MINISTRA DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA ESPANHA, PEDIU A UE PARA FORTALECER AMIZADE COM AMÉRICA LATINA E O CARIBE

 

Espanha pede reforço de relação da UE com América Latina e Caribe

Ministros das Relações Exteriores de países da UE planejam realizar hoje (12) um debate profundo sobre as relações com a América Latina

INTERNACIONAL

Da EFE

 Ministro das Relações Exteriores da Espanha, Arancha Gonzalez Laya

Andre Pain /EFE/EPA – 01.10.2020

A ministra de Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Arancha González Laya, pediu nesta segunda-feira (12) à UE (União Europeia) para fortalecer as relações com a América Latina e o Caribe, além de ajudar a região a superar a crise gerada pela pandemia de covid-19.

“Vamos ver como a Europa pode fortalecer suas relações com a América Latina e o Caribe, um continente tão importante para a Espanha, e vamos ver também como a Europa pode ajudar a América Latina e o Caribe a sair da crise gerada pela pandemia”, disse González Laya em sua chegada a um encontro de ministros das Relações Exteriores de países da UE.

Os ministros planejam realizar hoje um debate profundo sobre as relações com a América Latina, uma região que a UE considera aliada diante dos desafios globais.

González Laya também disse que falaria aos demais ministros sobre “o papel que a Europa quer desempenhar no fortalecimento do sistema multilateral neste ano, quando as Nações Unidas e o sistema multilateral celebrarem seu 75º aniversário”.

“Temos muito trabalho a fazer, com um compromisso muito claro da Espanha para continuar promovendo a solidariedade, o diálogo e as soluções conjuntas”, concluiu.

Por sua vez, o alto representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, comentou que, “por coincidência”, o debate sobre América Latina e do Caribe no encontro “será realizado no dia em que Cristóvão Colombo descobriu a América”.

“Temos que prestar atenção ao que está acontecendo na América Latina, que está pagando um preço muito alto pelo coronavírus. Está começando uma grande crise econômica”, salientou.

 

Deixe uma resposta