PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

29/01/2020 05h00  Atualizado há 59 minutos


Chuva forte mata mais uma pessoa e volta a causar destruição na Grande Belo Horizonte. Teto de shopping desaba, e a enxurrada transforma avenidas em rios, invade casas, arrasta e empilha carros. O mundo em alerta: até onde a crise do coronavírus pode chegar? No episódio de hoje de O Assunto,Renata Lo Prete analisa a reação da China à contaminação e os impactos da doença na economia global. Nos EUA, o processo de impeachment de Trump entra em uma nova fase. E após ser adiado, o Prouni abre inscrições.

INTERNACIONAIS

Alerta global

Coronavírus - piloto usa traje de proteção dentro de avião no Aeroporto Internacional de Wuhan, na China — Foto: Cheng Min/Xinhua via AP

Coronavírus – piloto usa traje de proteção dentro de avião no Aeroporto Internacional de Wuhan, na China — Foto: Cheng Min/Xinhua via AP

O novo coronavírus já matou 132 pessoas na China e o número de infectados chegou a 6 mil, segundo o balanço mais recente.

Na madrugada, os Emirados Árabes confirmaram o 1º caso no Oriente Médio. Uma família que voltou de Wuhan, onde o surto começou, foi infectada. As autoridades não informaram o nº de contaminados.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde monitora 3 casos suspeitos em MG, PR e no RS.

🎧 O Assunto

As repostas da China à nova doença e os impactos na economia global estão n’O Assunto de hoje, que volta a falar sobre o coronavírus com o correspondente da Globo, Carlos Gil, e o economista Roberto Dumas. Ouça:

Impeachment de Trump

Terminou ontem a fase de apresentação da defesa de Donald Trump contra o processo de impeachment no Senado dos EUA. A partir de hoje, os senadores terão dois dias para fazer perguntas aos advogados do presidente e a representantes da acusação. Na sexta-feira (31), haverá votação para decidir se novas testemunhas serão convocadas, o que os republicanos tentam impedir.

NACIONAIS

Chuva em Belo Horizonte — Foto: Danilo Girundi/TV GloboChuva em Belo Horizonte — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

Chuva em Belo Horizonte — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

Destruição em BH

O número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas Gerais chegou a 53 no fim da noite de ontem. Um homem de 45 anos morreu soterrado pelo telhado de uma casa em Nova Lima, na Grande BH, depois de mais um temporal.

Moradores registram explosão durante temporal em Belo Horizonte nesta terça-feira (28)Moradores registram explosão durante temporal em Belo Horizonte nesta terça-feira (28)

Na capital mineira, a forte chuva provocou destruição. Uma grande enxurrada transformou avenidas em rios, invadiu casas e arrastou carros. A força da água também provocou vazamento de gás e correria na garagem de um prédio. Um rua foi destruída e moradores ficaram ilhados em bares e restaurantes.

Parte do teto do BH Shopping desabou durante temporal em Belo HorizonteParte do teto do BH Shopping desabou durante temporal em Belo Horizonte

Inscrições abertas

Após ser adiado por causa das falhas na correção do Enem, o Prouni abriu as inscrições na madrugada desta terça. Estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo têm até sábado (1º) para participar do programa de seleção. Saiba como e quem pode se inscrever.

Novos itens de fábrica

Cinto de segurança traseiro de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes são itens obrigatórios no Brasil — Foto: André Paixão/G1

Cinto de segurança traseiro de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes são itens obrigatórios no Brasil — Foto: André Paixão/G1

A partir de hoje, carros novos deverão sair de fábrica com três itens de segurança novos. Lei exige que modelos tragam, de série, apoios de cabeça e cintos de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes, além de fixação para cadeirinhas. Atualmente, 5 modelos produzidos no país não têm esses recursos.

Visibilidade trans

Agente penitenciário, Jill Alves de Moraes é a primeira pessoa trans a solicitar aposentadoria do serviço público e enfrenta 'dúvidas jurídicas' — Foto: Marcelo Brandt/G1Agente penitenciário, Jill Alves de Moraes é a primeira pessoa trans a solicitar aposentadoria do serviço público e enfrenta 'dúvidas jurídicas' — Foto: Marcelo Brandt/G1

Agente penitenciário, Jill Alves de Moraes é a primeira pessoa trans a solicitar aposentadoria do serviço público e enfrenta ‘dúvidas jurídicas’ — Foto: Marcelo Brandt/G1

No Dia da Visibilidade Trans, a reivindicação de um direito. O agente penitenciário Jill Alves foi mandado de volta ao trabalho porque SP suspendeu o 1º pedido de aposentadoria de uma pessoa trans no estado por ‘dúvidas jurídicas’. A Procuradoria analisa se o tempo de trabalho a ser considerado é aquele estabelecido para homens ou mulheres.

