PREFEITO DE TIBAU DO SUL ASSINA DECRETO CANCELANDO CARNAVAL E FESTA DE RUA EM PIPA ESTE ANO

Prefeitura de Tibau do Sul cancela Carnaval 2022 e proíbe festa de rua em Pipa

Redação / Portal da Tropical

 Atualizado em:

Foto: Arquivo / Twitter

A Prefeitura de Tibau do Sul decidiu cancelar o Carnaval deste ano em virtude do aumento dos casos da covid-19. Em decreto assinado pelo prefeito Valdenício José da Costa, o Município proibiu a realização de quaisquer eventos públicos em ruas, espaços abertos ou fechados, tais como blocos e agremiações, carnavais de rua etc. turísticos mais procurados pelo turistas no Rio Grande do Norte.

No documento, o gestor municipal argumentou que a decisão se baseou, entre outras coisas, no fato do carnaval ter sido “considerados pelas entidades médicas estaduais e nacionais como evento de alto risco de contágio pela covid-19, o que tem levado inúmeros municípios brasileiros a suspender a realização de eventos de ruas durante o período carnavalesco ”. Além disso, o prefeito ainda citou o fato de Tibau do Sul receber visto de pessoas, do Brasil e do exterior.

“O risco potencial de aumento do número de casos, notadamente em face das incertezas com relação à nova variante ômicron, já identificada em diversos estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Norte; o aumento do número de casos pode aumentar o risco de fechamento do comércio local e dos empreendimentos hoteleiros, com o consequente estabelecimento de outras medidas restritivas ”, acrescentou o prefeito, nas considerações.

O decreto ainda determina que, em caso de descumprimento das determinações, o infrator deve arcar com uma multa diária de R $ 1.000 até R $ 30.000. A fiscalização a fim de identificar práticas de infrações serão apuradas pelas autoridades competentes, que contarão com o apoio dos servidores públicos municipais.

Ainda de acordo com o documento, as proibições não abrangem os eventos promovidos por entes privados, tipo mostra e eventos artísticos, desde que devida e habilitados autorizados pelo Poder Público, como os mesmos sujeitos às medidas sanitárias restritivas que se encontrem vigentes à época da realização do evento.

No Rio Grande do Norte, cidades como Apodi, Tibau e Areia Branca também cancelaram as festas de carnaval de 2022. A Prefeitura de Natal, capital potiguar, ainda não se posicionou oficialmente sobre a realização dos festejos. Decisão deve vir após reunião do Comitê Científico, que deve ocorrer na próxima semana. Pelo menos 14 capitais do país já cancelaram eventos públicos.

Deixe uma resposta