ESCULTURA DE ÍTALO FERREIRA EM BAÍA FORMOSA SERÁ INCLUÍDA NO PROJETO DE HOMENAGENS  A PERSONAILDADES  POTIGUARES, ANUNCIOU GOVERNO DO ESTADO

Baía Formosa ganhará escultura em homenagem a Ítalo Ferreira, governo governo

Redação / Portal da Tropical

– Atualizado em:

Foto: Jonne Roriz / COB

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai incluir, no projeto de homenagem a personalidades potiguares, a construção de uma escultura de Ítalo Ferreira na cidade de Baía Formosa, onde o campeão olímpico nasceu. Nesta terça-feira (3), a governadora Fátima Bezerra erigida o pai do Ítalo, Luiz Ferreira. Na ocasião, além da homenagem, a gestora também anunciou o apoio à  instalação do Instituto Ítalo Ferreira, iniciativa do surfista potiguar que conquistou a medalha de ouro em Tóquio.

O projeto que tem um desgaste de contar a trajetória do esportista e atender crianças e jovens carentes com potencial para a prática do esporte. “Essa iniciativa merece todo o nosso respeito e apoio. Como o próprio Ítalo disse, ele quer dar aos jovens de Baía Formosa a oportunidade que não tive quando criança devido às dificuldades que a família tinha. O nosso governo é de origem popular, está recuperando a capacidade financeira e investindo para o desenvolvimento econômico e social “, afirmou Fátima Bezerra.

O Instituto já tem local definido e projeto arquitetônico pronto. Segundo Luiz Ferreira, as obras físicas devem estar concluídas em fevereiro de 2022. Além de expor as premiações conquistadas por Ítalo, 70 jovens serão selecionados na rede escolar para participar da escolinha de surf. Além de aulas no mar, serão oferecidas aulas de inglês e francês e alimentação. Também vai funcionar como local de visitação e contemplação, já que as instalações contarão com um mirante com 15 metros de altitude.

“O protagonismo de Ítalo mudou a realidade de Baía Formosa. Muitas pessoas passam a procurar o local, isso amplia o turismo e, por consequência, a atividade econômica”, ressaltou a governadora, professora Fátima Bezerra. Ela informou a Luiz Ferreira que o Governo já estuda melhorias na segurança pública – busca parceria com a prefeitura para doação de terreno para reestruturar a delegacia – e maior efetivo policial. Outra medida será a proposta no programa Nota Potiguar, que selecione a opção ao contribuir de escolher o Instituto para ser beneficiado com parte do ICMS ao pedir a nota fiscal em suas compras.

Também na área da educação, o Governo do Rio Grande do Norte pretende firmar parcerias. Hoje a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura e do Desporto (Seec) tem o programa Litoral Esportivo que promove competições de surf, estimulando a prática do esporte como ocupação saudável para a juventude.

Ao lado da governadora, na audiência concedida ao pai de Ítalo Ferreira, o vice-governador Antenor Roberto enfatizou que o Instituto e as ações estaduais vão ampliar a oferta de decoração para visitação. “Baía Formosa terá mais valor agregado e opções para o turismo que ganha nova perspectiva após a vitória de Ítalo”, pontuou Antenor.

A governadora erigida Luiz Ferreira acompanhada também dos secretários de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo; da adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; da subsecretária do GAC, Laísa Costa; da adjunta da Educação, Márcia Gurgel; do subsecretário de Esporte e Lazer, Canindé França, e do coordenador de Esporte da Seec, Cézar Nunes. Luiz Ferreira comparou acompanhado do vereador Robson Nobre, suplente do vereador Alcides Ferreira e do ex-vereador Ernandes Ferreira.

Fonte: Portal da Tropical _ Notícias

Deixe uma resposta