  • Dia Mundial da Visibilidade Trans tem shows e iluminação especial nos Arcos da Lapa, no Rio

Carnaval 2020

Sabrina Sato desfila como rainha da Gaviões da Fiel pelo segundo ano consecutivo — Foto: Fernando Tomaz/Divulgação

Sabrina Sato desfila como rainha da Gaviões da Fiel pelo segundo ano consecutivo — Foto: Fernando Tomaz/Divulgação

Em 2020, Sabrina Sato vai comemorar os 50 anos da Gaviões da Fiel à frente da bateria da escola pelo segundo ano consecutivo. Com “bumbum e quadris maiores” por causa da maternidade, ela promete ser uma “mamãe com todo o gás na avenida”, nas palavras da própria. Veja o ensaio e a entrevista com a rainha de bateria.

Ao som de ‘Frozen’ e Elton John

Músicas de 'Rocketman', 'Toy Story 4', 'Harriet', 'Frozen 2', e 'Superação: O Milagre da Fé' estão indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original — Foto: Divulgação

Músicas de ‘Rocketman’, ‘Toy Story 4’, ‘Harriet’, ‘Frozen 2’, e ‘Superação: O Milagre da Fé’ estão indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original — Foto: Divulgação

Com todo o barulho em torno de Lady Gaga e “Nasce Uma Estrela”, não foi difícil para a cantora ganhar o Oscar de Melhor Canção Original em 2019. Mas nesta temporada nenhuma das músicas que disputam a categoria chamaram tanta atenção ou são tão favoritas como “Shallow”. Músicas de ‘Rocketman’, ‘Toy Story 4’, ‘Harriet’, ‘Frozen 2’, e ‘Superação: O Milagre da Fé’ concorrem ao prêmio no dia 9 de fevereiro. Conheça e ouça as músicas.

Curtas e rápidas…

Fonte: G1
Por Blog do BG

Governador do RIO pede desculpas a Mourão por conversa gravada em telefonema

Nesta terça-feira, o governador Wilson Witzel pediu desculpas ao vice-presidente Hamilton Mourão após divulgar no seu perfil em uma rede social um vídeo onde eles conversam por telefone. Witzel disse que a ligação — em que pede apoio a Mourão no envio de água potável às áreas atingidas pelas chuvas no Norte e Noroeste do Rio — era pública, por ser um “assunto de trabalho”, e que jamais teve a intenção de divulgar qualquer conteúdo de caráter privado. O governador também afirmou que já havia pedido desculpas por meio de uma mensagem no WhatsApp.

— A minha intenção de divulgar a ligação foi mostrar o quanto o vice-presidente estava nos ajudando. Eu nunca divulguei uma ligação privada ou vazei informações. Não existe isso na minha história. Naquele momento, eu achei que as pessoas fossem se sentir mais confortáveis sabendo que há uma união entre o governador do Rio, o presidente e o vice-presidente do Brasil. Se ele ficou entristecido, sou humilde e peço desculpas. Tenho respeito por eles — disse.
O GLOBO
Comments

MBL pede demissão do ministro da Educação e diz que permanência fere promessa eleitoral

O MBL (Movimento Brasil Livre) pediu nesta terça (28) a demissão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em virtude do “lamentável trabalho” que ele tem feito à frente da pasta.

Em nota, o movimento lista as principais controvérsias em que Weintraub se viu envolvido nos últimos meses, que culminaram com os problemas na realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“A presença do ministro Weintraub é incompatível com um governo que, durante a campanha eleitoral, prometeu um ministério de notáveis”, afirma o MBL.

O grupo tem forte presença entre jovens, especialmente estudantes secundaristas e universitários. Surgido em 2014 com uma pauta liberal, cresceu durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff e, no segundo turno da campanha presidencial de 2018, apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro.

Desde então, contudo, distanciou-se do governo e se tornou um crítico do presidente, mantendo apoio apenas a pautas pontuais, como a agenda econômica.

