PASSAGEM DO DIA DO ARTESÃO SERÁ COMEMORADO COM LANÇAMENTO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ARTESANATO PELO GOVERNO DO RN E PARCERIAS

Abertura do Centro de Referência do Artesanato marcará Dia do Artesão

Redação/Portal da Tropical

Atualizado em:

Foto: Divulgação/Sebrae

Para marcar a passagem do Dia do Artesão, comemorado neste sábado (19), o governo do Estado, através do Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (Proart) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), fará o lançamento do Centro de Referência do Artesanato do Rio Grande do Norte (CRARN), com a exposição de acervos de obras artesanais da SETHAS, do SINE-RN e da Espacial Eventos, realizadora da Fiart – Feira Internacional de Artesanato. O evento conta com o apoio do Sebrae do Rio Grande do Norte e será realizado em parceria com a Fundação José Augusto, e Espacial Eventos, à partir das 9h na Cidade da Criança, no bairro Tirol em Natal.

A programação contará com um ato ecumênico envolvendo religião católica, evangélica, budista e de matriz africana, além de apresentação da Banda Charanga do Riso e uma feira com associações da economia solidária. Segundo a subcoordenadora do Proart, Graça Leal, o Centro de Referência do Artesanato vai funcionar na Cidade da Criança como espaço de referência para as atividades do Artesanato Potiguar no estado.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destaca que o apoio ao artesão potiguar é fundamental para o fortalecimento da atividade como um negócio que gera renda e ocupação. “É importante e estratégico para a evolução do artesanato e o fortalecimento de quem empreende nessa cadeia produtiva, a regulamentação da lei que criou a profissão do artesão. Precisamos criar um ambiente favorável para os artesãos que vivem da sua arte”, defende João Hélio, destacando a criação do Centro de Referência do Artesanato como um avanço nesse sentido.

Graça Leal explica que o artesanato é uma expressão da história do homem em seu lugar. “O artesanato é milenar, assim como a história. É um registro simbólico carregado de memórias afetivas e histórias que nos falam sobre a humanidade e nos revelam nossas sincronicidades a despeito do tempo”, afirma Graça.

A subcoordenadora do Proart ressalta que o CRARN, a exposição dos acervos, a feira das associações, enfim, todas as celebrações do Dia do Artesão são resultado da política do artesanato implantada pelo Governo do Estado na atual gestão para fortalecimento da atividade no Rio Grande do Norte. “É com este sentimento de renovação e esperança que celebramos o Dia do Artesão no 19 de março. A data foi escolhida em homenagem a São José, o santo cristão que era carpinteiro e, por isso, escolhido como padroeiro dos artesãos”, explica Leal.

Serviço: Dia do Artesão
Data: 19-03-2022
Local: Cidade da Criança, Av. Rodrigues Alves, Tirol, Natal.

Programação:

9h – Ato Ecumênico – Padre/Pastor/Budista/Mãe de Santo
10h – Abertura da Exposição do Centro de Referência do Artesanato do RN – CRARN com exposição do acervo (SETHAS, SINE e FIART)
11h – Apresentação da Banda Charanga do Riso
Visitação à feira das associações da Economia Solidária

Deixe uma resposta