PANDEMIA REPRESOU OS TRABALHOS DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO PELO PAÍS CAUSANDO DEMORA DE ATÉ CINCO MESES PARA FAZER O EXAME DE RUA PARA CNH

Por Jornal Hoje

 

Demora para tirar a CNH: prazo para fazer o exame de rua pode demorar até cinco mesesDemora para tirar a CNH: prazo para fazer o exame de rua pode demorar até cinco meses

A pandemia de Covid represou os trabalhos em departamentos de trânsito pelo país. Com isso, o prazo para fazer o exame e tirar a carteira de habilitação aumentou para até cinco meses. O Jornal Hoje mostrou a situação em diversos estados.

No Rio de Janeiro, houve um acúmulo de processos e mais de 32 mil candidatos esperam para fazer o exame de rua. Antes da pandemia, em 30 dias a pessoa fazia o teste de rua. Agora, a espera chega a dois meses.

Na Bahia, a espera é ainda maior. Segundo o Detran, depois da pandemia o sistema ainda não voltou ao normal e o candidato tem que aguardar 3 meses para fazer a prova de rua.

Em Caxias do Sul, na Serra Gaúchaa fila de espera pela prova prática de direção tem quase seis mil candidatos. Só que a banca examinadora, atende duas mil pessoas por mês. Em todo o Rio Grande do Sul são mais de 112 mil candidatos na fila. O maior número é na capital, Porto Alegre: 17 mil pessoas.

O motivo, segundo o Detran gaúcho, foi o represamento de provas durante a pandemia, ampliado agora pela chegada de novos candidatos.

Em 2019, a espera para fazer o exame prático era de até 15 dias na maioria dos centros de formação de condutores. E hoje, dependendo da cidade, pode chegar a cinco meses.

“Então, a gente nota que o número de pessoas que vem ingressando no sistema de habilitação, para obter essa CNH, ela permanece de forma linear. Mas as provas, a gente acabou, cada vez mais com as restrições, aplicando menos”, explica Marcelo Soletti, diretor-geral do Detran-RS.

Tem também os alunos que são reprovados e precisam voltar para o fim da fila. Depois de esperar 4 meses, a Thainá Garcia aguarda por uma nova data.

“Já fazia muito tempo que eu tinha feito as aulas, então, isso me prejudicou bastante e estou até agora nessa espera de conseguir reagendar a prova”, diz.

Para fila andar, o Detran do Rio Grande do Sul passou a aplicar provas aos sábados e ampliou o horário durante a semana nas cidades maiores. A expectativa é que a situação seja normalizada até o mês de setembro.

Fonte: G1

Deixe uma resposta