Ao pedir a cabeça do ministro, o movimento direitista amplia o coro que pede a mudança no comando do ministério, somando-se a vozes de esquerda e especialistas em educação.

Ao elencar declarações e atos do ministro, o MBL ironiza a alusão ao escritor “Kafta (primo árabe, talvez do tcheco Kafta)” e a declaração sobre suposta existência de plantações de maconha em universidades públicas.

Lembra ainda o xingamento “égua sarnenta e desdentada” feito pelo ministro à mãe de um seguidor e o erro de ortografia em um texto postado (imprecionante, em vez de impressionante).

“Infelizmente, a inadequação de Weintraub ao cargo não se resume à sua intemperança verbal. Ela é mais grave”, afirma o movimento.

“Resta claro que Abraham Weintraub não tem os predicados de um ministro da Educação”, segue o MBL, dizendo que o ministro não tem postura, iniciativa e competência.

FOLHAPRESS

Comments

Assessor que usou jato da FAB para voo exclusivo que custou mais de R$ 700 mil chegou ao Planalto pela amizade com filhos Bolsonaro

Vicente Santini (agachado, de azul, ao centro) em momento de lazer com Eduardo e Flávio, filhos do presidente Bolsonaro, em setembro de 2019
Vicente Santini (agachado, de azul, ao centro) em momento de lazer com Eduardo e Flávio, filhos do presidente Bolsonaro, em setembro de 2019 – Reprodução/Twitter

 

Destituído do cargo nesta terça-feira (28) após usar um jato da FAB (Força Aérea Brasileira) para uma viagem exclusiva para a Índia, o secretário-adjunto da Casa Civil da Presidência, Vicente Santini, chegou ao governo com respaldo da família Bolsonaro por ter amizade desde a infância com os filhos do presidente Jair Bolsonaro.

Santini assumiu o cargo de secretário-executivo quando o antigo ocupante do posto, Abraham Weintraub, foi indicado para ser ministro da Educação, em abril de 2019.

Ele conheceu a família Bolsonaro dos círculos de militares por ser filho de general do Exército.

Desde que entrou para o governo, costumava fazer publicações em redes sociais com filhos do presidente, como o deputado Eduardo (PSL-SP) e o senador Flávio (sem partido-RJ), além de trocarem mensagens em tom elogioso um ao outro.

Formado em direito pela Universidade Católica de Brasília, tem mestrado e doutorado pela UniCeuB.

Foi também da Subchefia de Acompanhamento e Monitoramento, onde acompanhou casos como o desastre de Brumadinho (MG).

Antes de assumir cargo público, era sócio de um escritório de advocacia em Brasília. Em seu currículo público, disponível em suas redes sociais, Santini diz ter trabalhado entre 2007 e 2012 no Ministério da Defesa com assuntos ligados a privatizações e aviação civil.

Santini usou uma aeronave oficial com apenas três passageiros (ele e duas assessoras) para voar de Davos (Suíça), onde participava do Fórum Econômico Mundial, para Déli. Nesta terça-feira (28), ao retornar da viagem à Índia, Bolsonaro anunciou o afastamento do assessor.

FOLHAPRESS

Comments

SP: Após reunião com Lula, petistas admitem desistir de pré-candidaturas por Haddad

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PTreceberam nesta terça-feira, 18, os sete pré-candidatos petistas à Prefeitura de São Paulo e a principal conclusão foi que o único nome de consenso hoje no partido é o do ex-prefeito Fernando Haddad. Segundo relatos, todos os pré-candidatos disseram isso a Lula durante a reunião e se comprometeram a retirar seus nomes da disputa caso o ex-prefeito decida disputar a eleição.

Haddad vem dizendo há meses que não quer voltar a se candidatar à Prefeitura, cargo que ocupou entre 2013 e 2016, e perdeu para João Doria (PSDB) na disputa pela reeleição. Lula chegou a defender que o ex-prefeito fosse candidato este ano. Diante das negativas enfáticas de Haddad, porém, o ex-presidente também tem dito abertamente que ele passou a ser um “nome nacional” depois de ir para o segundo turno contra Jair Bolsonaro em 2018 e, portanto, deve cumprir outros papéis no pleito municipal como viajar o Brasil pedindo votos para os candidatos petistas.

A pressão interna sobre o ex-prefeito, no entanto, deve continuar. No final desta semana, o Diretório Estadual do PT de São Paulo vai se reunir para discutir as eleições municipais e dirigentes avaliam que vão surgir novos apelos para que Haddad mude de ideia.

