EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE PARQUE DAS DUNAS REALIZA AÇÃO DE PLANTIO DE MUDAS

No Dia da Árvore, ação para plantio de mudas será realizada no Parque das Dunas

Redação / Portal da Tropical

 Atualizado em:

Foto: Caroline Macedo / Divulgação

Nesta terça-feira (21), data em que se comemora o Dia da Árvore, o solo do Parque das Dunas receberá novas mudas. O grupo Rotary, em parceria com a gestão da Unidade de Conservação, organizou uma ação de plantio, a partir das 9h, como forma de celebrar a data por meio de uma atividade ambiental e de perpetuação à vida. A atividade representa a VI edição da Campanha Bosques da Memória.

Para esta ação, foram doadas 30 mudas do Viveiro do Parque, nativas da Mata Atlântica. Entre as espécies, há ipê roxo, peroba rosa, pau-brasil, jatobá, quiri, maçaranduba, entre outras. A ideia é que cada pessoa plante uma árvore, marque o @rotaryreismagos e o @parquedasdunas nas redes sociais para inspirar mais pessoas e acompanhar o crescimento da planta ao longo do tempo.

Para o engenheiro florestal do Parque das Dunas, Giliard Santos, “essa será uma ação com três significados: combate às espécies exóticas, homenagem às vítimas de Covid-19, e sensibilização sobre a importância de se plantar uma árvore”, disse.

A campanha é uma atividade voltada à preservação do meio ambiente, com o objetivo de incentivar a prática da cidadania e sensibilização da população. O local do plantio aconteceu em uma área no Bosque dos Namorados, onde está sendo feito um trabalho de substituição das espécies exóticas por nativas.

As árvores são indispensáveis ​​na natureza por possuírem diversas finalidades, inclusive, o reflorestamento é uma das principais estratégias para combater o aquecimento global.

A gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, fala que, dentre os inúmeros benefícios, elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. “Além disso, elas protegem a biodiversidade: cerca de 80% de todas as espécies de plantas e animais dependentes das árvores. O desaparecimento de algumas florestas em zonas do planeta foi responsável pela extinção de vários animais, insetos e outras plantas”, concluídos Mary.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A criação da dados surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

Deixe uma resposta