4 de junho, segunda-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Por G1

 

O governo reafirmou no fim de semana que as rodovias do país vivem clima de normalidade, e que por isso não será necessário prorrogar o decreto que autorizou a atuação das Forças Armadas para impedir bloqueios durante a greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias. Em Brasília, o Congresso analisa medidas que estavam entre as reivindicações da categoria. No Tocantins, foram definidos os candidatos que disputarão o 2º turno da eleição suplementar para governador. Boa semana!

Clima de normalidade

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, disse ontem que “não há nenhum elemento que sugira a prorrogação” do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que autorizou a ação de militares para desbloquear estradas em todo o país.

Etchegoyen afirmou que as autoridades acompanham os rumores sobre uma suposta nova paralisação a partir de hoje, e que nada de concreto foi identificado. Segundo ele, “o governo não lida com boatos, mentiras e imprecisões”.

Agenda do Congresso

Câmara deve analisar nesta semana um projeto que regulamenta o transporte rodoviário de cargas. Demanda dos caminhoneiros, a proposta fixa regras para o transporte de carga feito por autônomos, empresas e cooperativas e endurece penas por envolvimento com roubos de mercadorias. Também nesta semana, serão instaladas as comissões mistas (formadas por deputados e senadores) que irão analisar as medidas provisórias editadas pelo governo como parte do acordo com os caminhoneiros.

Eleições suplementares

Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR) vão disputar o segundo turno da eleição suplementar no Tocantins, no dia 24. O vencedor governará o estado até o fim do ano. A eleição foi convocada após a cassação de Marcelo Miranda (MDB). Dezoito pessoas foram presas durante a votação, em casos que envolvem suspeitas de compra de votos e transporte irregular de eleitores. Seis são políticos: quatro vice-prefeitos e dois vereadores.

Carlesse e Vicentinho vão disputar o segundo turno (Foto: Infográfico: Alexandre Mauro/G1)

Em 20 cidades de 9 estados, a população foi às urnas para escolher novos prefeitos. Em Teresópolis, no RJ, Vinicius Claussen foi eleito por uma diferença de apenas 22 votos.

Pezão é ouvido

Atropelado em Copacabana

Morreu no Rio o australiano Christopher John Gott, que foi atropelado por um carro na praia de Copacabana em janeiro. Condenado por abuso sexual na Austrália, ele estava foragido havia mais de 20 anos e vivia no Brasil com outro nome.

Na cópia do passaporte, o australiano, nascido em Melbourne há 68 anos, aparece com o nome Daniel Marcos Philips (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na cópia do passaporte, o australiano, nascido em Melbourne há 68 anos, aparece com o nome Daniel Marcos Philips

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Ataque de tubarão

Um rapaz de 18 anos foi mordido por um tubarão ontem no mar da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, perto do Recife. Ele foi internado em estado grave e morreu durante a madrugada, depois de ter uma das pernas amputadas. No dia 15 de abril, um homem de 34 anos foi mordido por um tubarão na mesma praia.

Jovem é atendido após ser mordido por tubarão em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)

Jovem é atendido após ser mordido por tubarão em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)

Tragédia no mar

Um naufrágio no litoral da Tunísia deixou 48 imigrantes mortos. Mais de 60 foram resgatados com vida. Autoridades dizem que o barco estava superlotado e levava cerca de 180 pessoas que tentavam chegar à Itália.

Orgulho

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT mais uma vez lotou a Avenida Paulista e a região central de São Paulo. Com o tema “Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”, o evento levou para a rua uma pauta politizada, protestos contra a violência, pedidos de respeito e a defesa do voto consciente.

Público estende bandeira durante a 22 ª Parada LGBT na Paulista (Foto: Bruno Rocha/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo)

Público estende bandeira durante a 22 ª Parada LGBT na Paulista (Foto: Bruno Rocha/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo)

A arquiteta Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, emocionou o público ao discursar. “Isso aqui é um ato de resistência. O Brasil é um dos países que mais mata a sua população LGBT. E a gente não pode assumir isso, deixar que isso continue desta maneira”, disse.

Mônica discursa durante a Parada LGBT, na Avenida Paulista (Foto: Reprodução/GloboNews)

Mônica discursa durante a Parada LGBT, na Avenida Paulista (Foto: Reprodução/GloboNews)

LOCAIS

Dentista morre em trágico acidente próximo a Santa Cruz

O dentista caicoense Danilo Gonzaga faleceu nesta noite de domingo (03), vítima de um grave acidente entre dois veículos, no km 103 da BR 226.
Danilo vinha sozinho, de acordo com informações divulgadas pelo Blog do Marcos Dantas, e morreu a caminho do Hospital Walfredo Gurgel em Natal. Danilo era professor do curso de Odontologia da UERN de Caicó, e deixa esposa é um filho.
O BlogdoBG recebeu imagens da tragédia, e não publicará por respeito aos familiares e amigos dos envolvidos.
Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5HRr6IYTc

Manoel dos Santos é eleito prefeito de João Câmara com 56,29% dos votos

Manoel dos Santos foi eleito novo prefeito de João Câmara. Ele foi escolhido com 56,29% dos votos válidos nas eleições suplementares realizadas neste domingo (3).
A chapa vencedora do DEM teve 10.390 votos (56,29%) contra 8069 (43,71%) da chapa formada por PSD e PP, que teve como candidata Lana Leite.
Deixaram de votar 2516 eleitores. Foram registrados 234 votos brancos e 625 nulos nas 85 seções eleitorais.

Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5HRrUhQd2
 

Deixe uma resposta