ESTADÃO CONTEÚDO

Comments

Marcelo Odebrecht entra na Justiça contra presidente da empresa

O empresário Marcelo Odebrecht, 51, entrou com um processo em que acusa o atual presidente do Grupo Odebrecht, Ruy Lemos Sampaio, de calúnia e difamação. Ruy Sampaio, que é apontado por Marcelo como um larajna do pai, afirmou que Marcelo recebeu R$ 240 milhões da empresa para aceitar assinar o acordo de colaboração.

No documento protocolado no dia 7 de janeiro deste ano, Marcelo pede explicações sobre a entrevista que Sampaio concedeu ao jornal Valor Econômico em dezembro de 2019, em que Ruy afirmou que “Marcelo é passado na organização. É página virada. Ele precisa entender e aceitar isso”, disse Sampaio à publicação.

Marcelo afirma que Sampaio tratou sua honra com “desdém e pouco caso” e que divulgou “em mídia nacional informações confidenciais” com o objetivo de prejudicar sua imagem.

Folhapress

 

Dívida pública pode subir para até R$ 4,75 trilhões em 2020, diz Tesouro

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Após fechar o ano em R$ 4,248 trilhões (crescimento de 9,5% no ano), a dívida pública do governo federal continuará a avançar neste ano e poderá chegar a 4,750 trilhões no fim de 2020, de acordo com números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta terça-feira, 28.

Se o patamar máximo de até R$ 4,750 trilhões se confirmar, a alta da dívida, neste ano, será de R$ 502 bilhões, o equivalente a 11,8% de aumento. Os números constam no Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública. O nível de R$ 4,750 trilhões para a dívida no fim deste ano, porém, é o teto. O Tesouro Nacional também informou que o crescimento pode ser menor, de R$ 252 bilhões, para R$ 4,500 trilhões, que é o piso para o patamar da dívida no fim de 2020, ou seja, a alta mínima prevista. Neste caso, a elevação seria de 5,9%.

Estadão Conteúdo

Comments

Eduardo Bolsonaro ri da valentia de Mamãe Falei, que reage: “Frouxo”

Um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado estadual paulista Arthur do Val (ex-DEM), mais conhecido como Mamãe Falei, atacou em vídeo divulgado nas redes sociais o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC), filhos do presidente Jair Bolsonaro. As informações são do Congresso em Foco.

Mamãe Falei chamou Flávio de ladrão, Eduardo de “frouxo” e Carlos Bolsonaro de “meio louquinho”. A gravação foi uma resposta a uma provocação de Eduardo, que insinuou que o deputado estadual virou aliado do governador João Doria (PSDB), pré-candidato a presidente. A discussão começou quando Eduardo comentou a postagem de um seguidor que cobrou posicionamento de Mamãe Falei sobre a notícia de que o governador paulista liberou uma linha especial de financiamento para emissoras de rádio e TV do estado. “Cadê a valentia? “Cadê?! Cadê?!”, ironizou o filho do presidente e líder do PSL na Câmara.

Relator vota por anular quebra de sigilos bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro, mas julgamento é adiado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O relator de dois pedidos de habeas corpus na Justiça do Rio de Janeiro, feitos pela defesa do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), votou nesta terça-feira, 28, para anular a decisão judicial que, em abril do ano passado, determinou a quebra dos sigilos bancários e fiscal do filho do presidente Jair Bolsonaro. As outras duas desembargadoras que votariam pediram mais tempo para decidir se vão anular o caso. As informações são do Diário do Poder.

Antônio Carlos Amado, desembargador da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, considerou que o senador não teve oportunidade de se manifestar na investigação antes da quebra de sigilo, determinada à época pelo juiz Flávio Itabaiana. A decisão final do caso ainda depende do voto de outras duas desembargadoras da Câmara do TJ, que pediram mais tempo para analisar o processo. Por ora, a quebra de sigilo continua válida. Ainda não há data marcada para a retomada da sessão.

Comments

Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus, diz ministro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Luiz Henrique Mandetta, titulas da pasta da Saúde, confirmou no fim da tarde de hoje (28) que o Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus. Além de uma estudante de 22 anos, que está internada em Belo Horizonte, mais duas pessoas têm suspeitas de portar o vírus. Uma delas está em Porto Alegre (RS) e outra em Curitiba (PR).

Segundo o ministério, esses pacientes se enquadram na atual definição de caso suspeito. Eles apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório; além de terem viajado para a China, país onde a contaminação teve início, nos últimos 14 dias. O ministério não ofereceu maiores detalhes sobre os casos.

Dados do ministério apresentados na manhã desta terça-feira mostraram que, no período de 3 a 27 de janeiro, foram analisados 7.063 suspeitas de pessoas com coronavírus no Brasil. Desses, 127 exigiram a verificação mais detalhada e apenas o caso da estudante em Belo Horizonte havia sido enquadrado como suspeita.

LOCAIS

Governo do RN estuda reativar posto fiscal na divisa com a Paraíba este ano

Desativado há mais de sete anos, o Posto Fiscal de Caraú, localizado às margens da BR-101 no município de Canguaretama, próximo à divisa com a Paraíba, deverá ser reinstalado pelo Governo do Rio Grande do Norte até o fim deste ano. A medida é avaliada pela Tributação como uma das estratégias para aumentar a arrecadação de impostos no Estado nos próximos anos.

Em novembro de 2019, o Governo do Estado contratou uma empresa especializada para elaborar o projeto de reestruturação do posto fiscal. Segundo o Diário Oficial, o serviço está sendo prestado pela Start Pesquisa e Consultoria Técnica LTDA, ao custo de R$ 186,4 mil. Os recursos são provenientes do programa Governo Cidadão.

Além do de Caraú, a empresa também vai elaborar um projeto para a reforma de outro posto fiscal: o do município de Passa e Fica, que está localizado na região Agreste Potiguar e que está perto também da divisa com a Paraíba, mas através da rodovia estadual RN-093. Este posto também foi desativado sete anos atrás.

Para o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, a desativação dos postos fiscais no Rio Grande do Norte, como o de Caraú, influenciou o aumento da sonegação de impostos no Estado na última década.

Para continuar lendo é só clicar aqui: http://agorarn.com.br/chamada/governo-do-rn-estuda-reativar-posto-fiscal-na-fronteira-com-a-paraiba-ainda-em-2020/

AGORA RN

 

FOTOS E EDITORIAL: Centro Cultural Trampolim da Vitória: prova de competência e demonstração de respeito à nossa historia

A cidade de Parnamirm conta, a partir desta terça-feira, com um equipamento cultural que faz jus à sua história. O Centro Cultural Trampolim da Vitória é o que se pode chamar de gol de placa. Com a iniciativa, a Prefeitura de Parnamirim não só revitalizou o local onde, em um passado muito recente, funcionou a estação de passageiros do aeroporto Augusto Severo, como também possibilitou o resgate de uma parte importante da nossa história.

Com o Centro Trampolim da Vitória, a Prefeitura de Parnamirim possibilita às atuais e futuras gerações a oportunidade de conhecer a história da participação brasileira – e potiguar em particular – na aviação mundial.

Mais do que isso: o Centro Cultural Trampolim da Vitória permite o resgate dos anos em que Parnamirim foi fundamental para o combate às tropas nazistas no norte da África e por todo o continente europeu.

Do campo de aviação de Parnamirim, partiram aviões e tropas que foram decisivos para a derrota dos planos genocidas do ditador alemão Adolf Hitler e dos seus aliados italianos e japoneses. Sem o Parnamirim Field – cuja instalação foi acertada em um encontro histórico entre os presidentes Franklin Delano Roosevelt e Getúlio às margens do rio Potengi em 1943 – a segunda guerra mundial teria produzido ainda mais estragos.

Desse modo, o Centro Cultural Trampolim da Vitória, cujo nome honra a nossa história, é mais do que um equipamento cultural. Mostra o respeito ao resgaste do nosso patrimônio histórico que andou faltando ao longo de muitos anos. A prova disso é o Museu da Rampa, construido no local do encontro dos presidente dos EUA e do Brasil e ainda não concluído e sequer mobiliado.

Estão de parabéns a Prefeitura de Parnamirim e o prefeito Rosano Taveira. Com a instalação do Centro Cultural Trampolim da Vitória fica a prova de que quando gestores e poderes públicos tem sensibilidade e determinação o discurso vira prática. E o que era promessa se torna realidade. Agora é tratar de manter e fazer funcionar para que o povo potiguar e nossos visitantes possam conhecer parte da nossa história.

      Fotos:Pedro Vitorino

Deixe uma resposta