Blog do Saber, Cultura e Conhecimento!
ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: ORQUÍDEA OFICIALMENTE EXTINTA REAPARECE EM VERMONT

Uma raridade é redescoberta após 120 anos dada como extinta. É o caso da orquídea de Vermont. Leia o artigo completo a seguir e conheça essa raridade.

Orquídea rara que se pensava estar extinta em Vermont por 120 anos é redescoberta – biólogos chamam isso de ‘surpreendente’

Botânicos do Departamento de Peixes e Vida Selvagem de Vermont confirmaram que descobriram uma população de pequenas orquídeas que se acredita estarem extintas em Vermont desde 1902.

“Descobrir uma população viável de uma espécie ameaçada pelo governo federal desconhecida em nosso estado há mais de um século é surpreendente”, disse o botânico do Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Vermont, Bob Popp. “É o equivalente de Vermont a redescobrir o pica-pau de bico de marfim.”

A pequena pogônia espiralada é uma orquídea globalmente rara que, no passado, floresceu nos estados do leste dos EUA e em Ontário. Pesquisas anteriores para a espécie em Vermont não foram bem sucedidas, mas agora foram documentadas como crescendo nas terras de conservação do Winooski Valley Park District, no condado de Chittenden.

Tal como acontece com muitas orquídeas, pouco se sabe sobre as necessidades de habitat da espécie.

“Um desafio de localizar populações de orquídeas raras para conservação é que muito de onde elas crescem é determinado por coisas que não podemos ver ou medir facilmente, como redes de fungos no solo”, disse o botânico Aaron Marcus , assistente do Departamento de Peixes e Vida Selvagem de Vermont. .

Populações em Maine e New Hampshire são encontradas em áreas de sol parcial, incluindo bordas e aberturas de florestas – e a descoberta mais recente foi graças a entusiastas de flores silvestres que relataram suas descobertas em um aplicativo.

Marcus diz que o departamento foi notificado pela primeira vez de uma possível pequena população de pogônias em Vermont graças às observações de dois cientistas da comunidade: John Gange de Shelburne e Tom Doubleday de Colchester.

 

Pequena Pogonia Whorled por John Gange / VT Fish and Wildlife 

“John é um botânico apaixonado e habilidoso, especializado em orquídeas e acompanha de perto os avistamentos que as pessoas relatam no aplicativo de ciência da comunidade iNaturalist”, disse Marcus. “John notou que um observador de pássaros, o gerente aposentado de estufas Tom Doubleday, usou o iNaturalist para pedir ajuda para identificar uma flor silvestre desconhecida em julho passado e nos procurou com a notícia de que a orquídea provavelmente havia sido descoberta em Vermont.”

Popp, Marcus, Doubleday e Gange voltaram ao local juntos nesta primavera e confirmaram a presença de pequenas pogônias, que estavam florescendo na época.

Orquídeas raras correm alto risco de coleta ilegal e pisoteio acidental por visitantes passivos, de acordo com Marcus. Para proteger a localização da pogonia de possíveis distúrbios, Doubleday removeu as coordenadas públicas de seu post usando as configurações de privacidade do iNaturalist.

Os próximos passos do departamento serão trabalhar com o Winooski Valley Park District para procurar a pequena pogônia em áreas de conservação próximas e monitorar a população para garantir que esta espécie tenha a melhor oportunidade possível de florescer na porção nativa de Vermont.

“Estamos incrivelmente afortunados que esta pequena população de pogônias verticiladas esteja em terras protegidas pelo Winooski Valley Park District”, disse Popp. “Isso fala da importância da conservação do habitat.

“Quando conservamos um pedaço de terra, raramente conhecemos todas as espécies que estão lá, mas sabemos que conservar comunidades naturais intactas gera as melhores chances de apoiar a biodiversidade de Vermont, de espécies comuns a raras.”

Fonte: Good News Network

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho