NA SUÉCIA HOMEM DE 71 FOI SOCORRIDO POR DRONE APÓS PARADA CARDÍACA

Suécia: drone ajuda a salvar vida de homem com parada cardíaca

Equipamento levou um desfibrilador para o paciente de 71 anos antes da chegada de uma ambulância

INTERNACIONAL 

Do R7

Drone oferece assistência para emergências médicas

REPRODUÇÃO/EVERDRONE

Um homem de 71 anos foi socorrido por um drone após ter uma parada cardíaca em Trollhättan, na Suécia. Os serviços de emergência do país começaram a usar o equipamento para ajudar os pacientes antes da chegada de uma ambulância ao local da emergência.

O drone cumpriu seu propósito de entrega de primeiros socorros em 9 de dezmbro de 2021. O equipamento pode ser muito útil para ajudar a salvar vidas em lugares menos acessíveis.

Em Trollhättan, o idoso foi socorrido primeiramente por um médico chamado Mustafa Ali, que estava dirigindo para o trabalho quando viu o paciente desmaiado. Ao verificar que o homem não tinha batimento cardíaco, o médico aplicou a técnica de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Ali ecorreu ao serviço de emergência e, ao receber a ajuda, percebeu a mudança no atendimento: “poucos minutos depois, vi algo voando acima da minha cabeça. Era um drone com desfibrilador!”, relembrou, segundo a Everdrone, empresa que fornece os drones que ajudam em emergências médicas.

Desfibrilador, equipamento usado para retomar ritmo do coração

Desfibrilador, equipamento usado para retomar ritmo do coração

A Everdone aponta que esta foi a primeira vez que um drone ajudou a salvar a vida de um paciente que teve uma parada cardíaca súbita.

“Não consigo colocar em palavras o quanto sou grato a esta nova tecnologia e a entrega rápida do desfibrilador. Senão fosse pelo drone eu provavelmente não estaria aqui”, disse o paciente que se recuperou totalmente.

O serviço de drones pode atualmente ajudar 200 mil residentes na Suécia e deve se expandir para mais locais na Europa durante este ano.

Deixe uma resposta