EM DISCURSO JOE BIDEN RESPONSABILIZOU DONALD TRUMP PELA INVASÃO DO CAPITÓLIO

Biden faz duras críticas a Trump um ano após a invasão do Capitólio

Presidente responsabilizou seu antecessor pelo ocorrido em janeiro de 2021 e chegou a chamar o ex-presidente de ‘perdedor’

INTERNACIONAL

Letícia Sepúlveda, do R7

O americano Joe Biden discursa no Capitólio dos EUA em Washington, DC

GETTY IMAGES VIA AFP – 06/01/2022

O presidente dos EUA, Joe Biden, responsabilizou Donald Trump, seu antecessor, pela invasão ao Capitólio em seu discurso nesta quinta-feira (6), um ano após o ocorrido.

“Pela primeira vez em nossa historia, um presidente não só não aceitou o resultado de uma eleção, mas tentou impedir a transição pacífica do poder”, disse Biden.

O presidente disse que Trump coloca o poder acima de seus princípios e que seu ego ferido importa mais do que a democracia e a constituição do país.

 

“Eles tentaram nos destruir, nem na guerra civil isso aconteceu, mas aconteceu aqui, neste lugar, em 2021”, lembrou Biden.

O presidente ainda apontou que o ex-presidente criou e espalhou uma rede de mentiras sobre as eleições e fez questão de apontar alguns fatos sobre a eleição de 2020.

Em um dos momentos mais inflamados de sua fala, Biden chamou Trump de “perdedor”. “Ele não é só um ex-presidente. Ele é um ex-presidente perdedor”, disse o presidente dos EUA.

Ele ainda afirmou que “o ex-presidente e seus apoiadores querem reescrever a história. A verdade é que a eleição de 2020 foi a maior demonstração de democracia na história deste país.”

Segundo Biden, mais de 150 milhões de americanos votaram em 2020, o maior número já registrado.

Ele condenou as críticas de Trump ao resultado das eleições e disse que todos os questionamentos foram abordados e rejeitados, inclusive por autoridades republicanas. Além disso, os votos chegaram a ser contados três vezes em um dos estados.

“Antes mesmo da contagem da primeira urna, o ex-presindete já estava questionando o resultado das eleições”, completou.

 

Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris

Biden fez o discurso ao lado da vice-presidente Kamala Harris, que também discursou antes dele.

Kamala lembrou que estava no Capitólio no dia da invasão. Segundo ela, os invasores não tentaram degradar e destruir apenas um prédio, mas instirtuições importantes do país.

“Em 6 de janeiro todos vimos como seria nosso país se as forças que estavam tentando acabar com a nossa democarcia fossem bem sucedidas”, disse a vice. Nós não podemos ficar em cima do muro, nós devemos nos unir pela nossa democracia”, completou.

Deixe uma resposta