ESTUDOS TEOLÓGICOS: “BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO SACIADOS

NA NOVA SÉRIE DA COLUNA ESTUDOS TEOLÓLOGICOS QUE ESTAMOS INICIANDO NESTA QUINTA-FEIRA SOBRE AS BEM AVENTURANÇAS, TEREMOS UM TEXTO  MAIS DETALHADO SOBRE O SERMÃO DA MONTANHA DE JESUS CRISTO. VAMOS ANALISAR UMA A UMA AS BEM AVENTURANÇAS, QUE NO PENSAMENTO DE MAHATMA GANDHI SE CONSTITUI NA MAIOR DE TODAS AS OBRAS SACRAS DE TODOS OS TEMPOS. ENTÃO VAMOS COMEÇAR PELA BEM AVENTURANÇA DOS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA. UMA BOA BOA LEITURA E REFLEXÃO PRA VOCÊ MEU CARO LEITOR.

Liturgia Diária

“Justiça” é outra palavra-chave da Bíblia, uma dessas chaves que o leitor tem de possuir se pretende chegar ao verdadeiro significado do livro. Como “terra”, “manso” e “consolo”, ela é usada num sentido especial e definido. Justiça não significa apenas conduta certa, mas pensamento certo. No Sermão da Montanha, todos os tópicos reiteram a verdade de que as coisas exteriores são apenas consequências. Como é dentro, assim é fora.

Quando as pessoas despertam para o conhecimento dessas verdades, naturalmente começam a aplicá-las em suas próprias vidas. Finalmente percebendo a importância vital da “justiça”, elas logo começam a tentar colocar a casa em ordem. O princípio envolvido é simples; infelizmente, porém, sua exemplificação não é fácil. Ora, por que deveria ser assim? A resposta está na força do hábito; e ps hábitos de pensamento são, de longe, os mais sutis e mais difíceis de serem quebrados.

Talvez o fracasso em se conseguir justiça seja o fracasso da hesitação; você deseja, mas não muito. Sua fome e sede não nascem do sentido de necessidade total. Faça um balanço mental, ou uma revisão, em sua vida. É impossível que uma busca entusiasmada da verdade e da justiça. se houver perseverança, não seja coroada de sucesso. De Deus não se zomba, e ele não zomba de Seus filhos.

Texto de Emmet Fox

Fonte: Dia a dia, um pensamento inspirador para cada dia do ano, Rio de Janeiro, Nova Era, 2008.

Deixe uma resposta