NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS EUA E REPRESENTANTE  DIPLOMÁTICO DO BLOCO EUROPEU QUEREM REPARAR E REVITALIZAR AS RELAÇÕES APÓS TRUMP

EUA e UE querem ‘reparar e revitalizar’ relações após Trump

Novo secretário de Estado e representante diplomático do bloco europeu têm contato para reformar alianças no governo Biden

INTERNACIONAL

Do R7

Blinken agradeceu esforços europeus para revitalizar relações Blinken agradeceu esforços europeus para revitalizar relações
GRAEME JENNINGS / EFE – EPA – ARQUIVO

O novo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com o Alto Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, sobre como recuperar as relações transatlânticas, de acordo com um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado nesta quinta-feira (28).

“(Blinken e Borrell) Discutiram maneiras de reparar, revitalizar e elevar o nível de ambição nas relações EUA-UE”, afirmou o Departamento de Estado Americano na nota.

“O secretário agradeceu ao alto representante da liderança da UE nos últimos anos e salientou o desejo dos EUA de trabalhar com a UE e seus estados membros para enfrentar desafios compartilhados, tais como a pandemia da covid-19, a mudança climática, o fluxo de dados transatlântico e a cooperação econômica”, acrescenta o documento.

Blinken foi confirmado como chefe da diplomacia americana dias depois que o novo presidente, o democrata Joe Biden, foi empossado, em 20 de janeiro.

As relações entre Estados Unidos e a União Europeia passaram por um dos momentos mais tensos das últimas décadas com o presidente americano anterior, o republicano Donald Trump, que criticou duramente Bruxelas e inclusive adotou sanções comerciais, além de questionar a tradicional aliança transatlântica.

Com experiência nos governos de Bill Clinton (1993-2001) e Barack Obama (2009-2017), Blinken defendeu em suas audiências de confirmação no Senado que humildade e confiança deveriam ser os dois lados da moeda da liderança dos EUA.

Fonte: R7

Deixe uma resposta