ENCONTRADO NA ÍNDIA AVIÃO DA 2ª GUERRA DESAPARECIDO APÓS QUASE 80 ANOS

Avião desaparecido desde a 2ª  Guerra Mundial é achado na Índia

Aeronave, que sumiu com 13 pessoas a bordo, foi localizada coberta de neve em área remota do Himalaia após quase 80 anos

INTERNACIONAL 

por AFP

Avião que desapareceu na Segunda Guerra Mundial é localizado na Índia 77 anos depois

MIA RECOVERIES / AFP

Um avião desaparecido na Segunda Guerra Mundial foi encontrado em uma área remota do Himalaia, na Índia, quase 80 anos depois de ter sumido e após uma busca complicada na qual morreram três guias.

A nave de transporte C-46, que decolou de Kunming (sul da China), voava com 13 pessoas a bordo quando desapareceu em meio a uma tempestade no estado montanhoso Arunachal Pradesh na primeira semana de 1945.

A expedição durou meses, nos quais Kuhles e uma equipe de guias locais atravessaram rios que lhes cobriam até o peito e acamparam em meio a temperaturas glaciais. Três guias morreram de hipotermia no início da missão durante uma tempestade de neve.

Por fim, a equipe encontrou o avião em uma montanha coberta de neve no mês passado e foi capaz de identificar a fuselagem pelo número na cauda. Em seu interior não havia restos humanos.

Bill Scherer, o filho órfão que pediu a missão, disse estar “feliz só por saber onde está” seu pai. “Estou triste, mas alegre ao mesmo tempo”, disse em um email à AFP enviado de Nova York.

“Cresci sem pai. Tudo no que penso é na minha pobre mãe recebendo um telegrama e descobrindo que meu pai está desaparecido e ela tendo que ficar comigo, um bebê de 13 meses”, acrescentou.

Centenas de aviões militares americanos desapareceram em operações na Índia, China e Mianmar durante a Segunda Guerra Mundial, seja pelo ataque das forças japonesas, seja pelas condões climatológicas.

Deixe uma resposta