ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE: MUDANÇA CLIMÁTICA – ESTRATÉGIA PARA VENCER TRUMP NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DE PRATICAMENTE TODA A CONCORRÊNCIA

Discurso sobre a Terra

Todos os candidatos democratas à Presidência dos EUA em 2020 concordam com a luta contra a mudança climática? Quais deles têm demonstrado o maior compromisso com as questões ambientais?

Por El Observador, Roddy Scheer & Doug Moss
05/03/2019

Governador do estado de Washington, Jay Inslee, um dos primeiros democratas a declarar sua candidatura para a Casa Branca em 2020, visa fazer Mudança Climática o tema central nas eleições de 2020. Foto: Escritório do governador, Washington, FlickrCC.

Com 18 democratas já declarados à corrida presidencial de 2020 (Pete Buttigieg, Eric Swalwell, Tim Ryan, Kristen Gillibrand, Beto O’Rourke, John Hickenlooper, Jay Inslee, Bernie Sanders, Amy Klobuchar, Elizabeth Warren, Cory Booker, Kamala Harris, Julian Castro, Tulsi Gabbard, John Delaney, Wayne Messam, Marianne Williamson and Andrew Yang) e muitos mais com a pretensão de se juntar, não ha outra estratégia para vencer Donald Trump. Além do desejo comum de tirar Trump da presidência, todos esses aspirantes à Casa Branca concordam com a necessidade de priorizar o tema Mudança Climática antes que seja tarde demais.

Uma pesquisa recente do New York Times revelou que cada candidato é favorável à volta dos regulamentos da era Obama, criados para reduzir as usinas de energia elétrica e automotivas e reduzir o leasing do carvão em terras federais. Da mesma forma, todos os 18 dizem que os EUA devem voltar a se comprometer com o acordo climático de Paris, apesar dos esforços de Trump para sair. Mas menos da metade (Castro, Gabbard, Gillibrand, Hickenlooper, Inslee, O’Rourke, Sanders, Warren and Williamson) são a favor novos regulamentos ainda mais fortes para nos empurrar mais rápido na transição para uma economia verde.

Enquanto isso, a organização sem fins lucrativos, 350 Action, publicou recentemente os resultados de seu 2020 Climate Test (em português, teste climático de 2020), uma classificação que pontua cada candidato no que se refere ao seu apoio ao Green New Deal (em português, novo acordo verde) ou legislação similar, à suas ações para manter os combustíveis fósseis no solo e ao seu compromisso em recusar financiamento de campanha de interesses petroquímicos. Gillibrand, Inslee, Sanders, Swalwell, Warren and Williamson pontuaram com 3/3 no teste, enquanto que Booker, Buttigieg, Gabbard e Yang pontuaram cada um com 2/3. (Delaney e Hickenlooper reprovaram nos três quesitos do teste, apesar de reconhecerem que a mudança climática é um problema sério.)

Talvez o candidato com a maior cobertura climática no jogo seja o governador de Washington, Jay Inslee, que declarou resolver a crise climática como o foco principal de sua candidatura à Casa Branca. Seu livro de 2007, Apollo’s Fire: Igniting America’s Clean Energy Economy estabeleceu um plano para resolver a crise climática através de uma transição rápida para fontes de energia renováveis ​​com investimentos maciços em empregos de energia limpa que beneficiariam os americanos de todas as esferas. Proposta muito parecida com o Green New Deal, divulgado no início deste ano pela congressista nova-iorquina Alexandria Ocasio-Cortez. Harris, Booker, Gillibrand, Sanders e Warren serviram como co-patrocinadores para a introdução do Green New Deal no Senado.

Warren, simpatizante de longa data de causas ambientais, divulgou recentemente seu plano de aumentar a produção de energia renovável e proteger as terras públicas, se ela se tornar presidente. O ponto crucial de sua proposta é proibir a extração de combustíveis fósseis em terras públicas (e o off-shore em águas domésticas) e substituir por produção de energia renovável para atender a 10% do fornecimento total de eletricidade do país.

Se algum dos democratas conseguir assumir o controle da Casa Branca em 2020, os defensores do meio ambiente certamente darão um suspiro de alívio.

Fonte: El Observador

Tradução: Deborah Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0