Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA SOLUÇÃO PARA REDUZIR A EMISSÃO DE CO2 DOS CAMINHÕES DE LIXO EM NOVA YORK

Caminhões de lixo movidos a eletricidade com ultracapacitores ao invés de baterias de lítio, na cidade de Nova York, é o destaque da nossa coluna ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE desta sexta-feira. A tecnologia híbrida-elétrica conseguiu uma redução no consumo de energia em 30% em comparação com se os veículos fossem totalmente elétricos e tivessem que ficar na rede elétrica a noite toda. 12 veículos já estão em experiência. Leia o artigo completo e saiba dos detalhes sobre essa bela atitude das autoridades novaiorquinas. 

Nova York começa a eletrificar sua frota de caminhões de lixo

Operando na faixa de consumo de combustível de 0-35 milhas por hora, fazendo paradas contínuas e pesando muitas toneladas, os caminhões de lixo a diesel são os principais candidatos para uma reforma eletrificada.

O Departamento de Saneamento da cidade de Nova York adaptou 12 de seus caminhões de lixo com motores elétricos híbridos e baterias de uma empresa canadense chamada Effenco, cuja tecnologia também pode ser encontrada nas cidades de Paris e Los Angeles, em veículos como caminhões basculantes, porto tratores terminais e muito mais.

Em vez de baterias de íon de lítio como as encontradas na maioria dos EVs e híbridos, a Effenco usa ultracapacitores . Esses sistemas de propulsão operam não apenas os motores, mas também o equipamento de bordo, como o compressor de lixo.

Sua imensa entrega elétrica reduz sua capacidade de armazenar energia, o que significa que os caminhões terão um alcance mais curto, mas os ultracapacitores têm uma vida útil muito mais longa do que as baterias de íon de lítio e podem descarregar milhões de vezes sem se desgastar.

A tecnologia híbrida-elétrica mostra, na verdade, uma redução no consumo de energia em 30% em comparação com se os veículos fossem totalmente elétricos e tivessem que ficar na rede elétrica a noite toda.

O prefeito Bill de Blasio assinou uma ordem executiva que determinava a criação de uma frota municipal totalmente elétrica até 2040, e o vice-comissário do departamento de saneamento, Rocco DiRicco, já encomendou 14 caminhões novos equipados com ultracapacitores da Effenco para se juntar aos 12 já adaptados uns.

Existem mais de 2.000 caminhões de coleta geral na frota de saneamento e Arsenault acredita que sua tecnologia pode ajudar com outros poucos problemas que o departamento tem.

O barulho do motor a diesel torna os caminhões criaturas perigosas para os motoristas que passam, já que o motorista não consegue ouvir se um carro está se aproximando por trás. Além disso, as constantes paragens e arrancadas inerentes ao trabalho significam que o camião expele constantemente gases nocivos que são perigosos para os peões e para os próprios trabalhadores.

A empresa recentemente levantou $ 10 milhões de CAD em financiamento para a expansão das operações na Europa e América do Norte, que segue em um ano fiscal excepcional que viu as vendas dispararem em quatro países diferentes, à medida que mais e mais governos trabalham para cumprir suas metas de redução de emissões.

Fonte: Kevin.B, licença CC

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho