Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Por G1

26/02/2020 04h00  Atualizado há 14 minutos


Um morador de SP pode ser o 1º caso de coronavírus do Brasil. Exame preliminar deu positivo, e o resultado da contraprova sai hoje. O brasileiro de 61 anos chegou no fim de semana da Itália, que é um dos novos focos do surto pelo mundo. Por precaução, a Anvisa pediu a lista de passageiros que estavam no mesmo voo que ele. A PM ainda em greve e a violência em alta no Ceará são o tema do podcast O Assunto. E veja também: o carnaval do Rio conhece a escola campeã de 2020. Em SP, a Águia de Ouro levou título inédito. O carnaval que ainda não acabou: o tradicional arrastão na quarta de cinzas em Salvador e em Recife e Olinda.

INTERNACIONAIS

Croácia e Áustria confirmam primeiros casos de coronavírus, e EUA se preparam para chegada iminente

Vice-ministro da Saúde do Irã é infectado, e o país já contabiliza 50 mortos. Contágio eleva a quase 1000 pessoas infectadas na Coreia do Sul

Hospital Clinic, em Barcelona.Hospital Clinic, em Barcelona.©CONSUELO BAUTISTA

Após alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o coronavírus pode se tornar uma pandemia no mundo, o vírus mostra sua força. Nos últimos dias, tem ganhado corpo na Europa e em outros continentes, saindo da Ásia. No Irã, o vírus alcançou o vice-ministro da Saúde, Iraj Haririchi. Seu ministério aconselhou a população a ficar em casa devido à expansão do vírus no Irã, onde existem contradições quanto ao número de mortos: um deputado da cidade mais afetada falou na segunda-feira em 50 mortos, enquanto o Governo reconhece 15. Na Itália, uma mulher do norte do país que estava de férias em Palermo, na ilha de Sicília, é o primeiro caso registrado no sul. O vírus chegou também à Toscana, onde dois homens, em Florença e em Pistoia, deram positivo, e a Ligúria. Já foram registradas 7 mortes e 283 infecções na Itália.

Lyon (France), 24/02/2020.- Authorities wearing face masks walk next to a bus from the Italian city of Milan that has been quarantined after the detection of a suspected case of the COVID-19 disease in Lyon, France, 24 February 2020. The number of confirmed infections caused by the SARS-CoV-2 coronavirus in Italy has jumped to over 200 cases, most of them concentrated in the northern regions of Lombardy and Veneto. At least five people have died so far from the disease in the Italian peninsula. (Francia, Italia) EFE/EPA/ALEX MARTIN

Com dezenas de mortos no Irã, Coreia do Sul e Itália, coronavírus mantém mundo em sobressaltoEl director general de la OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, hoy en Ginebra. OMS pede ao mundo que se prepare para uma “potencial pandemia” por coronavírus

Painel informativo da Bolsa de Madri que mostra o valor do prêmio de risco em alguns países da zona do euro.

Avanço do coronavírus provoca a maior queda do mercado de ações desde o referendo do Brexit

O vírus ainda não chegou aos Estados Unidos, mas as autoridades norte-americanas tratam a identificação de infeccções como questão de tempo. “Não se trata tanto de saber se isso vai acontecer, mas de mais exatamente quando isso acontecerá”, disse Nancy Messonnier, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira.

As autoridades da Croácia e da Áustria confirmaram nesta terça os primeiros casos de contágio em seu território. O primeiro ministro croata, Andrej Plenkovic, confirmou o caso e monitora o assunto de perto. Também na Áustria, o governador do Tirol, Günther Platter, confirmou os dois primeiros casos positivos de coronavírus nesta região. Os dois pacientes estão isolados numa clínica de Innsbruck. Segundo o governador, as duas pessoas são de Bérgamo, na região da Lombardia, a mais afetada pelo vírus no norte da Itália. Os dois são pacientes jovens, de 24 años, e suas vidas não correm perigo.

O Brasil ainda não registrou nenhum caso de coronavírus, mas aumenta seus alertas conforme a doença se espalha. Nesta segunda (24), Irã e Itália forma incluídos na lista de países, além de Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França e Malásia nos critérios para análise de casos suspeitos. A Espanha, onde vivem 100.000 brasileiros, ainda não foi incluída. Até sexta, estavam os países asiáticos (Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China).

Com os novos casos, espera-se que novos países sejam incluídos na lista de vigilância, com atenção especial a passageiros oriundos desses países que venham a apresentar febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar.

Segundo Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o país vem ampliando a capacidade de detecção dos laboratórios, “tornando mais sensíveis os sistemas de saúde público e privado”. Mas, embora exista alerta para brasileiros em trânsito para esses locais, não existe recomendação de evitar viagens, como no caso da China, que está em quarentena. “É importante deixar claro que não teremos medidas de restrição para viagens. Este é um procedimento padrão, não estamos recomendando nada diferente do que já estávamos fazendo”, disse o secretário. O Brasil monitora quatro casos suspeitos mas já descartou outros 54.

As autoridades dos diversos países têm procurado acalmar a população, apesar da tensão provocada pela confirmação acelerada de infectados em diversos países, e mortes. “Tenham confiança em nosso sistema de saúde pública que se destaca neste tipo de crise”, disse o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, quando entrava no plenário do Senado.

Também o primeiro ministro italiano, Giuseppe Conte, emitiu uma mensagem nessa mesma linha, pedindo confiança no sistema de saúde do seu país, muito embora tenha soltado palavras controvertidas nesta segunda, quando afirmou que o vírus havia se estendido na Itália porque os hospitais “não havia cumprido o protocolo”. “Os cidadãos devem estar tranquilos. Nossos protocolos são eficientes, efetivos e adequados para responder a emergências”, assegurou.

Em Bahréin, nove novos casos foram anunciados nesta terça, o que eleva a 17 o total no país. Na China, as autoridades informaram a ocorrência de mais 71 mortes (cerca de 2.700 no total), e há quase 78.000 contagiados. A Coreia do Sul confirmou 977 casos de contágio, 144 a mais do que esta segunda.

coronavírus chegou a Barcelona, destino de muitos brasileiros que residem ou visitam a cidade catalã, ao norte da Espanha. Trata-se de uma mulher italiana, de 36 anos, residente na cidade, que havia viajado nos últimos dias para o norte da Itália. Com este, são cinco os casos de infectados na Espanha. “Ela esteve na zona de Bérgamo e Milão entre os dis 12 e 22”, explicou o secretário de Saúde Pública, Joan Guix. Segundo ele, estão sendo levantados os contatos da paciente com outras pessoas sãs, o que vai obrigá-las a um isolamento de 14 dias para saber se apresentam sintomas do vírus. A notícia vem a público no mesmo dia em que cerca de mil turistas hospedados em um hotel de Adeje (H10 Costa Adeje Palace), no sul de Tenerife, estão isolados por recomendação das autoridades de saúde. Ali estava um turista italiano que agora está internado em um hospital da ilha, depois que os exames para detectar o coronavírus deram resultado positivo. Sua mulher também foi infectada, segundo informa o repórter Pedro Murillo. Estão sendo submetidas a exames todas as pessoas que possam ter tido contato com o casal.

Fonte: El País

 

Hillary Clinton: “Os serviços secretos russos ainda trabalham para Trump”

A política democrata apresenta uma série sobre sua vida no Festival de Berlim. “Putin me atacou, queria me derrotar”, afirma em encontro com EL PAÍS e quatro outros veículos de comunicação internacionais

Hillary Clinton nesta terça-feira no Festival de Berlim.Hillary Clinton nesta terça-feira no Festival de Berlim.CHRISTOPH SOEDER (DPA)

Inteligência dos EUA alerta que Rússia interfere para ajudar reeleição de TrumpMichael Bloomberg y Donald Trump, en una imagen de archivo de 2016.Corrida presidencial dos EUA se transforma em referendo entre os super-ricosA plateia assiste ao discurso de Trump no estádio em Ahmedabad.Com público de 110.000 pessoas para Trump, Índia reforça aliança com EUA

Por trás das robustas portas de madeira de uma sala do hotel Adlon, um dos mais sofisticados de Berlim, se ouve claramente o riso de Hillary Rodham Clinton. Um grupo de jornalistas europeus aguarda a ex-secretária de Estado dos EUA ao redor de uma mesa na sala principal da suíte, enquanto do outro lado Clinton conversa com a diretora do documentário Hillary, Nanette Burstein, e duas outras pessoas. A voz cantada é da ex-senadora (Chicago, 72 anos), mas o que mais se ouve são suas gargalhadas.

Essas gargalhadas e esse bom humor são alguns dos detalhes que iluminam a série documental Hillary, com quatro capítulos de 65 minutos cada, produzida pela Hulu ―propriedade da Disney― para estrear em sua plataforma, e que realiza um soberbo e incisivo percurso pela vida de uma advogada que por muito pouco não foi a primeira presidenta dos Estados Unidos. Hillary, programado na seção Especial da Berlinale, tem três fontes de material: todo o audiovisual sobre a vida de sua protagonista, 2.000 horas de gravações filmadas pela equipe da candidata durante os 15 meses da campanha que acabou levando Donald Trump ao poder, e entrevistas realizadas por Burstein (a quem foi oferecido o projeto, que aceitou em troca do controle absoluto do resultado final) com qualquer pessoa que pudesse contribuir com algo.

Da própria Hillary (deu 35 horas de entrevista em sete dias seguidos) e do marido, o ex-presidente Bill Clinton, que chora ao lembrar o affaire Lewinsky, colegas, subordinados, amigos e jornalistas e inclusive outro ex-presidente, Barack Obama, que com uma única frase resume o terrível mito de Sísifo no qual se converteu a vida política de Hillary Clinton, marcada por um constante recomeço. “Ela é vítima do duplo critério. Quando está em um cargo, seus níveis de popularidade disparam por causa de sua firmeza e sua sabedoria, e é exatamente isso que se volta contra ela quando se candidata a outro cargo.”

Clinton entra. Pede para ser apresentada a cada jornalista. Burstein diz que sua protagonista nunca rejeitou uma pergunta ou vetou um assunto ―e, de fato, se fala de tudo na tela― e pessoalmente a ex-senadora não é diferente. Sobre o recém-condenado Harvey Weinstein diz: “O júri falou claramente e está na hora de ele prestar contas. Doou dinheiro para minhas campanhas, como fez com qualquer candidato democrata a qualquer posto”. Sobre o pré-candidato Bernie Sanders, se ouve em uma conversa do documentário na campanha de 2016: “Está no Congresso há décadas. Ninguém gosta dele, ninguém quer trabalhar com ele porque não fez nada. É um político de carreira”. Ontem, em Berlim, Clinton se explicou: “Apoiarei o candidato democrata, seja ele quem for. Tivemos quatro anos ruins e, se houver outros quatro, pode ser muito difícil recuperarmos os danos. Tenho minha opinião sobre Sanders, obviamente… e farei campanha para ele. Qualquer democrata é melhor que Trump, um perigo para a democracia. Mas eu teria gostado que Sanders tivesse me apoiado em 2016 como eu apoiei Obama em sua época e pedi ao meu pessoal que o apoiasse”.

Quase no início do documentário aparece o caso dos e-mails, a conta dupla que Clinton usou quando era secretária de Estado e que motivou uma investigação do FBI: “Nunca fiz nada ilegal, nem dei nenhum tipo de informação classificada, nem infringi nenhuma regulamentação, e foi um assunto devastador para a minha campanha. Quando o eco dessa manobra terminou, o diretor do FBI voltou ao assunto 10 dias antes da eleição presidencial e me afundou. Três dias depois, disse que não havia nada, era o de sempre, mas já era tarde. A clara vantagem que eu tinha em regiões onde poderia ter vencido desapareceu”. Sente que houve uma conspiração organizada? “Claro! E meticulosamente calculada. Durante um ano, a Administração Obama considerou como tornar pública a interferência russa e como estavam manipulando a opinião pública e quando o fizeram, poucas horas depois roubaram e distribuíram e-mails do meu chefe de campanha. Não há mistério. A Rússia usou vazamentos do Wikileaks para contaminar as pessoas.”

E vai além: “Foi uma operação sofisticada, concertada. Putin me atacou, queria me derrotar, e é ele o modelo de conduta de Trump. Putin está rodeado e financiado pela oligarquia russa, invadiu três países e cometeu crimes de guerra na Síria… E Trump admira essa liderança, até gosta que não haja controles legislativos nem jornalísticos. O atual presidente dos Estados Unidos o qualificou de “mestre da distração e é por isso que diz dez estupidezes por dia”. Para Clinton, “os serviços secretos russos ainda trabalham para a campanha de Trump, porque a distração faz parte da estratégia”. E eles têm um terreno perfeitamente adubado: as redes sociais. “Temos que regular as redes. Nos EUA, metade das pessoas se informam pelo Facebook e não há nenhum controle.” Como exemplo, expõe algumas mentiras usadas contra ela na campanha. “As pessoas estão desinformadas. Um estudo da Ohio State University, centrado nos eleitores de Obama que depois apoiaram Trump naquele Estado, descobriu que eles fizeram isso acreditando que eu estava muito doente ―e que Sanders havia tido um ataque cardíaco, um detalhe que confirma a diferença de apreciação entre os sexos― ou que o papa Francisco apoiava Trump. Tudo isso eram mentiras distribuídas pelo Facebook. E isso é propaganda manipuladora.”

Clinton ainda fica surpresa com “a enorme quantidade de histórias ridículas” que circulam sobre sua vida: “Teorias da conspiração, doenças, loucuras propagadas pelas redes”. É por isso que queria que alguém visse isso de fora. “Vivi experiências impressionantes. Mas o documentário me usa como uma lupa para falar de décadas de história. Espero que os jovens tirem uma conclusão: nunca deem seus direitos como garantidos. Nunca acreditem que a luta acabou ou que essas liberdades estão garantidas. É uma luta e eu sou uma pequena parte dessa batalha.” Sobre o futuro, ela reflete: “Sou otimista, porque acredito que é a melhor maneira de viver, mas estou preocupada com o crescimento da xenofobia, do nacionalismo e dos movimentos populistas. Eles estão dominando o discurso e isso coloca a democracia em perigo. Entendo que as pessoas sintam medo, mas as soluções não nascem dele e os líderes políticos existem para criar diálogos construtivos. Para não gritar furiosos”.

Fonte: El País

 

NACIONAIS

Coronavírus no Brasil?

Ministério da Saúde investiga possível paciente com coronavírus em SP

Ministério da Saúde investiga possível paciente com coronavírus em SP

Um brasileiro de 61 anos que voltou da Itália testou positivo para coronavírus. O teste é preliminar, e o governo aguarda resultado de um 2º exame – a contraprova -, que será divulgado hoje. O homem está em isolamento domiciliar, em sua casa, em São Paulo.

Por precaução, a Anvisa pediu a companhia aérea que trouxe o brasileiro da Europa a lista de passageiros que esteve no mesmo voo.

Ministro da Saúde

Luiz Henrique Mandetta — Foto: Reprodução / TV Senado

Luiz Henrique Mandetta — Foto: Reprodução / TV Senado

Em conversa com Gerson Camarotti, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, evitou tom alarmista diante do primeiro caso de teste positivo do novo coronavírus no Brasil. “Nós vamos nos preparar da melhor maneira. Mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse o ministro da Saúde”.

“Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior. O Brasil é um país de pessoas mais jovens e está no verão. Esse é um período pouco propício para um vírus respiratório por aqui”.

O Assunto

Nove dias sem policiamento nas ruas e 170 assassinatos – média de quase uma morte por hora. Qual a perspectiva para a solução da crise na segurança pública do estado? Para entender qual a situação nas ruas, as demandas dos policias, o que oferece o governo e como a crise chegou a este ponto, Renata Lo Prete conversa com Cadu Freitas, repórter da TV Verdes Mares. Participa também Tânia Pinc, cientista política e ex-PM que pesquisa temas relacionados à segurança pública. Ouça:

Sapucaí: Quem leva o título no Rio?

Sambódromo da Marquês de Sapucaí na primeira noite dos desfiles da Série A — Foto: Alexandre Durão/G1

Sambódromo da Marquês de Sapucaí na primeira noite dos desfiles da Série A — Foto: Alexandre Durão/G1

campeã do carnaval 2020 no Rio será conhecida na tarde desta quarta-feira de cinzas, após a leitura de 585 notas — e suas temidas casas decimais. A TV Globo e o G1 transmitem ao vivo a apuração, direto da Praça da Apoteose, depois da novela Avenida Brasil. O G1 mostra ainda, na sequência, a definição do vencedor da Série A.

Carnaval 2020: destaques

O que bombou no carnaval 2020

O que bombou no carnaval 2020

Iza e Paolla rainhas, tombo de Lexa, topless de Jojo Todynho, Anitta e suas fantasias. Marquezine na torcida do BBB 20, muso com 116 cm de bumbum, fantasias de memes (Dorime!), fantasia de R$ 50 milhões que machuca, Ivete doando fraldas e a procura por um carnaval seguro. Veja os destaques da folia, saiba o que marcou o carnaval pelo Brasil em 2020.

Águia campeã em SP

Águia de Ouro vence o Carnaval de São Paulo

Águia de Ouro vence o Carnaval de São Paulo

Águia de Ouro é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. Este é o primeiro título da escola no Grupo Especial do carnaval paulista. Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas. Já as escolas Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar do Grupo de Acesso e sobem para o Grupo Especial em 2021. A Nenê de Vila Matilde foi rebaixada para o Grupo Acesso II. O G1 acompanhou ao vivo a apuração das notas.

Ainda não acabou

Arrastão em Salvador — Foto: Max Haack

Arrastão em Salvador — Foto: Max Haack

G1 acompanha o carnaval pelo Brasil nesta quarta de cinzas. A folia não acabou e tem Arrastão em Salvador, na Bahia, e festa em Olinda, Pernambuco.

Olinda se despede do carnaval com Lenine, Nação Zumbi e Bacalhau do Batata. Blocos e troças também desfilam pelas ladeiras. Confira programação.

Curtas e Rápidas:

Futebol

Recopa – final

  • 21h30: Flamengo x Independiente Del Valle
  • 21h30: Corinthians x Santo André
  • 21h30: Internacional x Tolima
  • 21h30: Moto Club x Fluminense
  • 21h30: Afogados x Atlético-MG
  • 17 horas: Real Madrid x Manchester City
  • 17 horas: Lyon x Juventus
  • 19h15: Nacional (PAR) x Bahia

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para a quarta-feira de cinzas (26)

Veja a previsão do tempo para a quarta-feira de cinzas (26)

Fonte: G1

 

Por Blog do BG

São Paulo tem primeiro caso de suspeita de coronavírus de pessoa vinda da Itália

Foto: Andreas Solaro/AFP

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde confirmaram o primeiro caso na capital paulista de suspeita de coronavírus em uma pessoa vinda da Itália.

Segundo o ministério, trata-se de um homem de 61 anos, que passou pelo Hospital Israelita Albert Einstein (zona sul), que nesta terça-feira registrou a notificação de caso suspeito da doença.

“No atendimento, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde”, diz o ministério. “Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente”, afirma a nota.

Segundo o ministério, o homem traz histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período entre 9 de fevereiro e a última sexta-feira (21).

Folha Uol

Comments

 

Marco do Saneamento deve ser discutido no Senado após carnaval

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

O Senado começa a analisar depois do Carnaval a proposta do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no final de dezembro, pretende unificar as regras do setor sob o guarda-chuva da Agência Nacional de Águas (ANA).  O principal objetivo do projeto é abrir o mercado para a iniciativa privada, de modo a garantir recursos para a universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto. Essa abertura de mercado é justamente o que tem travado as negociações que começaram em 2018.

Hoje, prefeitos e governadores podem optar pela licitação ou por firmar termos de parceria diretamente com as empresas estatais. Caso a nova regra seja aprovada, após a publicação da lei, será proibido as empresas estatais firmarem novos contratos para a prestação do serviço. Parlamentares de oposição temem que a mudança na regra prejudique os municípios mais pobres, uma vez que eles não atrairiam os investimentos do setor privado. Eles também argumentam que o prazo para entrada em vigor da concorrência pode levar a aumentos nas tarifas de água no país.

Na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é um entusiasta a da proposta, o governo também. Para parlamentares de oposição, a exigência de licitações e as metas de desempenho para contratos tenderão a prejudicar e alienar as empresas públicas. Além disso, o projeto de lei estabelece prioridade no recebimento de auxílio federal para os municípios que efetuarem concessão ou privatização dos seus serviços. O receio dos contrários ao texto é que a mudança na regra prejudique os municípios mais pobres, uma vez que eles não atrairiam os investimentos do setor privado.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse na última semana que está em busca de um entendimento para agilizar a votação da matéria. A ideia é que a proposta não receba mudanças de mérito, para que não seja necessário o retorno para a Câmara dos Deputados. Para ele, o projeto é fundamental para expandir o saneamento básico. Na visão de Davi, “não se trata apenas de levar água e esgoto para os milhões de brasileiros que não têm, significa, também, novos investimentos no Brasil”.

Agência Brasil

Comments

Monomotor cai em praia onde Bolsonaro está hospedado

Foto: Regiane Carvalho

Um avião de pequeno porte caiu no mar da praia do Tombo, em Guarujá, no litoral paulista, no início da tarde desta terça-feira (25), a menos de 200 metros de onde está hospedado o presidente Jair Bolsonaro.

O piloto, que ainda não teve o nome divulgado, sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido por uma equipe do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo).

O modelo do avião era um monomotor, normalmente utilizado nas praias para anúncios e propagandas.

Assim que caiu, o avião afundou no mar. O piloto estava com um colete salva-vidas e também foi ajudado por pessoas que estavam na água.

Folhapress
Comments

Homem mais velho do mundo morre aos 112 anos no Japão

Foto: Reprodução Jovem Pan

O japonês Chitetsu Watanabe, reconhecido aos 112 anos como o homem mais velho do mundo, morreu na noite do último domingo (23) — 11 dias após receber o reconhecimento do Guinness Book, o Livro dos Recordes. A informação foi revelada pela sua família nesta terça-feira (25).

Watanabe recebeu a organização na casa de repouso para idosos na cidade de Joetsu, onde morava, no último dia 12 — onde ganhou o certificado e, logo depois, começou a sentir falta de apetite e problemas respiratórios. A informação é da esposa do filho mais velho de Chitetsu, dita à emissora pública japonesa NHK.

“Ele era uma pessoa com um maravilhoso senso de humor e curiosidade. Ele tinha uma vida boa, sempre com um sorriso e entusiasmo, um exemplo a seguir. Ele também estará nos observando com um sorriso do céu”, disse sua nora.

Nascido em 5 de março de 1907 em uma família de agricultores, Watanabe mudou-se para Taiwan aos 20 anos, onde trabalhou em uma refinaria de açúcar por 18 anos antes de retornar ao Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial. Amante da caligrafia, Watanabe dizia que o segredo de sua longevidade era “rir”.

Ele foi reconhecido como o homem mais velho do mundo após as mortes do alemão Gustav Gerneth em outubro passado, aos 114 anos, e do japonês Masazo Nonaka, no mês passado, aos 113 anos.

Jovem Pan

Comments

Coronavírus: Brasil vai receber 2 mil voos de países com casos

Foto: Reprodução

A Polícia Federal e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) monitoram todos os voos que chegarão ao Brasil entre esta terça-feira (25) e o dia 30 de março. Uma tabela de acompanhamento, obtida com exclusividade pela Record TV, foi montada e pelo levantamento 2.013 voos de países com casos confirmados até agora irão pousar em aeroportos brasileiros.

Além destes serão 316 voos de países onde ainda não há casos confirmados.

A maior parte dos voos de países com casos confirmados vem da Europa: são 651 só da Alemanha, 605 da França e 519 da Itália. Há ainda 13 voos da China. Voos da Espanha e Inglaterra são considerados de países de casos confirmados, mas estão fora da definição de caso suspeito atualizada pelo Brasil.

Nesta segunda (24), o Ministério da Saúde dobrou de oito para 16 o número de países na lista de alerta. Passageiros que chegarem destes locais e que manifestarem os sintomas serão chamados a procurar as autoridades de saúde, ainda no aeroporto. Não haverá, no entanto, medidas de bloqueio e nem checagem um a um.

R7

LOCAIS

Confira os horários das missas de Quarta-feira de Cinzas no RN

Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Natal divulgou os locais e horários das missas de Quarta-feira de Cinzas (26) em todo o Rio Grande do Norte. As celebrações ocorrem em igrejas da capital potiguar e do interior em variados horários.

Confira abaixo a lista completa:

Natal

Catedral Metropolitana – 8h / 11h / 16h30 / 19h

Área Pastoral Nossa Senhora dos Impossíveis (Pitimbu) – 18h

Bom Jesus das Dores (Ribeira) – 6h30 / 17h

Cristo Rei (Pirangi) – 19h30

Imaculada Conceição (Loteamento Nova Aliança) – 19h

Nossa Senhora Auxiliadora (Felipe Camarão) – 19h

Nossa Senhora da Assunção (Guarapes) – 19h

Nossa Senhora da Candelária (Candelária) – 19h

Nossa Senhora da Esperança (Cidade da Esperança) – 19h

Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas) – 19h30

Nossa Senhora de Lourdes (Petrópolis) – 19h

Nossa Senhora dos Navegantes (Redinha) – 8h

Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Quintas) – 8h / 19h30

Nossa Sra das Graças e Santa Teresinha (Tirol) – 11h / 19h30

Sagrado Coração de Jesus (Morro Branco) – 8h / 19h

Santa Clara (Pitimbu) – 19h

Santa Luzia (Boa Esperança) – 19h

Santa Rita de Cássia (Ponta Negra) – 18h

Santana (Capim Macio) – 17h

Santana (Soledade 2) – 7h / 19h30

Santa Maria Mãe (Conj. Santa Catarina) – 19h30

Santo Afonso Maria de Ligório (Mirassol) – 8h / 19h

Santo Ambrósio Francisco Ferro (Planalto) – 8h / 19h

Santuário dos Mártires (Nazaré) – 19h

São Camilo de Léllis (Lagoa Nova) – 19h

São João Batista (Lagoa Seca) – 6h30 / 18h

São João Batista (Vila de Ponta Negra) – 19h

São João Bosco (Gramoré) – 8h / 19h30

São José (Cidade Nova) – 19h30

São Pedro Apóstolo (Alecrim) – 6h30 / 10h30 / 17h

São Tiago Menor (Santarém) – 7h / 19h

Grande Natal

Área Past. Santo Expedito (Jardim Petrópolis) – 19h

Nossa Senhora da Conceição (Macaíba) – 19h30

Nossa Senhora da Conceição (Nova Parnamirim) – 19h

Nossa Senhora de Fátima (Parnamirim) – 19h

Nossa Senhora do Carmo (Parque das Nações, Parnamirim) – 19h30

Santo André de Soveral (Jardim Aeroporto) – 19h

Santo Antônio (Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo) – 19h

São Gonçalo (São Gonçalo do Amarante) – 19h30

São João Batista (Praia de Pitangui) – 19h

São Lucas (Conj. Amarante, São Gonçalo do Amarante) – 19h

São Mateus Moreira (Cidade Verde) – 8h / 19h

Interior

Área Pastoral N Sra dos Navegantes (Rio do Fogo) – 20h

Nossa Senhora da Conceição (Macau) – 19h30

Nossa Senhora da Conceição (Santo Antônio) – 19h

Nossa Senhora da Conceição (São Rafael) – 19h30

Nossa Senhora da Piedade (Espírito Santo) – 19h30

Nossa Senhora da Pureza (Pureza) – 19h30

Nossa Senhora das Dores (Brejinho) – 19h30

Nossa Senhora de Fátima (Passa e Fica) – 19h30

Nossa Senhora de Nazaré (Parazinho) – 19h30

Nossa Senhora do Amparo (Coronel Ezequiel) – 19h

Nossa Senhora do Livramento (Taipu) – 19h30

Nossa Senhora do Ó (Nísia Floresta) – 19h

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Barcelona) – 19h30

Nossa Senhora dos Prazeres (Goianinha) – 19h30

Nossa Senhora Mãe dos Homens (João Câmara) – 16h

Sagrado Coração de Jesus (Riachuelo) – 19h

Santa Teresinha (Lagoa D’Anta) – 19h

Santa Teresinha (Tangará) – 19h

Santana (Santana do Matos) – 19h30

São Francisco de Assis (Pedro Velho) – 19h

São João Batista (Montanhas) – 19h

São José (São José de Campestre) – 19h

São Pedro Apóstolo (São Pedro) – 19h

São Vicente Férrer (Itajá) – 19h30

Santo Antão Abade (São Bento do Norte) – 19h30

Outros locais

Colégio Nossa Senhora de Fátima (Tirol, Natal) – 16h

Colégio Salesiano Dom Bosco (Nova Parnamirim) – 19h

Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Jaçanã) – 17h

Igreja de São Francisco de Assis (Pedra Grande) – 17h30

Igreja de São Pedro (Caiçara do Norte) – 17h

Igreja de São Sebastião (Sítio Novo) – 17h

Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Poço Branco) – 17h30

Arquidiocese

Fonte: Blog do BG

Potiguar é resgatado pela Marinha após sofrer AVC em alto-mar

Pescador ficou sob os cuidados de uma equipe médica do Hospital Naval de Natal

Por Redação – Publicado em 25/02/2020 às 12:50

Divulgação/Marinha

Pescador foi resgatado por um Rebocador de Alto Mar “Triunfo” (RbAM Triunfo) e a Aeronave UH-15

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), realizou o resgate de um pescador a 644 quilômetros de Fortaleza-CE. O potiguar, de 55 anos, com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi resgatado por um Rebocador de Alto Mar “Triunfo” (RbAM Triunfo) e a Aeronave UH-15. Após o resgate, o
norte-rio-grandense, ficou sob os cuidados de uma equipe médica do Hospital Naval de Natal.

A Operação de Busca e Salvamento foi coordenada pelo Salvamar Norte, com o apoio do Salvamar Nordeste, e contou com a participação integrada de equipes de militares e médicos.

Fonte: Agora RN

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho