9 de novembro, sexta-feira
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Por G1
O mapa da ‘Propinolândia’. Investigações da força-tarefa da Lava Jato no RJ mostram que os 10 deputados estaduais presos suspeitos de participar do ‘mensalinho’ da Alerj tinham influência em postos do Detran em 20 municípios. Segundo o MPF, a divisão por regiões do estado coincidia com votação de parlamentares nessas áreas. Economia: veja se você está no 6º lote de restituição do Imposto de Renda. Nos EUA, quem são as vítimas do ataque a tiros em um bar da Califórnia? Um dos mortos é sobrevivente do massacre em Las Vegas, no ano passado. O que é notícia nesta sexta-feira:
NACIONAIS
‘Propinolândia’ na Alerj

Lava Jato no Rio prende dez deputados estaduais
Os deputados presos pela PF suspeitos de participarem do ‘mensalinho’ da Alerj lotearam postos do Detran em 20 municípios do RJ, segundo o MPF. A investigação indica que o departamento era manipulado para a realização de atividades de interesse de grupos corruptos. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o Detran disponibilizaria cargos a deputados que nomeariam pessoas de sua confiança. Divisão por regiões do estado coincidiria com votação de parlamentares nessas áreas. Veja o mapa de influência dos deputados presos.
Imposto de Renda
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2018/10/05/ir2018.jpg)
— Foto: Ilustração: Karina Almeida / G1
A Receita abre hoje as consultas ao sexto lote do Imposto de Renda. Este lote, com 991 mil contribuintes, também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo para tablets e smartphones. As restituições somam R$ 1,67 bilhão.
Enem
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2018/10/31/vinheta-final-g1-enem-2018-.png.jpg)
— Foto: Arte / G1
Matemática no Enem: porcentagem e juros estão entre os assuntos que mais caem na prova e conheça um professor que corrige questão da prova de 2017 em menos de três minutos.
Salão do Automóvel

Carros elétricos são destaque do Salão do Automóvel de São Paulo
O G1 faz hoje, a partir das 12h30, programa ao vivo para mostrar as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo. Não perca!
Tiros na Califórnia

Atirador invade boate e mata 12 pessoas na Califórnia
O homem suspeito de matar 12 pessoas em um bar de um subúrbio da cidade norte-americana de Los Angeles era um fuzileiro navalcondecorado especializado em metralhadoras que atuou no Afeganistão e que já havia tido vários atritos com as autoridades. Um dos mortos era sobrevivente do massacre em Las Vegas, no ano passado: Telemachus Orfanos. Veja quem são as vítimas. O G1 acompanha o caso.
Incêndio na Califórnia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/V/f/8HnuXLQqqe0oBr5M5GwQ/casa.jpg)
Uma casa em chamas em Paradise, na Califórnia — Foto: Josh Edelson / AFP
Um incêndio no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, se propagou em grande velocidade, passando de 2 mil hectares a mais de 7 mil atingidos em apenas seis horas, e forçou a retirada de 20 mil pessoas da região, segundo as autoridades do estado.
Cinema

‘Chacrinha: O velho guerreiro’: Assista ao trailer do filme
‘Millenium’, ‘Chacrinha’, ‘Todas as canções de amor’: Leia críticas de filmes que chegam aos cinemas.
Curtas e Rápidas:
Fórmula 1

Pentacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton diz que ainda vai correr mais cinco anos
O circo da F-1 chegou a São Paulo. Hoje, os motores roncam em dois treinos livre: o primeiro a partir das 11 horas e o segundo a partir das 15 horas. O treino que definirá o grid de largada é amanhã, às 15 horas, e a corrida será realizada domingo, a partir das 15h10.
Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para sexta-feira (9)
Hoje é dia de…
- Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais
Fonte: G1
Índia da equipe de Bolsonaro foi moradora de rua, atriz e atleta antes do Exército
O nome da indígena —que nasceu na aldeia da etnia Waiãpi, no Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa— foi anunciado nesta quarta (6), mas ainda não foi publicado no “Diário Oficial” da União. Não há confirmação se ela terá cargo remunerado ou se será colaboradora
Silvia Nobre foi adotada aos 3 anos por uma família de Macapá e começou a estudar com 7. “Eu passei a minha infância inteira puxando a saia das professoras e pedindo, por favor, para eu hastear aquela bandeira [do Brasil], mas ninguém deixava. Só as crianças brancas e não índias podiam”, contou chorando em uma entrevista a Jô Soares em 2011.
“Eu prometi para mim mesma que, acontecesse o que acontecesse, o meu país um dia iria se orgulhar de mim”, disse. Segundo ela, foi isso que a impediu de se envolver em “coisas erradas” nos dois meses em que viveu nas ruas do Rio de Janeiro mais tarde.
Aos 14 anos, ela deixou na aldeia a filha que teve com 13 (o que é comum na sua cultura) e fugiu para a capital fluminense em busca de estudo. Sem casa nem dinheiro, vendeu a única coisa de valor que tinha nas mãos, uma pedra que acreditava ser mágica, para conseguir comer por alguns dias
Número de trabalhadores por conta própria cresce
O número de pessoas ocupadas como empregadores ou trabalhadores por conta própria, com registro no Cadastro Nacional de pessoa Jurídica (CNPJ), aumentou 4 pontos percentuais em cinco anos e reúne quase 8 milhões de pessoas em todo o Brasil.
O número de sindicalizados caiu de 16,2% para 14,4% de 2012 para 2017 e o País gerou, no período, ocupação para 1,7 milhão de pessoas.
Os dados contam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2017, divulgada nesta quinta, 8, peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mercado de smartphones terá declínio anual pela primeira vez na história

Com o aumento considerável do preço dos smartphones, o ciclo de substituição para novos modelos também aumentou. Como consequência disso, espera-se uma queda de 1,3% na remessa de smartphones em 2018. Isso significaria que, pela primeira vez desde o lançamento dos primeiros dispositivos do gênero, o mercado irá encolher ano após ano.
As informações são da agência de análise e pesquisa de mercado Counterpoint, que prevê que a tendência negativa de 2017 continue nos trimestres de setembro e dezembro deste ano. Isso mostra que, após anos de crescimento, o mercado de smartphones finalmente estagnou.
Entre as causas desta diminuição do mercado estão a desaceleração da economia global e as taxas de câmbio nos mercados emergentes flutuando rapidamente, como no caso da América Latina. Outros fatores importantes levantados pela Counterpoint são as guerras tarifárias entre EUA e China, o esfriamento do mercado depois de anos de excessos causados pela concorrência extrema e, por fim, o comportamento do consumidor.
egundo o diretor da pesquisa, Tom Kang, os consumidores estão trocando de smartphones apenas quando necessário e, portanto, buscam sempre um dispositivo melhor, apesar da diferença de preço. O analista afirma: “a compra de um dispositivo mais caro resulta na extensão da duração dos ciclos de substituição, especialmente quando os ganhos (dos compradores) são limitados”.
Apesar da diminuição na remessa de smartphones distribuídos mundo afora, as fabricantes mostram aumento de receita em 2018. Isso é consequência direta do aumento do preço dos smartphones ano após ano. Desta forma, a previsão é de que a receita geral de smartphones venha a crescer 9% em relação ao ano passado. Isso é ainda maior do que o crescimento de 7% na receita de 2017.
Em nota, a agência afirma que os preços mais altos são justificados pelo aumento da capacidade de memória ROM e RAM no smartphones, pelo maior poder de processamento e investimento em recursos de Inteligência Artificial (AI), designs mais duráveis e, é claro, mais sensores de câmera.
Olhar Digital