)

A chuva forte que era prevista para a madrugada em Belo Horizonte (MG) provocou alagamentos na região da Pampulha, depois que o córrego do Onça transbordou. Ruas e avenidas ficaram intransitáveis, e a previsão é de mais chuva ao longo do dia.

Filas do INSS

O vice-presidente Hamilton Mourão assinou o decreto que libera militares da reserva para atuar no INSS. O objetivo é reduzir a fila que chega a quase 2 milhões de pedidos. A proposta enfrenta resistência do Ministério Público, que questionou a alternativa no TCU. Segundo os procuradores, o governo está criando uma “reserva de mercado”.

Proteção de terras indígenas

“Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”, diz Bolsonaro em live“Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”, diz Bolsonaro em live

Ontem à noite, o presidente Bolsonaro comentou a criação do Conselho da Amazônia, para preservação ambiental, e afirmou que “cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip) afirmou em uma rede social que entrará na Justiça contra Bolsonaro por crime de racismo. Veja no vídeo acima.

O Assunto 🎧

Como o celular do homem mais rico do mundo pode ter sido hackeado? O podcast O Assunto fala sobre a invasão pelo WhatsApp de Jeff Bezos em uma trama que envolve chantagem, o príncipe saudita e um assassinato brutal. Ouça:

Vestibular

Às 10h, a Fuvest divulga a lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular 2020 da USP. Cerca de 35 mil candidatos que fizeram a 2ª fase da prova disputam 8.317 vagas para 106 cursos oferecidos pela instituição.

Carteira assinada

O Ministério da Economia divulga os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de dezembro, e os números consolidados do ano passado. Em novembro, foram criadas 99.232 vagas de emprego formal.

Funk, samba e folia 🎉

A cantora Lexa posa para ensaio de carnaval exclusivo do G1 — Foto: Marcos Serra Lima/G1A cantora Lexa posa para ensaio de carnaval exclusivo do G1 — Foto: Marcos Serra Lima/G1

A funkeira Lexa agora tem uma nova casa no carnaval carioca. A Unidos da Tijuca escalou a cantora para ocupar o cargo de rainha de bateria.

  • Veja ensaio exclusivo

“O meu trabalho foi crescendo e isso ajuda também as pessoas a me conhecerem. Sem contar a minha história com o carnaval, para dizer que eu não caí ali de paraquedas. Foi muito especial e eu me senti acolhida”, conta ela em entrevista ao G1.

Mais carnaval

Público na concentração do trio no Farol da Barra — Foto: Márcio Reis/Ag HaackPúblico na concentração do trio no Farol da Barra — Foto: Márcio Reis/Ag Haack
  • Atrás do trio elétrico: G1 dá dicas para pular o carnaval de Salvador sem perrengue
  • Delegados alertam para ‘boa noite, Cinderela’ em blocos de carnaval no Rio; veja orientações
  • Mocidade, Gaviões e Dragões fazem ensaio técnico no Anhembi neste final de semana; confira agenda
  • Águia de Ouro promete desfile com ‘estética vibrante’ e fantasias luxuosas em desfile no carnaval

Cinema 🍿

'1917': Veja o trailer‘1917’: Veja o trailer

Entre os filmes que entraram em cartaz esta semana estão o favorito à categoria principal do Oscar, um drama baseado em fatos com Tom Hanks e uma animação infantil dublada por Lázaro Ramos. Veja os comentários do G1 sobre ‘1917’‘Um lindo dia na vizinhança’ e ‘Um espião animal’ e se prepare a pipoca.

Curtas e rápidas…

  • Transposição de rios, Guandu 2 e modernização: veja promessas da Cedae para os próximos anos
  • Trabalhadores de abrigos para crianças do Rio relatam atrasos no pagamento, falta de comida e estrutura
  • Pesquisa mostra as carreiras com maior dificuldade de preenchimento
  • Som da voz de múmia egípcia de 3 mil anos é reproduzido com ajuda de impressora 3D
  • Como são os Big Brother com celebridades pelo mundo; veja o perfil de quem ganhou
  • Bento Gonçalves é boa opção para amantes do vinho, com degustações em meio aos parreirais
  • Presunto de Parma, Prosecco e uísque Scotch… veja produtos europeus que serão protegidos no acordo UE-Mercosul
Fonte: G1
Por Blog do BG

Edital da Funarte que proíbe rock causa polêmica, mas critério vem desde o governo Dilma

A proibição da participação de bandas de rock no edital anunciado ontem pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), da edição 2020 do Prêmio de Apoio a Bandas de Música, gerou polêmica nas redes sociais. Apesar da crítica e da surpresa de muitos internautas, a restrição é antiga e remonta desde o primeiro edital de 2013, quando a presidente do país era Dilma Rousseff e o prêmio trazia critério semelhante. As informações são do UOL.

O edital deste ano traz um aporte de R$ 5,4 milhões para distribuir gratuitamente 790 instrumentos de sopro para 158 conjuntos musicais.
O texto do edital diz que “não poderão participar? ‘bandas de pífanos’, ‘bandas de rock’, ‘bigbands’, orquestra de sopro, bem como conjuntos musicais assemelhados, conjuntos musicais de instituições religiosas, bandas militares.” A redação é similar à de 2013, com o apurou o UOL.

Comments

Guedes explica que se referia a países ricos, quando ligou desmatamento à pobreza

Ao rebater críticas do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore a sua declaração que relacionou desmatamento à pobreza, o ministro Paulo Guedes (Economia) explicou que se referia aos países ricos, que destruída a sua diversidade. Gore virou ambientalista após protagonizar um filme sobre questões ambientais depois acusado de se utilizar de dados falsos destinados a provocar alarmismo. As informações são do portal Diário do Poder.

“O Al Gore deve ter muita noção disso, porque foi no país dele que houve uma redução importante de algumas etnias, muita coisa complicada”, afirmou Guedes à Globo News. “Estou falando da experiência dos países avançados sobre esse confronto, como que os povos, às vezes, para escapar da miséria, acabam fazendo, como eles fizeram, atacaram a própria biodiversidade.”

“O brasileiro está consciente da importância dos seus recursos naturais, da preservação dos recursos naturais, da preservação de sua biodiversidade, da importância de desenvolver a economia sustentável”, afirmou o ministro, que havia afirmado ser “o pior inimigo da natureza a pobreza” e que “as pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”, durante um painel do Fórum Econômico Mundial.

Comments

SERÁ QUE AGORA VAI? Governo Bolsonaro prepara novo plano para se comunicar melhor

Este ano de 2020 pode marcar uma virada na política de comunicação do governo Jair Bolsonaro, na “guerra de narrativas” que virou rotina no dia-a-dia. Será implantado um plano envolvendo todos os ministérios, sob coordenação do Palácio do Planalto, para comunicar melhor as ações do governo. O presidente promete se engajar nisso, evitando por exemplo suas coletivas improvisadas “na grade”, à saída do Alvorada ou na chegada ao trabalho. Mas poucos acreditam que ele fará isso. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A tentativa de coordenação das ações de comunicação do governo são capitaneadas pelo chefe da Secom, Fábio Wajngarten. O desafio do secretário de Comunicação será convencer Bolsonaro & filhos que só usar redes sociais não ganha a tal “guerra da narrativa”. Com quase três décadas de embates com jornalistas, Bolsonaro não reconhece em ninguém autoridade para lhe dar lições sobre o tema.

 

Após saída de Bolsonaro, centrão quer derrubar PSL de postos-chave da Câmara

O centrão quer tirar o PSL do comando das principais comissões da Câmara. O ex-partido do presidente Jair Bolsonaro, hoje sem legenda, deve perder a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a mais importante da Casa.

Os líderes argumentam que o esfacelamento da sigla após a saída do presidente em outubro diminuiu o peso político do partido comandado pelo deputado Luciano Bivar, de Pernambuco. Assim, segundo eles, acordos de ocupação dos espaços da Câmara devem ser revistos. A debandada de bolsonaristas ocorreu após uma tentativa frustrada de afastar Bivar do comando da legenda.

Folhapress

Articulador da volta do Ministério da Segurança Pública é vetado por Moro para comandar PF, diz jornal

A história da recriação do ministério da Segurança Pública explicitou a queda de braço não oficial entre Jair Bolsonaro e seu ministro mais popular, Sergio Moro (Justiça), além de revelar a disputa interna pelo comando da Polícia Federal. Em reuniões, Moro já se posicionou contrário à indicação de Anderson Torres para chefiar a PF. Secretário de Segurança do DF, Torres foi o principal articulador da recriação da pasta, medida que esvazia os poderes de Moro.

Com o veto de Moro à sua nomeação, Torres passou a articular a recriação do ministério com o apoio do ex-deputado Alberto Fraga (DEM). O ex-parlamentar tem dito que está quase tudo certo para virar ministro, se a pasta for recriada, e que Torres será seu diretor-geral.

O secretário do DF tem se movimentado há quase um ano para virar chefe da Polícia Federal. A colegas, afirma ser o nome perfeito para a “arejada” que Bolsonaro disse à Folha querer dar na PF. A disputa pelo poder da PF vem desde agosto, quando Bolsonaro ameaçou trocar o diretor-geral, Maurício Valeixo. O assunto nunca esfriou e a mudança é tratada como provável quase sempre desde então.

Validade Nos bastidores, o secretário do DF tinha colocado como prazo limite para a definição de sucessão na PF a data de 31 de janeiro.

Painel/Folha de S.Paulo

 

Déficit primário pode ser zerado até 2022, diz governo

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A recuperação da economia e a continuidade do ajuste fiscal podem fazer o governo zerar o resultado negativo nas contas públicas até o fim de 2022, disse hoje (23) o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Em reunião com jornalistas, ele confirmou que a equipe econômica antecipou em um ano a reversão do déficit primário.

O secretário também informou que a dívida pública deve fechar 2019 com pequena queda. Segundo ele, o Ministério da Economia projeta que a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), indicador divulgado pelo Banco Central (BC), tenha encerrado o ano passado em 77% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) ou num percentual um pouco menor. O número final da DBGG só será divulgado no próximo dia 31.

Caso a dívida pública feche nesse valor, essa terá sido a primeira queda anual desde 2013. O secretário também informou que a equipe econômica prevê economizar R$ 417 bilhões de juros da dívida pública entre 2019 e 2022. O valor considera as despesas financeiras e conta para a avaliação da dívida pública.

Agência Brasil

 

LOCAIS

“Band Verão” Realiza etapa neste fim de semana no litoral de Galinhos

Depois do sucesso registrado por dois finais de semana consecutivos no veraneio da praia de Pirangi, o projeto “Band Verão”, implementado pela TV Bandeirantes Natal, chega nesta sexta-feira, 24, ao litoral de Galinhos, paradisíaca praia localizada no litoral Norte do estado, onde está montada uma estrutura para a realização de competições esportivas e shows musicais.

O “Band Verão” em Galinhos começa na sexta-feira com uma “oficina” de Beach Tênis, na qual instrutores vão iniciar no esporte alunos da rede municipal de ensino, além de representantes da população local que tenham interesse em aprender a modalidade esportiva. Já no sábado, o dia inicia com um torneio de Beach Soccer, que terá premiação em dinheiro e a participação de dez equipes, compostas por atletas da região. No final da tarde do sábado, prosseguindo até às 22 horas, a festa fica por conta de shows musicais, a cargo da banda Doce Pecado.

 

ELEIÇÕES 2020: Airene Paiva pode formar chama com a vereadora Professora Nilda em Parnamirim

Ontem em entrevista à rádio Agora FM, o tabelião Airene Paiva, que é filiado ao PCdoB e que sempre esteve presente nos bastidores politicos de Parnamirim, disse que deve ser candidato a prefeito ou a vice em uma chapa com a vereadora Professora Nilda.

“Temos uma união de esforços na construção das campanhas de Parnamirim. Eu conversei com ela e falei: vamos respeitar os ambientes de atuação da gente, mas ao mesmo tempo construir um diálogo sobre Parnamirim. Estamos fazendo isso juntos, conversando. Tomaremos uma posição conjunta sobre o processo eleitoral de Parnamirim. Se eu vou ser vice ou se vai ser ela, ao o tempo dirá”

Comments

Produção de melão no RN deve dobrar para atender a China

O melão produzido no Rio Grande do Norte passará a ter, ao longo deste ano, um novo e relevante mercado consumidor: a China. A Administração Geral de Aduana da China (GACC, órgão responsável pela sanidade vegetal e animal) publicou comunicado, em sua página oficial, nesta quinta-feira, 23, que autoriza a importação de melão do Brasil. Com essa autorização, a produção de melão nos territórios cearense e potiguar tendem a duplicar, conforme estimativa publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira, 23.

Conforme Luiz Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e do Comitê Executivo de Monitoramento da Mosca das Frutas (Coex), outros mercados, além do chinês, deverão ser conquistados ao longo deste ano.

Leia a notícia na íntegra aqui na Tribuna do Norte.

Comments

FIM DA NOVELA: Hotel Reis Magos deve ser completamente demolido até sábado

Foto: Canindé Soares

Como o Blog noticiou essa semana, os escombos do Hotel Reis Magos entraram em fase final de demolição e, pelo planejamento da empresa responsável pelo serviço, a derrubada deve terminar neste sábado (25).

A demolição começou no último dia 8 de janeiro, após decisão judicial autorizando, e já ultrapassou os 80%. Mesmo com a conclusão da demolição, a limpeza do terreno ainda deve demorar 60 dias.

Fonte: Blog do BG

 

Fonte: Agora RN

 

Dupla Sirano & Sirino é atração no Verão Pirangi 2020 neste final de semana

Show acontece neste sábado, 25, na Arena Se Cuida; diversas ações esportivas também integram as atividades do festival, com atrações inteiramente gratuitas

24/01/2020 às 05:00

Reprodução / Internet

Show acontece neste sábado

Os agitos do Verão Pirangi 2020 deste fim de semana prometem muita animação com a dupla de forró mais tradicional do Brasil. Sirano & Sirino se apresentam neste sábado, 25, na Arena Se Cuida, montada na praia de Pirangi do Norte pela prefeitura de Parnamirim.

Além das atrações musicais, o Verão Pirangi 2020 leva para os turistas e veranistas diversas opções de lazer, com atrações que envolvem também inúmeras práticas esportivas.

Na Arena Pirangi do Norte, os visitantes poderão participar de atividades como Beach Tennis e Beach Soccer. No domingo, 26, tem frescobol internacional, às 8h, na mesma Arena.  No mesmo horário tem muito surf na praia de Cotovelo.

As atrações são todas gratuitas

Confira a programação completa:

Sábado, 25 

Arena Se Cuida Parnamirim

9h – Hit

10h – Muay Thay

11h – Ritmos

12h – Hebron

13h – Hit e Zumba

14h – DJ Rodrigo Souza

15h – Lucas Pavani

16h – Banda Preta

18h – Sirano & Sirino

Arena Pirangi do Norte (Sel)

8h – Beach Tennis

8h – Beach Handball

9h – Beach Soccer

9h – Telepesquisa (dança, sorteio e brindes)

10h – Academia Stylo

16h – Sunset

Domingo, 26 

8h – Surf – Praia de Cotovelo

Arena Pirangi do Norte

8h – Frescobol Internacional

9h – Beach Soccer

9h – Telepesquisa (dança, degustação, espaço kids, sorteio e brindes)

10h – Academia Malhart Fit

Igreja Caminho da Santidade 16h – Terço Católico

Fonte: Agora RN

 

Por G1 RN

23/01/2020 18h17  Atualizado há 12 horas


Vacina é a forma de prevenção da doença — Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilVacina é a forma de prevenção da doença — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) confirmou nesta quinta-feira (23) que mais dois casos de sarampo foram confirmados no estado. Com isso, o total de casos no Rio Grande do Norte subiu para oito.

A atualização dos dados consta no boletim epidemiológico da Sesap divulgado nesta quinta-feira (23). Ele é referente à última semana de 2019.

As últimas pessoas infectadas haviam sido diagnosticadas com a doença em novembro do ano passado. O primeiro caso no estado após 19 anos foi registrado em julho de 2019 – um homem de 54 anos que havia tido viagem recente à São Paulo.

Além dos casos confirmados, outros 29 estão em investigação e 57 foram descartados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a maior concentração dos casos em investigação é na Região Metropolitana de Natal.

Entre os oito casos confirmados, três foram em Natal e duas em Tibau do Sul (uma delas um bebê de 1 ano e seis meses), as duas cidades que mais reúnem infectados pela doença.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus. A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou respiro próximo. Se o paciente apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar auxílio médico. De acordo com a Sesap, essa recomendação serve principalmente para quem esteve nos 30 dias anteriores em locais com circulação do vírus. Qualquer caso suspeito deve ser informado imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde.

A forma mais efetiva forma de prevenção da doença é pela vacinação.

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

Fonte: G1RN

Por G1 RN

23/01/2020 17h29 Atualizado há 12 horas


Bosque das Mangueiras é um espaço público em Lagoa Nova — Foto: Alex RégisBosque das Mangueiras é um espaço público em Lagoa Nova — Foto: Alex Régis

O Bosque das Mangueiras, no bairro Lagoa Nova, zona Sul de Natal, vai fechar temporariamente a partir da próxima segunda-feira (27) para obras de reestruturação. A previsão é de que a reforma dure 180 dias.

O investimento total na recuperação do parque é de R$ 1 milhão e 20 mil, sendo R$ 1 mi de recursos oriundos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), por meio do programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária. Os outros R$ 20 mil são recursos próprios da Prefeitura de Natal.

O projeto destinado ao parque tem a intenção de requalificar de forma arquitetônica e urbanística o espaço público e incentivar a agricultura urbana orgânica em Natal. O projeto de reestruturação foi nomeado de “Fomento à agricultura agroecológica urbana”.

A empresa que vai realizar a obra começou a se instalar no Bosque das Mangueiras nesta quinta-feira (23) para o início das operações.

Além do estimulo à agricultura urbana orgânica, o projeto foca na dinamização da economia local e a geração de renda às famílias dos pequenos produtores de orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas no grupo de interesse social (de até três salários mínimos), segundo a Prefeitura de Natal.

Segundo a arquiteta da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Karenine Dantas, a reestruturação contará com a reforma total do atual prédio da administração, a construção de caramanchões, a instalação de uma feirinha para venda de produtos orgânicos, uma estufa para berçário de mudas, uma horta tipo mandala, uma área de preparo e beneficiamento de produtos orgânicos, a substituição dos atuais equipamentos de ginástica por outros mais modernos e a recuperação da pista de caminhada.

Bosque das Mangueiras

O Bosque das Mangueiras é um espaço público arborizado com uma área de mais de 15 mil metros quadrados. Ele funciona todos os dias das 5h às 11h e das 14h às 20h e é aberto ao público, recebendo principalmente visitantes que querem realizar atividades físicas no parque, além de servir como espaço de lazer;

Aos sábados, o Bosque também recebe a feira orgânica do Projeto Amigo Verde Gramorezinho com 120 produtores agricultores da família.

Fonte: G1RN

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho