ESPANHA ELIMINARÁ A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (08) A OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARAS AO AR LIVRE

Espanha eliminará obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre

Flexibilização ocorre devido à melhora dos indicadores da pandemia de Covid-19 no país

Homem caminha em Barcelona em meio à pandemia de Covid-19

NACHO DOCE/REUTERS – 01.02.2022

A Espanha eliminará a partir da próxima terça-feira (8) a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre por causa dos atuais indicadores sanitários, anunciou nesta sexta-feira (4) a ministra da Saúde, Carolina Darias.

“Na próxima terça-feira levaremos ao conselho de ministros o decreto real com base no qual eliminaremos a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos”, afirmou Darias à rádio Cadena SER.

Um dia antes, o tema será discutido e previsivelmente aprovado no conselho interterritorial, instituição que inclui o governo e representantes das regiões, que na Espanha têm competência na área de saúde pública.

Poucos dias antes do Natal, o governo reinstaurou a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre depois de detectar o aumento no número de casos, provocado pela variante Ômicron do coronavírus, mais contagiosa.

“Há várias semanas observamos, dia a dia, como cada um dos indicadores está melhorando”, acrescentou a ministra.

A variante Ômicron fez aumentar o número de casos como nenhuma outra, mas não provocou tantas mortes ou internações, o que levou diversas regiões da Espanha a flexibilizar as restrições estabelecidas em dezembro.

A Espanha, que tem quase 91% da população com mais de 12 anos vacinada, registrou desde o início da pandemia mais de 1 milhão de casos e 94 mil mortes.

Deixe uma resposta