PRIMEIRAS NOTÍCIAS  DESTA QUARTA-FEIRA

Por G1

 


Bolsonaro contraria todas as orientações de especialistas e pede fim do isolamento social contra o coronavírus. A repercussão foi imediata e péssima. Enquanto isso, a Covid-19 avança e Amazonas confirma a 47ª morte no Brasil, a primeira fora do Sudeste. E o Ministério da Saúde diz que o Brasil precisa ter até 7 vezes mais exames para enfrentar o pico da epidemia.

Bolsonaro em rede nacional

Bolsonaro contraria especialistas e autoridades e pede fim do ‘confinamento em massa’

Bolsonaro contraria especialistas e autoridades e pede fim do ‘confinamento em massa’

Na contramão de especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro, Jair Bolsonaro criticou o pedido de isolamento e distanciamento social, em pronunciamento em rede nacional de televisão. O presidente culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de “pavor”. E disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma “gripezinha”.

Repercussão ruim

Sociedade civil e autoridades criticam pronunciamento de Bolsonaro

Sociedade civil e autoridades criticam pronunciamento de Bolsonaro

O Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento. Mas a fala de Bolsonaro repercutiu negativemente. O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a fala na TV foi “grave” e que o país precisa de uma “liderança séria”. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o pronunciamento foi “equivocado” e que os brasileiros precisam seguir as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Parlamentares e governadores disseram que Bolsonaro é ‘irresponsável’ e confunde população. Leia mais.

Amazonas

Secretaria de Saúde do Amazonas confirma 1ª morte no estado por coronavírus

Secretaria de Saúde do Amazonas confirma 1ª morte no estado por coronavírus

Amazonas teve o primeiro registro de morte por coronavírus confirmado ontem, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A vítima – a primeira fora do Sudeste – é um dos pacientes do município de Parintins, distante 369 km de Manaus e tinha 49 anos. O número de casos confirmados no Estado era de 47 , após o último balanço divulgado pelo Governo.

Pico da epidemia

Número de mortos pelo coronavírus no Brasil sobe para 46

Número de mortos pelo coronavírus no Brasil sobe para 46

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que o Brasil precisa aumentar a capacidade de testagem diária dos atuais 6,7 mil testes para até 50 mil para “enfrentar o pico da epidemia”. Para alcançar os números, a capacidade precisa ser ampliada em pouco mais de 7 vezes.

O Assunto

O impacto da Covid-19 na economia está dado: recessão. Mas qual o tamanho dela? As ações anunciadas pelo governo têm capacidade de amortecer os impactos da pandemia? Para mais um debate, Renata Lo Prete recebe os economistas José Alexandre Scheinkman, brasileiro na Universidade de Columbia (EUA), e Alexandre Schwartsman, ex-diretor para Assuntos Internacionais do Banco Central. Ouça:

Favelas no Rio

Bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com os mais caros metros quadrados do Rio acumulam mais da metade dos registros de coronavírus. Mas é a chegada do vírus nas favelas que mais preocupa autoridades e especialistas. O medo é de explosão de Covid019.

Quarentena / isolamento

Avenida Paulista, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt / G1

Avenida Paulista, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt / G1

QUIZ: Qual é o seu estilo nos tempos de quarentena? Responda perguntas e descubra quem é você durante o isolamento por causa do coronavírus. Astronautas dão dicas para enfrentar isolamento social e a era das lives: shows à distância indicam a cara da música pop durante a quarentena.

Estados Unidos

Mensagem aos Cidadãos Americanos — Foto: Reprodução / Embaixada dos EUA no Brasil

Mensagem aos Cidadãos Americanos — Foto: Reprodução / Embaixada dos EUA no Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil postou um aviso para que todos os norte-americanos que estão ou vivem no território brasileiro voltem ao EUA o mais rápido possível. Os EUA já haviam solicitado aos seus cidadãos no exterior que voltassem ao país por causa da pandemia por coronavírus. Ontem, a embaixada mostrou as opções de voos disponível do Brasil para os EUA.

Os EUA também anunciaram que concluíram um acordo federal de US$ 2 trilhões para aliviar as consequências da pandemia do coronavírus sobre a economia do país. O pacote de estímulo deverá auxiliar trabalhadores, empresas e o sistema de saúde.

Senado e Casa dos Representantes precisam aprovar a legislação antes de enviá-la à sanção do presidente Donald Trump.

China

China suspendeu as drásticas restrições impostas por vários meses na província de Hubei, foco da pandemia do novo coronavírus que causou mais de 18 mil mortes em todo o mundo desde dezembro.

Nenhum caso de contágio local foi detectado nas últimas 24 horas no país, mas 47 “importados” do exterior foram registrados, informaram as autoridades nacionais de saúde.

Curtas e Rápidas:

Previsão do tempo

Saiba como fica o tempo na quarta-feira (25)

Saiba como fica o tempo na quarta-feira (25)

Hoje é dia de…

  • Dia Nacional da Comunidade Árabe
  • Dia Nacional do Oficial de Justiça

Deixe uma resposta